ARTICULISTAS

Desgoverno em Minas Gerais

Caro leitor, o título é esse mesmo: desgoverno em Minas Gerais!!

Leuces Teixeira
Publicado em 10/05/2012 às 20:36Atualizado em 19/12/2022 às 19:48
Compartilhar

Caro leitor, o título é esse mesm desgoverno em Minas Gerais!! Quando ex-governador – Aécio Neves – tomou posse em 2002, eleito no primeiro turno – 58% dos votos válidos –, depois de ter sido eleito deputado federal por quatro vezes, presidente da Câmara dos Deputados – 2001/2 – reeleito governador em 2006, com 77,27% dos votos válidos, segundo governador a permanecer mais tempo no Palácio da Liberdade, só sendo superado por Benedito Valadares. Por último foi eleito senador, inclusive, fazendo o sucessor – Antonio Anastasia –, sem dúvida alguma, um belo currículo político, ostentando derrota quando disputou a prefeitura de Belo Horizonte – 1992 – ficando em terceiro lugar, perdeu para Patrus Ananias.

Pois bem, voltando ao tema lançado, o ex-governador, no início do seu governo implantou em Minas Gerais o Choque de Gestão, “política que tinha como objetivos reorganizar e modernizar o Estado, além de regularizar as finanças estaduais de Minas Gerais. Reduzir os custos do governo estadual, aumentando os investimentos na área social e em infraestrutura”; o que está escrito é o que foi dito, cantado e decantado em toda mídia estadual e nacional. Foi uma belezura, o povo mineiro ficou encantado com tanta competência; seremos felizes para sempre, num passe de mágica zerou as contas públicas e o sapo virou um príncipe!! A mídia nacional delirava: esse moço tão lindo e belo é um exemplo, tem que ser presidente da República! Ah, meu DEUS !!! Era só felicidade!...

Hoje, o que estamos presenciando é um governador desgovernado, fazendo das tripas coração para manter o Estado mineiro em trilhos cambaleantes, tortuosos, prestes à ruir em decorrência do que foi feito pelo ex-governador. Caro leitor, preste bem atençã o governo mineiro fez um Termo de Ajustamento de Gestão – TAG,  junto ao Tribunal de Contas do Estado- TCE, assegurando a possibilidade do Executivo mineiro reduzir gastos com saúde e educação!! Pasme povo mineir redução de gastos com educação e saúde num Estado que sempre ostentou uma tradição neste sentido. Se não bastasse, vem alegando que o TAG é preventivo no sentido de evitar aplicação de multa ou sanção!! É um total disparate, uma irresponsabilidade!!

Os deputados estaduais têm percorrido todo o Estado, no sentido de sensibilizar, sabe-se lá quem, que os juros pagos pelo governo mineiro estão penalizando outros investimentos, daí a pergunta: quando contraíram dívidas e mais dívidas, as mesmas foram discutidas, os juros debatidos, as condições de pagamentos?? Mais ainda, todos os empréstimos foram avaliados e votados na assembleia legislativa?? Não tenho a resposta, mas acredito ser positiva!!

O Ministério Público Mineiro, ao que tudo indica, alega que vai abrir inquérito para investigar o tal Termo de Ajustamento de Gestão – TAG – (nome  interessante não?), para coibir redução de gastos em aréas nobres – educação e saúde. Deputados oposicionistas, (ops!!! existe esse produto em Minas?)  avaliam a possibilidade de ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN – é possível em ano eleitoral? Quem viver verá!! Viva o DESGOVERNO MINEIRO!! Um trem desgovernado e “ oia, que coisa de treim nóis intendi”!

Viva Uberaba, Viva Minas, Viva o Brasil e Viva o povo Brasileiro!!!

(*) Advogado criminalista e professor universitário

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por