VIRGÍNIA ABDALLA

Uberabenses se despedem do inverno com muita beleza

Virginia Abdalla
Publicado em 20/09/2022 às 21:13Atualizado em 18/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Colaboração Alexandre Cury

Coroa britânica

Com quase 400 anos de história, as “crown jewels” são símbolos de poder e objetos de fascínio para o público, que se reúne anualmente aos milhões para conferi-las de perto na Torre de Londres, a fortaleza-museu onde são expostas quando não estão sendo usadas.

Considerada uma tradição bíblica, o uso de objetos preciosos na coroação de monarcas se oficializou na Inglaterra há quase mil anos, ainda no século 12. Na época, o rei Edward, o Confessor, deixou sua coroa e joias sob os cuidados dos monges da Abadia de Westminster, em Londres, para serem usadas na coroação de futuros reis e rainhas. Com sua morte e santificação em 1161, esses objetos se tornaram relíquias sagradas.

Ao contrário da crença popular, as joias da Coroa não pertencem à família real e nem ao rei ou rainha da Inglaterra. Os mais de 100 objetos preciosos da coleção são propriedade da nação e Coroa britânica enquanto instituição, fazendo parte da Royal Collection e sendo usufruídos pelo monarca vigente e sua família imediata.

Ainda assim, vale lembrar, a família real é dona de uma vasta coleção pessoal de joias, que inclui conjuntos luxuosos comprados (ou ganhados) ao longo de séculos. Entre eles, a parure de águas-marinhas que a rainha Elizabeth II ganhou de presente do Brasil em comemoração à sua coroação em 1953.

Com exceção da Coroa Imperial de Estado, que também é utilizada na abertura oficial do Parlamento inglês (ocasião em que o monarca discursa), todas as joias da Coroa são utilizadas somente na cerimônia de coroação de um rei ou rainha. No caso do momento, em 2023 quando Charles III e a rainha consorte Camilla serão coroados.

 

As jóias da Coroa Britânica, assunto em voga com a morte da Rainha Elizabeth II

Setembro Verde

Em clima de comemoração do Dia 27 de setembro, Dia da Doação de órgãos, o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior e sua grande e dedicada equipe do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que há anos dedica-se a esse voluntariado aqui em Uberaba e nas principais cidades da nossa região.

A campanha para a doação de órgãos faz parte do projeto Vida pela Vida e requer que ainda em vida, o cidadão avise sua família sobre a intenção, deixando claro o desejo de ser doador. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só será realizada após a autorização familiar. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes. Vamos doar... vamos evoluir!

Médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, à frente da mobilizadora campanha de Doação de órgãos em Uberaba e região e demais médicos voluntários do HC da UFTM

110 anos

Toda a comunidade uberabense está convidada a participar das comemorações dos 110 anos do Asilo Santo Antônio, no próximo dia 26 de setembro, a partir das 14 horas, lá mesmo na sede do Asilo, a Praça Thomaz Ulhôa, quando também se festeja o Dia do Idoso.

Dupla comemoração

Uberabenses em festa em Jataí, para nada menos que dois aniversários na família de Gabriela e Joaquim Ribas no último fim de semana. Primeiro, a galerinha se reuniu em tarde das mais animadas para o niver de 1 aninho do pequeno João, terceiro filho do jovem casal que radicou-se na cidade goiana de tantos e tantos conterrâneos.

No dia seguinte foi festejado o niver da própria Gabi, a anfitriã e festeira mais que perfeita. Os familiares e os amigos todos marcando presença no evento, que teve open bar e banda das mais festejadas da região. Nosso especial abraço.

Gabi e Joaquim Ribas com os três pimpolhos, a mãe dela amiga Laila e seu namorado Dalton Sousa e a bisa Cristina Hueb no niver do João

Casal anfitrião recebendo familiares, entre eles o tio dela, Guilherme Cecílio com a esposa Fabiana e o filho Arthur

IMAGENS QUE SÃO NOTÍCIAS

Esmê Nasser comanda evento de moda circular que promete movimentar as luluzinhas na semana que vem

Amigos queridos Suzane e Roberto Lenza no grande evento nacional da Arezzo no Copacabana Pálace

Lauanda e Antonio Joaquim Duarte com a filhas Cristina, Cristiana, Eliana e a nora Cláudia Stein juntos em temporada parisiense

Psicóloga e articulista do Jornal da Manhã, Sandra de Sousa Abud – sempre incentivada pelo marido Jorge Felipe Abud - lança dois livros no próximo dia 23, no Centro Cultural Cecília Palmério. Evento agendado para a 20 horas.

João Alves está em contagem regressiva para a formatura em Educação Física. Ele dá aulas de dança e conta com mais de 100 alunos em todas as turmas. Ele já sucesso. Que venham as comemorações!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por