A manobra que rendeu uma punição a Verstappen (Foto/Divulgação)
A corrida de Jeddah viu mais uma vitória de Piastri — sua terceira na temporada até aqui. Max foi o segundo, e Leclerc completou o pódio. Agora, o australiano lidera a tabela do campeonato, dez pontos à frente de seu companheiro de equipe, Norris, e doze à frente de Verstappen.
De novo. O primeiro treino teve o surpreendente domínio de Gasly, seguido por Norris e Leclerc. Nos dois treinos seguintes, vimos o controle de Norris e Piastri — o mesmo ocorreu nas duas primeiras fases da classificação. No início do Q3, Piastri foi o primeiro a sair. Norris, que veio depois, teve a infelicidade de bater nas barreiras de proteção, o que o deixou com a décima posição no grid de largada. E mais uma vez, quando todos esperavam uma pole do carro laranja restante, Max conseguiu uma daquelas voltas mágicas e garantiu a pole.
Na primeira curva. A disputa direta pela liderança aconteceu apenas na primeira curva da primeira volta. O australiano largou muito bem e manteve a tangente ideal, o que forçou Max, o pole, a usar a área de escape para evitar o toque. Na sequência, Max cortou a curva pela área de escape, assumiu a ponta e não devolveu a posição — o que lhe custou uma punição de cinco segundos, com a qual ele e sua equipe, logicamente, não concordaram.
Troco. O lado curioso é que já vimos Max usar essa mesma tática de Piastri em disputas anteriores, e agora a jogada foi usada contra ele. Após pagar a punição durante a troca de pneus, Max terminou em segundo e nunca deixou o australiano abrir uma grande vantagem — dando a impressão de que, sem a penalidade, poderia ter vencido.
Show do dia. Norris largou em décimo e foi subindo aos poucos, com várias ultrapassagens de alto nível. No final, conquistou o quarto lugar, atrás de Leclerc, que finalmente conseguiu seu primeiro pódio na temporada. O monegasco estendeu seu primeiro stint com pneus médios e teve pneus melhores para o fim da prova. Russell, por outro lado, não teve um bom desempenho. Sofreu com a temperatura dos pneus e, após largar em terceiro, terminou em quinto, fechando o top 5.
Nos pontos. Os demais pilotos que pontuaram foram: Antonelli (6º), Hamilton (7º), Sainz (8º), Albon (9º) e Hadjar (10º). A Haas não conseguiu pontuar em Jeddah e viu a equipe Williams assumir a quinta posição no Mundial de Construtores, graças à pontuação dos seus dois pilotos. Nosso representante no grid, Bortoleto, segue sua trajetória de aprendizado na categoria.
Quatro a um. Das cinco etapas disputadas até agora, vimos quatro vitórias da McLaren e uma da equipe taurina. O domínio laranja pode comprometer um campeonato que prometia ser bem equilibrado. Hamilton e Ferrari ainda não se encontraram, enquanto a Mercedes — que parecia estar atrás dos vermelhos no início — tem se mostrado mais consistente. A Red Bull, mesmo com a saída de vários profissionais importantes, continua competitiva nas mãos de Max.
Resta saber quem vai perder mais desempenho após o GP da Espanha, quando novas normas sobre a flexibilidade das asas dianteiras entram em vigor. No paddock, especula-se que os carros laranja podem ser os mais afetados. Na verdade, as quatro grandes devem sofrer algum impacto — e certamente já estão trabalhando para minimizar as perdas aerodinâmicas.
O Circo da F1 agora deixa o Oriente Médio e parte para a América do Norte. O GP de Miami será realizado de 2 a 4 de maio.