Ter sonhos e metas é o que se espera de todas as pessoas que buscam a felicidade e o sucesso na vida, entretanto, é preciso muita coragem para enfrentar resistências
Ter sonhos e metas é o que se espera de todas as pessoas que buscam a felicidade e o sucesso na vida, entretanto, é preciso muita coragem para enfrentar resistências internas e externas na realização desses planos.
São muitas as barreiras que cada pessoa pode criar para si própria, inconscientemente, que lhe bloqueiam o crescimento pessoal e profissional, ou por sentimento de culpa ou por baixa autoestima, que lhe fazem acreditar que não merece conquistar esse ou aquele objetivo que almeja. E, com isso, mesmo a pessoa sabendo o que quer, indo em direção do que quer, acaba desistindo quando está quase conseguindo chegar lá, autossabotando o seu próprio sucesso.
Além da autossabotagem, há também aquela resistência que a pessoa encontra advinda daqueles que lhe são próximos – parentes e amigos – que se preocupam com possíveis decepções que possa vir a sofrer, ou que, por não entenderem da energia poderosa que move os sonhos, possuem apenas uma “visão de aquário”, tal como um peixe que só conhece os limites daqueles vidros que o circundam e jamais imagina a beleza e a imensidão do oceano. É preciso muito cuidado com as pessoas com “visão de aquário”, porque são medrosas e tentam transferir suas inseguranças a todos que ousam querer crescer e ser felizes. Não o fazem por mal, mas acabam prejudicando os sonhos de quem acredita no próprio potencial e nas tarefas que precisa realizar ao longo da vida. Elas tentam colocar sentimentos de culpa nas pessoas que querem crescer e buscar sua excelência, como se o normal e o certo fosse viver na mediocridade.
Acredite em você, em seus sonhos e esteja sempre preparado para as resistências naturais da vida. Busque caminhar nos passos da consciência tranquila, oferecendo ao mundo o seu melhor. E, nesse trajeto, desfaça-se logo das ilusões e prepare-se porque se você quer crescer e vencer, você vai mesmo encontrar pelo caminho pessoas críticas, invejosas e maledicentes que vão tentar dissuadi-lo de seus objetivos.
O importante, sempre, é jamais deixar de acreditar em você e em seus sonhos e nunca perder a coragem! E coragem não vem de fora, ela tem que vir de dentro – de dentro de você!
(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais