ARTICULISTAS

Combatendo as viroses

Entre as doenças causadas por vírus, destaco, neste artigo, três: a Febre Amarela, a Influenza A

Valdemar Hial
Publicado em 29/04/2015 às 18:52Atualizado em 17/12/2022 às 00:22
Compartilhar

Entre as doenças causadas por vírus, destaco, neste artigo, três: a Febre Amarela, a Influenza A e a Dengue. Como secretário da Saúde de Uberaba, convivi com duas delas - Influenza A e Dengue.

A Febre Amarela é uma doença causada por vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus Influenza A (H1N1) é, facilmente, transmitido por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. A Dengue, a exemplo da Febre Amarela, é, também, causada por vírus, tendo como vetor o mesmo mosquito e é das três a mais frequente e mais conhecida atualmente no Brasil.

A Febre Amarela, presente no Brasil há mais de cem anos, foi controlada graças à participação, ao lado dos serviços públicos, de uma população determinada a acabar com os focos do mosquito transmissor. Porém, o controle definitivo da doença só se tornou possível graças à descoberta de uma vacina eficaz.

A gripe suína, como era chamada a Influenza A por ter origem em porcos, acometeu vários países, tornando-se uma pandemia. O México, Estados Unidos e Canadá foram os países mais atingidos pela gripe. Outros países onde a doença foi detectada sã Alemanha, Áustria, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Holanda, Reino Unido e Suíça. Em Uberaba, a doença chegou em 2009, levando pânico à população. Com a participação de todos, serviços públicos, jornais escritos, falados e televisados e a comunidade conscientizada de seu papel, conseguimos impedir os avanços da doença. Com advento de uma vacina em tempo recorde (esse vírus foi se meter com países altamente desenvolvidos cientificamente), essa virose foi controlada. A partir de 2010, iniciou-se a vacinação dos grupos considerados de risco, controlando, finalmente, essa terrível virose.

A Dengue, diferente das duas viroses acima, é transmitida por quatro tipos de vírus: Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Eis aí um dos grandes empecilhos para o controle dessa doença, que continua a desafiar as autoridades sanitárias do Brasil e de outros países tropicais e subtropicais. Criar uma vacina para imunizar um único vírus seria mais acessível. Sendo uma doença cíclica e sazonal, é um engano achar que essa virose está controlada. Ouso afirmar que, independente dos setores públicos, o controle dessa doença só será possível com a participação efetiva e permanente da população (80% dos focos do mosquito estão em nossas residências) e, definitivamente, com o advento de uma vacina polivalente capaz de imunizar os quatro tipos de vírus. A história das viroses mostra-nos que esse é o único caminho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por