Equipes se enfrentaram na noite desta quinta-feira (19 de dezembro) em Santa Catarina (Foto: Raphael Becker / APAN Blumenau)
O Sada Cruzeiro superou o APAN Blumenau e retomou a liderança da Superliga Masculina. A equipe celeste venceu os catarinenses por 3 sets a 1, com parciais de 22/25, 28/26, 25/14 e 25/23. O duelo foi disputado na noite desta quinta-feira (19 de dezembro), no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau, cidade de Santa Catarina.
Com o resultado, o Sada Cruzeiro chega aos 26 pontos. A equipe celeste tem dois pontos a mais e um jogo a menos que o Brasil Vôlei Clube, que ocupa a segunda posição, com 24. A pontuação do clube paulista é igual a do Itambé Minas, que está em terceiro e com a mesma quantidade de partidas do Sada Cruzeiro. O APAN Blumenau é o sexto, com 15 pontos.
O jogo
Embalado pela conquista do pentacampeonato do Mundial de Clubes, o Sada Cruzeiro iniciou a partida pressionando o saque. A equipe celeste, no entanto, teve dificuldades diante da recepção e do bom aproveitamento das jogadas de ataque do APAN Blumenau. O duelo se manteve equilibrado durante quase toda a parcial, sem que algum time conseguisse ter vantagem no marcador. Na reta final, os catarinenses abriram três pontos de diferença e fecharam o set em 25 a 22.
A equipe mandante iniciou a segunda parcial com o mesmo ritmo do primeiro set. Os catarinenses ainda contaram com o bom desempenho do bloqueio para abrir vantagem de três no marcador. O Sada Cruzeiro conseguiu reagir, passando a frente no placar (19 a 18). O time celeste administrou a vantagem e fechou a parcial em 28 a 26.
Após a reação no segundo set, a equipe estrelada impôs o seu estilo de jogo, com saques fortes e bom aproveitamento no ataque. O desempenho do time, permitiu ao Sada Cruzeiro abrir dez pontos de vantagem (16 a 6). A frente no placar durante toda a terceira parcial, o time mineiro apenas administrou a diferença. A equipe do técnico Filipe Ferraz fechou o set em 25 a 14.
Diferente da parcial anterior, o quarto set começou com os times alternando pontos no placar. O Sada Cruzeiro, no entanto, contou com o bom aproveitamento do oposto Oppenkoski e dos erros do APAN Blumenau para abrir quatro pontos de vantagem (9 a 5). Pressionado, o time mandante conseguiu reagir e virar o marcador (10 a 9). Os catarinenses, porém, não administraram a vantagem e o Sada Cruzeiro retomou a frente no placar (15 a 13). A equipe mineira manteve o ritmo e fechou o set em 25 a 23.
Tabela
O próximo jogo do Sada Cruzeiro será no domingo (22 de dezembro), às 14h. A equipe celeste recebe o Goiás, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem. O duelo é válido pela 9ª rodada do primeiro turno. O APAN Blumenau volta às quadras no dia 10 de janeiro, às 18h30. A equipe enfrenta o Vedacit Vôlei Guarulhos, pela abertura do returno.
Fonte: O Tempo