Guanyu Zoue tira a Sauber dos zero pontos e é eleito piloto do dia (Foto/Divulgação)
A corrida catariana foi a última etapa de 2024 com corrida Sprint e penúltima do campeonato atual. Após um início de final de semana horrível, a vitória ficou com Max Verstappen. Desta feita, em condições atmosféricas normais.
Toro atolado
No único treino livre do final de semana, Leclerc foi o melhor; seguido de Norris e Piastri, enquanto Max conseguiu apenas o décimo primeiro tempo. Ainda na sexta-feira, na classificação da corrida curta, a pole foi de Lando Norris. Russell (ultimamente ele tem conseguido se enfiar entre os melhores carros) e Piastri , as Ferraris, vieram na sequência com Sainz Jr e Leclerc. Max conseguiu apenas a sexta posição.
Quebrando a banca
Na corrida, Norris foi muito superior aos demais e dominou a Sprint como quis. Se dando ao luxo de baixar o ritmo para Piastri se aproximar e chegar em situação de DRS e este se livrar de Russell. Porém, para surpresa geral, logo que entrou na reta de chegada aliviou o pedal da direita e deixou Piastri vencer, chegando em segundo com Russell colado em terceiro.
Lando declarou posteriormente que retribuiu ao australiano o favor recebido em Interlagos. Essa manobra deu o que falar no paddock, mídia especializada e nas redes sociais. Sem falar nos muitos apostadores que se deram mal. Max finalizou apenas na oitava posição, após uma péssima largada e muitas reclamações do carro via rádio.
Inacreditável
Ainda no sábado ocorreu a classificação para a corrida principal de domingo e quem apareceu fazendo bons tempos foi Max e sua RB20, para surpresa de todos; já que poucas horas antes apresentaram um carro instável e sem desempenho condizente com a normalidade deles. No fim, Max cravou a pole, seguido de Russell. A dupla da Mclaren que reinou de manhã conseguiu a segunda fila. Posteriormente, Max recebeu uma punição por ter atrapalhado Russell. E assim mudou de lado na primeira fila. A pole foi creditada a Russell.
Corrida
Max assumiu a ponta já na primeira curva, com Norris ficando lado a lodo com ele nesse início. O holandês liderou a partir daí, com Russell caindo para terceiro. Ainda na primeira volta, ou melhor, na primeira curva, Hulkenberg fez um strike; acabando com as corridas de Colapinto e Ocon. Ainda nesse início, Stroll e Albon se tocam e Albon e foi obrigado a fazer um passeio fora do traçado.
Max e Norris se mantiveram à frente dos demais a maior parte da disputa. Uma corrida que contou com três Safety Cars e ainda assim foi morna. A lista de abandonos foi extensa com cinco carros, entre eles Perez, que vive uma fase péssima. O pódio foi formado por Max, Leclerc e Piastri. Os comissários, para variar, aprontaram das suas. Algo que já não é mais novidade.
The Flash
No terço final, Norris foi agraciado com um stop go de punição de dez segundos por não desacelerar numa situação de bandeira, o que o fez cair para final do pelotão. A partir daí, o piloto fez uma sequência de melhores voltas e, no fim, conseguiu um pontinho da décima posição e outro pela melhor volta.
Destaques
Guanyu Zoue foi eleito o piloto do dia após conseguir finalizar no oitavo posto com a Sauber marcando os primeiros pontos da equipe após vinte duas etapas. Leclerc finalizou em segundo após ter largado do quinto posto. Gasly conseguiu um honroso quinto posto após largar da P 11 com uma Alpine. Assim como Magnussen no nono posto com a Hass.
Não poderíamos esquecer do retrovisor de Albon, que caiu na reta principal e foi ignorado pelos comissários e, posteriormente, esmagado pelo carro de Bottas. Sainz Jr. e Lewis foram agraciados com pneus furados após passarem nos destroços do retrovisor da Williams.
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