REGINALDO LEITE

# 23 – GP DO CATAR – A retribuição de Norris

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 06/12/2024 às 07:55
Compartilhar
Guanyu Zoue tira a Sauber dos zero pontos e é eleito piloto do dia (Foto/Divulgação)

Guanyu Zoue tira a Sauber dos zero pontos e é eleito piloto do dia (Foto/Divulgação)

A corrida catariana foi a última etapa de 2024 com corrida Sprint e penúltima do campeonato atual. Após um início de final de semana horrível, a vitória ficou com Max Verstappen. Desta feita, em condições atmosféricas normais.

Toro atolado
No único treino livre do final de semana, Leclerc foi o melhor; seguido de Norris e Piastri, enquanto Max conseguiu apenas o décimo primeiro tempo. Ainda na sexta-feira, na classificação da corrida curta, a pole foi de Lando Norris. Russell (ultimamente ele tem conseguido se enfiar entre os melhores carros) e Piastri , as Ferraris, vieram na sequência com Sainz Jr e Leclerc. Max conseguiu apenas a sexta posição.

Quebrando a banca
Na corrida, Norris foi muito superior aos demais e dominou a Sprint como quis. Se dando ao luxo de baixar o ritmo para Piastri se aproximar e chegar em situação de DRS e este se livrar de Russell. Porém, para surpresa geral, logo que entrou na reta de chegada aliviou o pedal da direita e deixou Piastri vencer, chegando em segundo com Russell colado em terceiro.

Lando declarou posteriormente que retribuiu ao australiano o favor recebido em Interlagos. Essa manobra deu o que falar no paddock, mídia especializada e nas redes sociais. Sem falar nos muitos apostadores que se deram mal. Max finalizou apenas na oitava posição, após uma péssima largada e muitas reclamações do carro via rádio.

Inacreditável
Ainda no sábado ocorreu a classificação para a corrida principal de domingo e quem apareceu fazendo bons tempos foi Max e sua RB20, para surpresa de todos; já que poucas horas antes apresentaram um carro instável e sem desempenho condizente com a normalidade deles. No fim, Max cravou a pole, seguido de Russell. A dupla da Mclaren que reinou de manhã conseguiu a segunda fila. Posteriormente, Max recebeu uma punição por ter atrapalhado Russell. E assim mudou de lado na primeira fila. A pole foi creditada a Russell.

Corrida
Max assumiu a ponta já na primeira curva, com Norris ficando lado a lodo com ele nesse início. O holandês liderou a partir daí, com Russell caindo para terceiro. Ainda na primeira volta, ou melhor, na primeira curva, Hulkenberg fez um strike; acabando com as corridas de Colapinto e Ocon. Ainda nesse início, Stroll e Albon se tocam e Albon e foi obrigado a fazer um passeio fora do traçado.

Max e Norris se mantiveram à frente dos demais a maior parte da disputa. Uma corrida que contou com três Safety Cars e ainda assim foi morna. A lista de abandonos foi extensa com cinco carros, entre eles Perez, que vive uma fase péssima. O pódio foi formado por Max, Leclerc e Piastri. Os comissários, para variar, aprontaram das suas. Algo que já não é mais novidade.

The Flash
No terço final, Norris foi agraciado com um stop go de punição de dez segundos por não desacelerar numa situação de bandeira, o que o fez cair para final do pelotão. A partir daí, o piloto fez uma sequência de melhores voltas e, no fim, conseguiu um pontinho da décima posição e outro pela melhor volta.

Destaques
Guanyu Zoue foi eleito o piloto do dia após conseguir finalizar no oitavo posto com a Sauber marcando os primeiros pontos da equipe após vinte duas etapas. Leclerc finalizou em segundo após ter largado do quinto posto. Gasly conseguiu um honroso quinto posto após largar da P 11 com uma Alpine. Assim como Magnussen no nono posto com a Hass.                                                                                                   
Não poderíamos esquecer do retrovisor de Albon, que caiu na reta principal e foi ignorado pelos comissários e, posteriormente, esmagado pelo carro de Bottas.  Sainz Jr. e Lewis foram agraciados com pneus furados após passarem nos destroços do retrovisor da Williams.

Top dez do GP do Catar:

  1. Max Verstappen
  2. Charles Leclerc
  3. Oscar Piastri
  4. George Russell
  5. Pierre Gasly
  6. Carlos Sainz
  7. Fernando Alonso
  8. Ghuanyu Zhou
  9. Kevin Magnussen
  10. Lando Norris
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por