Mimi repete o pódio do GP da China (Foto/Reprodução)
O GP de Miami de 2025 marcou a quarta vitória de Oscar Piastri no ano — e a terceira consecutiva do australiano na temporada. Agora, ele soma seis vitórias na categoria e amplia sua vantagem na tabela. Foi uma corrida excelente, iniciada com previsão de chuva, que acabou não se confirmando. Também vimos uma ótima largada de Bortoleto.
Sprint
A etapa de Miami contou com a corrida curta, a Sprint — a segunda deste ano. A pole foi de Kimi Antonelli, e a vitória ficou com Lando Norris, com uma ajudinha do Safety Car, seguido por Piastri e Hamilton. Curiosamente, a vitória de Norris no ano passado também contou com uma "mãozinha" do Safety Car.
Antonelli perdeu a liderança logo na primeira curva em uma manobra que está virando moda nesta temporada: um piloto espreme o outro para fora do traçado logo na primeira curva. Essa mesma manobra se repetiu na corrida principal, com outros pilotos, desta vez na segunda curva.
Classificação
A pole foi de Max Verstappen, que surpreende mais uma vez ao conquistar a posição sem ter o melhor carro. Norris classificou-se em segundo, com tempo muito próximo ao de Max. Antonelli cravou o terceiro tempo, demonstrando novamente ótimo desempenho. Piastri ficou com o quarto posto após errar sua última tentativa, e Russell completou o top 5.
As Williams surpreenderam, conquistando a sexta e sétima colocações, com Sainz Jr. à frente de Albon — ótimas posições para a equipe inglesa. Leclerc e Ocon também conseguiram boas posições, considerando os carros que pilotam. Tsunoda, com o segundo carro da Red Bull, fechou os dez primeiros. As Ferraris tiveram um desempenho fraco. Hamilton foi apenas o 12º.
Corrida
Max largou da pole, mas foi surpreendido por uma boa largada de Norris. No entanto, na segunda curva, Max espremeu a McLaren número 4 para fora da pista. Antonelli aproveitou e assumiu o segundo posto, com Piastri em terceiro. Norris caiu para a sexta posição. Já na quarta volta, Piastri ultrapassou o jovem italiano da Mercedes e começou a reduzir a diferença para Max Verstappen. Enquanto isso, Norris vinha ultrapassando todos à sua frente, encurtando a distância para os líderes.
Disputas
Desta vez, vimos disputas pela ponta. Elas começaram na volta 11 e terminaram na 13, com tentativas de ultrapassagem em vários pontos da pista — algo que ainda não tínhamos visto nesta temporada. Após diversos embates, a "geladeira australiana" induziu Max ao erro e o ultrapassou na 13ª volta.
Pouco depois, foi a vez de Norris duelar com Verstappen pelo segundo lugar. Esse duelo foi mais acirrado e emocionante, começando na volta 15 e seguindo até a 18. Aparentemente, Max adora dificultar a vida do inglês. Em uma das ocasiões, Norris chegou a ultrapassar, mas precisou devolver a posição. Mais adiante, o holandês não teve carro para resistir e acabou superado pelas McLaren’s.
Domínio
Ao final, vimos mais uma dobradinha da equipe de Woking, com humilhantes quase 40 segundos de vantagem sobre o concorrente mais próximo, Russell. As condições climáticas em Miami foram ideais para que a McLaren demonstrasse sua maior qualidade: a maneira econômica com que lida com os pneus italianos. Algo que já havíamos visto em 2023 com o RB19, que venceu todas as etapas — exceto uma — naquele campeonato.
DR’s em alta
A Ferrari continua sendo a Ferrari: é a única equipe capaz de complicar a si mesma. O fraco desempenho do carro vermelho na pista americana culminou em um diálogo nada promissor entre os pilotos e a equipe, gerando desgaste entre as partes — tudo por causa de um sétimo lugar. Hamilton se sentiu prejudicado quando estava com pneus médios, enquanto Leclerc usava os duros. Sem entrar no mérito, a equipe precisa ser mais rápida e decisiva nesses momentos.
Na Williams, também houve trocas de mensagens pouco construtivas, e o motivo foi o mesmo: negociações de posições entre os pilotos, além de ordens para manter posições que acabaram não sendo respeitadas. Ao final, Carlos Sainz Jr. declarou sentir-se traído e afirmou ter perdido a confiança na equipe.
Vespa
Max Verstappen não conseguiu segurar os carros laranjas — ou "papaya", como alguns preferem. Certamente seria o melhor do resto, mas tudo deu errado após a entrada do Safety Car virtual. Ele já havia feito sua parada com bandeira verde, e isso o prejudicou. No fim, teve que se contentar com o quarto lugar. Russell agradeceu e ficou com o terceiro e último degrau do pódio.