(Foto/Ilustrativa)
Neonazistas
O Brasil enfrenta um aumento preocupante de movimentos neonazistas e de apologia ao nazismo. Esses grupos, que buscam reviver a ideologia nazista e promover a discriminação e o ódio contra minorias, têm encontrado espaço para se manifestar em diversas partes do país, incluindo Uberaba.
Terror no campu
Recentemente, alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) denunciaram a existência de um grupo neonazista que milita nas redes sociais e no entorno dos campi, fazendo apologia à ideologia, ameaças a alunos, tortura de animais e prometendo estupro coletivo de universitárias. Vídeos com maus tratos a animais e espancamento de minorias foram amplamente divulgados pelos Nazis.
Combate necessário
Para combater o crescimento de movimentos neonazistas, é fundamental que a sociedade e as autoridades trabalhem juntas. Isso inclui aumentar a fiscalização e repressão às atividades neonazistas, educar e conscientizar sobre os perigos das ideias de intolerância e discriminação, fortalecer o arcabouço jurídico com leis mais severas e modernas, e fortalecer as instituições que lutam contra a intolerância e o ódio.
Ano Internacional
Com o tema central “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo a importância dessas organizações na promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da economia solidária.
Colaboração e igualdade
As cooperativas são modelos de negócios baseados na colaboração, na igualdade e na propriedade coletiva, que podem contribuir significativamente para a redução da pobreza e da desigualdade, a promoção do empreendedorismo social, o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento sustentável.
Certrim
A coluna ouviu o presidente da Certrim, uma das mais antigas e tradicionais cooperativas do município, Luiz Henrique Borges Fernandes que afirmou que “estamos vivendo um período muito importante para o Cooperativismo” e que a decisão da ONU é “um justo e merecido reconhecimento, à contribuição do nosso setor para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Parceria
Luiz Henrique concorda com representantes da ONU quando afirmam que, as cooperativas são parte da solução para enfrentar a crise climática e construir um futuro mais sustentável por meio da criação de oportunidades econômicas ao meio ambiente e conta que, a última semana, a Certrim firmou um acordo com a Cemig para ter energia fornecida de forma limpa e renovável.
Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos da 14.a Subseção da OAB/MG, composta pelos advogados Murillo Sapia Gutier, Luiz Antônio Novais de Oliveira Júnior e presidida pelo advogado Marco Túlio Oliveira Reis reuniu-se nesta sexta-feira para traçar diretrizes de atuação para essa gestão. Um dos temas mais relevantes foi a elaboração de um "regimento interno" da Comissão e elaboração de um protocolo para acionamento da CDH.
Homologação
Os membros da CDH acreditam que para maior eficiência e transparência dos procedimentos, necessária a apresentação de um pedido formal, devidamente identificado com a qualificação do peticionário, instruído com documentos relevantes, como provas e informações detalhadas do caso. Na próxima semana as deliberações da CDH serão levadas ao presidente da OAB, Dr. Luciano Delduque e à sua Diretoria, para homologação.
Luto
A cultura e educação de Uberaba comovidos e em profundo luto pela perda de uma militante das boas causas. Morreu, nesta última quinta-feira, a professora Maria Iraídes Tosta Madeira. A professora que se encontrava internada vitimada por um AVC, não resistiu a uma parada cardíaca. Iraídes foi sepultada nesta sex-feira, na cidade de Uberaba.