TÚLIO REIS

Projeto que favorece advogados é retirado de pauta na Câmara Municipal

Túlio Reis
Marco Túlio Oliveira Reis
Publicado em 07/05/2025 às 21:16Atualizado em 07/05/2025 às 21:16
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Terra de Gigantes
Governo municipal de Uberaba comemora a menção honrosa conferida à cidade, no Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, na categoria Gestão do Turismo. Mais uma vez o projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, certificado pela Unesco atraiu a atenção de importante instituição estadual. A premiação ocorreu nesta terça-feira (6), durante o Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte.

Poços de Caldas
Representando o município, a prefeita Elisa Araújo (PSD) recebeu a homenagem ao lado da presidente da Associação Geoparque, Paula Cusinato. O projeto uberabense concorreu com outros 66 municípios. O vencedor do prêmio foi e Poços de Caldas, tradicional polo turístico brasileiro, com o projeto de concessão do circuito turístico integrado.

Não foi desta vez
Não adiantou a presença maciça de advogados e direção da OAB na Câmara Municipal em defesa de questionável projeto, de autoria do vereador Cleber Júnior, que pretende conferir preferência aos advogados nas repartições públicas municipais. Mesmo com a casa cheia de doutores, o projeto foi retirado de pauta

Prerrogativa
Antes mesmo da leitura do projeto de lei, o vereador autor do projeto ao argumento de que algumas pessoas estão confundindo “prerrogativa” com “privilégio” solicitou o sobrestamento do mesmo, para que possa ser esclarecido que a iniciativa visa exclusivamente garantir aos profissionais do Direito, o exercício pleno da advocacia na esfera da adminsitração municipal, não sendo razoável o argumento de que à categoria esta sendo privilegiada.

Minas Gerais
Em âmbito estadual, no estado de Minas Gerais lei confere aos advogados o direito de prioridade de atendimento em órgãos públicos estaduais. A Lei nº 24.452/2025, que entrou em vigor em abril de 2025, garante que os advogados no exercício da função tenham atendimento preferencial em repartições públicas do estado. Esta garantia é reconhecimento da importância da advocacia para o bom funcionamento da justiça e a garantia dos direitos dos cidadãos.

Falta de cidadania
Mesmo com a gravidade que a Dengue representa, muitos uberabenses ignoram os apelos do poder público e nada fazem para manter limpos seus quintais. Terreno localizado na Rua Major Eustáquio, de propriedade de conhecida construtora, ao lado do extinto clube Sírio Libanês está repleto de mato, entulho e resto de material de construção. O que chama mais a atenção são as várias latas de tintas vazias, a céu aberto, acumulando água das chuvas. Socorro Vigilância Sanitária!

Com derrota!
Não bastou o empenho da torcida alvirubra para que o Uberaba Sport Club estreiasse com vitória no Módulo II do Campeonato Mineiro. Pelo placar de 2 x 0 o Zebu quedou-se, perante o Mamoré na cidade de Patos de Minas. Os times voltam a se enfrentar, na 10.a rodada do campeonato, desta vez no Uberabão, dia 21 de junho.

Conclave
O primeiro dia de conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco não alcançou o consenso necessário. A fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina sinaliza que a votação não resultou na escolha do novo Papa. A próxima votação está prevista para amanhã pela manhã. Se não houver um candidato com 2/3 dos votos, nova votação será realizada, até que algum dos votados atinja os votos necessários.

Fumaça Preta
Um público de 45 mil pessoas acompanhou atentamente, da Praça de São Pedro no Vaticano, a votação que marcou o início do processo de escolha do sucessor do Papa Francisco. A multidão, que aguardava ansiosamente o sinal da fumaça, ainda que não esperasse o consenso nesta primeira votação, mostrou-se decepcionada quando a fumaça preta ganhou os céus do Vaticano.

Terroristas não!
Governo Lula rejeita proposta de enviados do governo Trump que propôs incluir CV e PCC como organizações terroristas. Segundo os técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) brasileiros as facções como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) não podem ser classificadas pela legislação do país como organizações terroristas, e sim como criminosas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por