Café frio
Conforme anunciado na semana passada, a prefeita Elisa Araújo (PSD), após firmar posição de aumento zero para a categoria, recebeu, no dia de ontem, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Luiz Carlos dos Santos. Na pauta, uma expectativa e uma realidade. A primeira, levada pelo presidente, que acreditava na retomada das negociações sobre o reajuste dos servidores; a segunda, a inflexibilidade da prefeita, que deu por encerrada a discussão. O café foi amistoso, mas frustrante para a representação dos servidores.
Assembleia
A categoria será informada oficialmente da negativa por parte do Executivo em assembleia marcada para o dia 11 de abril, sexta-feira, que acontecerá no salão do Sindicato dos Bancários, às 18h30, em primeira chamada. Luiz Carlos afirmou que “o que a categoria decidir, nós vamos fazer”, não descartando a possibilidade de paralisação.
Codalinos
Os trabalhadores da Codau também estão mobilizados pelo reajuste anual. No dia de ontem, aconteceu no R2 a segunda assembleia da categoria. Em um momento de muita indignação e desabafo, foi decidido que, na próxima semana, haverá manifestação nos reservatórios R2 e R6. A vereadora Lu Fachineli acompanhou a mobilização e convidou os codalinos para estarem presentes na Câmara Municipal nesta quinta-feira.
Ei, humano!
Muito bacana a campanha que a SUPRA e o Ministério Público promovem para conscientizar a sociedade sobre os direitos e obrigações que envolvem os animais errantes. Além de esclarecer sobre a legislação municipal, o material, carinhosamente elaborado, tem como propósito sensibilizar os humanos sobre os cuidados e condutas necessárias em relação aos bichinhos.
Armados
Conforme noticiado pela Agência Senado, a Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou a autorização de porte de arma de fogo para advogados, com fins de defesa pessoal, em todo o território nacional. O presidente do colegiado, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), fundamentou sua posição favorável citando dados da OAB, que informam que, entre 2016 e 2019, 80 advogados foram assassinados no Brasil. O projeto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
Isonomia
O relator da CSP, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), lembrou que “a previsão do porte de arma de fogo para advogados, além de assegurar um eficiente meio de proteção pessoal desses profissionais, equipara-os aos membros do Judiciário e do Ministério Público, categorias que já possuem essa prerrogativa”.
Regulamentação
O texto aprovado altera o Estatuto da Advocacia e o Estatuto do Desarmamento, inserindo em ambos o direito de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) portarem arma de fogo para defesa pessoal, em todo o território nacional. Caberá ao Conselho Federal da OAB sua regulamentação.
Karatê
O projeto social “Associação Jovem Vencedor – Dojo Tekken” participou da 2ª Etapa Classificatória do Campeonato Mineiro de Karatê, realizada em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A competição resultou na classificação dos atletas uberabenses para a final do Campeonato Mineiro, que acontecerá em julho na capital mineira.
Medalhas
A delegação foi composta por 14 atletas e pelos professores Niedson, Rodrigo, Laércio e Francisco. O time uberabense teve 100% de aproveitamento, ficando em 6º lugar na classificação geral. Foram conquistadas 18 medalhas: 8 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. Compuseram a delegação os atletas Ana Beatriz, Ana Alice, Ingryd Kell, Misia Ellen, Geovanna Barbosa, Leandro Gabriel, Vinicius Sena, Pedro Henrique, Bruno Henrique, Miguel Oliveira, Ricardo Messias, João Marcos, Arthur Henrique e Vitor Arnaldo.
Companheiros
Após ser denunciado pela PGR por desvio de recursos públicos e formação de quadrilha, o ministro das Comunicações do governo Lula deixou o cargo. Segundo a PGR, Juscelino Filho (União Brasil-MA) teria integrado um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares que ele próprio destinou, quando era deputado federal, para Vitorino Freire — uma cidade no interior do Maranhão, que tinha como prefeita sua irmã, Luanna Rezende (União Brasil).