ARTICULISTAS

Escola e família

revista Veja, de 5 de agosto do corrente ano, elaborou excelente matéria sobre Educação, com o título O dever da família, focalizando sugestões que devem ser seguidas pelos pais

Terezinha Hueb de Menezes
thuebmenezes@hotmail.com
Publicado em 08/08/2009 às 20:23Atualizado em 20/12/2022 às 11:17
Compartilhar

A revista Veja, de 5 de agosto do corrente ano, elaborou excelente matéria sobre Educação, com o título O dever da família, focalizando sugestões que devem ser seguidas pelos pais, acompanhando os filhos em relação às orientações e metas da escola.

Algumas delas me parecem mais significativas:

1.      Zelar pelo cumprimento da liçã aqui é focalizado o dever de casa. Sabemos que as atividades enviadas para serem feitas em casa referem-se ao que foi explicado em aula. São exercícios, pois, que levarão o aluno a fixar a matéria, sedimentando aquilo que foi passado pelo professor. Convém lembrar que, para que os efeitos de tais atividades sejam mesmo benéficos, é necessário que os alunos as realizem com interesse e consciência, tentando gravar o que foi explicado, conseguindo, com pesquisa complementar, dirimir todas as dúvidas. Infelizmente, é comum que muitos alunos simplesmente copiem as atividades de casa de outros alunos, ditos melhores. Aí, o resultado é desastroso. Compete, pois, aos pais acompanhar os filhos em seu estudo em casa, seja cumprindo as lições, seja estudando o que foi explicado pelos professores.

2.      Orientar, mas jamais dar a resposta certa: é importantíssimo o acompanhamento dos pais na execução das tarefas de casa, principalmente nos primeiros anos escolares. Mas, atentemos: acompanhamento e, não, elaboração das atividades em lugar do filho ou dando-lhe as respostas para facilitar. Com frequência, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, as professoras encontram, nas atividades de algum aluno, a letra da mãe. Convém lembrar que o aprendiz é o aluno e, não, a mãe.

3.      Comparecer às reuniões e monitorar o boletim: ora, se a escola propõe a parceria com a família para garantir o bom desempenho do aluno, é imprescindível que os pais ou responsáveis compareçam sempre que se fizer necessário, seja a pedido da escola ou por interesse dos pais. Constata-se, em todas as escolas, que muitos pais só se preocupam com as notas dos filhos ao final do an aí é um “Deus nos acuda”, atrás de milagres que não acontecem com alunos e famílias displicentes ao longo do ano.

Segundo a pesquisa da Veja, “os melhores alunos do mundo levam a sério o dever de casa”.

Seria interessante que os pais lessem toda a reportagem, para analisar, inclusive, outras medidas interessantes, como, por exemplo, ter livros em casa, fomentando o interesse pela leitura ou ter um lugar tranquilo para os estudos. É comum que, principalmente os jovens, façam suas tarefas vendo televisão ou com fone de ouvido ligado, às vezes com ambos e até mais. Em tais casos, a aprendizagem é quase nula.

O entrelaçamento de posturas educativas entre a escola e a família, com certeza, se não garantir, pelo menos tornará mais fácil o processo ensino/aprendizagem.

(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por