Gabriel Bortoleto foi eleito piloto do dia (Foto/Reprodução)
Lando Norris venceu a etapa austríaca pela primeira vez na carreira. Largando da pole, ele celebrou sua sétima vitória na categoria e a terceira do ano. Desde os treinos, vinha se mostrando superior. A equipe McLaren, por sua vez, comemorou sua vitória de número 197, com Piastri completando mais uma dobradinha “papaia”.
Foi uma das classificações mais movimentadas do ano. Norris cravou a pole com folga. Já na primeira tentativa, marcou um ótimo tempo, e na segunda superou sua própria marca em quase três décimos — algo incomum numa pista tão curta como a de Spielberg. Seu tempo foi mais de meio segundo melhor que o do segundo colocado, o que também é raro.
Amarelou. Piastri e Verstappen não conseguiram realizar a segunda tentativa por conta de uma bandeira amarela causada por Gasly. O australiano ficou com o terceiro tempo, enquanto Max foi apenas o sétimo. Leclerc foi o segundo. Os seis primeiros foram: Norris, Leclerc, Piastri, Hamilton, Russell e a grande surpresa Liam Lawson.
Cinematográfico. A região da Estíria, onde se localiza o circuito, é um verdadeiro cenário de cinema — talvez o local mais bonito visitado pela categoria. Foi uma etapa quente, em todos os sentidos: o asfalto chegou a 50 °C, e a pressão de Piastri sobre Norris foi a tônica da corrida.
Acontecimentos inusitados marcaram o início. Na volta de formação, a Williams de Sainz Jr. ficou parada no grid. Os fiscais tentaram empurrar o carro, mas ele permaneceu travado. O procedimento de largada foi cancelado. Em seguida, o carro número 55 conseguiu se mover e foi alinhar na saída dos boxes, mas acabou com os freios traseiros incendiados.
Quinze minutos depois, novo procedimento de largada — agora com sucesso. Norris largou bem. Leclerc tentou a freada por dentro na curva 1, o que abriu espaço para Piastri ultrapassá-lo por fora. Duas curvas depois, Antonelli freou tarde demais, travou as rodas e acabou levando Verstappen para fora da pista, frustrando a grande torcida holandesa.
Obstinado. Nas voltas iniciais, Piastri perseguiu Norris com agressividade, aproveitando as três zonas de DRS. Em uma das investidas, por pouco não acabou com a corrida de ambos. A disputa animou o público, enquanto no pit wall da McLaren havia muita tensão.
Alivio. Na volta 21, Norris foi chamado para seu primeiro pit stop. Piastri assumiu a liderança e parou na volta 24. Os mecânicos não brilharam: 3,5 segundos para Piastri e 2,5 para Norris. Apesar disso, Norris conseguiu retornar com boa vantagem, para alívio do time.
Piastri controlou bem a situação e começou a tirar a diferença, que era de 6,5 segundos. Após o segundo pit stop — Norris na volta 51 e Piastri na 52 —, a diferença caiu para cerca de três segundos.
The Flash. A partir daí, o australiano voou, fazendo voltas rápidas consecutivas. Norris, mesmo com danos no aerofólio dianteiro e ouvindo uma enxurrada de instruções pelo rádio, defendeu-se bem. A diferença caiu para 1,3s, mas Norris resistiu.
Competente. No fim, vimos um lado pouco conhecido de Norris: calmo sob pressão e eficiente. Levou o carro à vitória apesar das dificuldades. Piastri, mais uma vez, mostrou que não será um adversário fácil. O público aplaudiu mais uma dobradinha da McLaren.
Os vermelhos foram bem nesta etapa. Comparado ao desempenho da sexta-feira, a Ferrari evoluiu. Ainda distante dos carros papaia, conseguiu superar a Mercedes com tranquilidade. De quebra, assumiu o segundo lugar no Mundial de Construtores por um ponto. Leclerc foi o terceiro, com uma corrida solitária: não atacou nem foi atacado. Hamilton teve boas disputas com Russell no início e, ao final, terminou em quarto — igual à sua posição de largada, sendo seu melhor resultado no ano.
Desencantou. Gabriel Bortoleto foi bem desde os treinos e colocou sua Sauber no Q3, em oitavo. Quando Antonelli tirou Verstappen da corrida, Bortoleto escapou por pouco e viu Alonso ganhar uma posição à sua frente. Após boa disputa com o espanhol nos momentos finais, o brasileiro terminou em oitavo e foi eleito o "Piloto do Dia" na votação da FIA. Lawson e Alonso apostaram em uma única parada e fecharam em sexto e sétimo, respectivamente.
Diferente. Max Verstappen teve pouco a comemorar. Prejudicado na classificação e jogado para fora da corrida por Antonelli, teve um dia para esquecer. Curiosamente, Max não repreendeu o italiano e ainda o consolou após o incidente. Depois, foi parabenizar Bortoleto pela bela prova. Zerado na etapa, viu sua desvantagem para os pilotos da McLaren aumentar bastante.
A Red Bull também saiu zerada, assim como Williams e Alpine. Tsunoda tornou-se a nova vítima do RB21 — justo no ano em que a equipe, onde esteve por quatro temporadas, vive seu melhor momento. A Williams, por sua vez, parece estar sob uma nuvem de azar e não consegue repetir os bons resultados do início da temporada.