TÚLIO REIS

Servidores mantêm mobilização em torno do reajuste anual

Túlio Reis
Túlio Reis
Publicado em 09/04/2025 às 12:30Atualizado em 14/04/2025 às 22:13
Compartilhar

Café frio
Conforme anunciado na semana passada, a prefeita Elisa Araújo (PSD), após firmar posição de aumento zero para a categoria, recebeu, no dia de ontem, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Luiz Carlos dos Santos. Na pauta, uma expectativa e uma realidade. A primeira, levada pelo presidente, que acreditava na retomada das negociações sobre o reajuste dos servidores; a segunda, a inflexibilidade da prefeita, que deu por encerrada a discussão. O café foi amistoso, mas frustrante para a representação dos servidores.

Assembleia
A categoria será informada oficialmente da negativa por parte do Executivo em assembleia marcada para o dia 11 de abril, sexta-feira, que acontecerá no salão do Sindicato dos Bancários, às 18h30, em primeira chamada. Luiz Carlos afirmou que “o que a categoria decidir, nós vamos fazer”, não descartando a possibilidade de paralisação.

Codalinos
Os trabalhadores da Codau também estão mobilizados pelo reajuste anual. No dia de ontem, aconteceu no R2 a segunda assembleia da categoria. Em um momento de muita indignação e desabafo, foi decidido que, na próxima semana, haverá manifestação nos reservatórios R2 e R6. A vereadora Lu Fachineli acompanhou a mobilização e convidou os codalinos para estarem presentes na Câmara Municipal nesta quinta-feira.

Ei, humano!
Muito bacana a campanha que a SUPRA e o Ministério Público promovem para conscientizar a sociedade sobre os direitos e obrigações que envolvem os animais errantes. Além de esclarecer sobre a legislação municipal, o material, carinhosamente elaborado, tem como propósito sensibilizar os humanos sobre os cuidados e condutas necessárias em relação aos bichinhos.

Armados
Conforme noticiado pela Agência Senado, a Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou a autorização de porte de arma de fogo para advogados, com fins de defesa pessoal, em todo o território nacional. O presidente do colegiado, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), fundamentou sua posição favorável citando dados da OAB, que informam que, entre 2016 e 2019, 80 advogados foram assassinados no Brasil. O projeto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Isonomia
O relator da CSP, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), lembrou que “a previsão do porte de arma de fogo para advogados, além de assegurar um eficiente meio de proteção pessoal desses profissionais, equipara-os aos membros do Judiciário e do Ministério Público, categorias que já possuem essa prerrogativa”.

Regulamentação
O texto aprovado altera o Estatuto da Advocacia e o Estatuto do Desarmamento, inserindo em ambos o direito de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) portarem arma de fogo para defesa pessoal, em todo o território nacional. Caberá ao Conselho Federal da OAB sua regulamentação.

Karatê
O projeto social “Associação Jovem Vencedor – Dojo Tekken” participou da 2ª Etapa Classificatória do Campeonato Mineiro de Karatê, realizada em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A competição resultou na classificação dos atletas uberabenses para a final do Campeonato Mineiro, que acontecerá em julho na capital mineira.

Medalhas
A delegação foi composta por 14 atletas e pelos professores Niedson, Rodrigo, Laércio e Francisco. O time uberabense teve 100% de aproveitamento, ficando em 6º lugar na classificação geral. Foram conquistadas 18 medalhas: 8 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. Compuseram a delegação os atletas Ana Beatriz, Ana Alice, Ingryd Kell, Misia Ellen, Geovanna Barbosa, Leandro Gabriel, Vinicius Sena, Pedro Henrique, Bruno Henrique, Miguel Oliveira, Ricardo Messias, João Marcos, Arthur Henrique e Vitor Arnaldo.

Companheiros
Após ser denunciado pela PGR por desvio de recursos públicos e formação de quadrilha, o ministro das Comunicações do governo Lula deixou o cargo. Segundo a PGR, Juscelino Filho (União Brasil-MA) teria integrado um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares que ele próprio destinou, quando era deputado federal, para Vitorino Freire — uma cidade no interior do Maranhão, que tinha como prefeita sua irmã, Luanna Rezende (União Brasil).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por