REGINALDO LEITE

#05 – GP da China – A volta do gigante

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 26/04/2024 às 09:09
Compartilhar
Guanyu Zhou se emocionou, após ser aplaudido por seus compatriotas no fim da etapa (Foto/Reprodução)

Guanyu Zhou se emocionou, após ser aplaudido por seus compatriotas no fim da etapa (Foto/Reprodução)

A China voltou a figurar no calendário da F1 após o relaxamento das regras da covid no gigante país asiático. Uma vitória no circuito de Xangai era a única que faltava no currículo de Max Verstappen. A performance foi das melhores. Vitória na Sprint após largar do quarto posto. Ainda pole e vitória de ponta a ponta na corrida principal. Faltou a melhor volta da etapa, que foi de Alonso (1:37.810), na volta quarenta e cinco das 56 da etapa.  

Alonso largou em terceiro e finalizou em sétimo.  Lando Norris foi segundo colocado na prova após largar em quarto. Ainda levou o prêmio de piloto do dia na votação dos fãs na net. Perez ficou com o último lugar do pódio, após ter largado na P2.   

Quente
A sexta-feira foi incendiária no circuito chinês. Em uma situação inusitada, vimos dois incêndios na grama ao lado da curva sete, uma no primeiro treino do dia e outra no segundo, que valia a classificação para a corrida Sprint de sábado. Incêndios logo controlados pela turma dos extintores. 

Surpresinha
O circo inteiro da F1 se assustou ao descobrir que a pista havia recebido uma camada de um revestimento estranho, ano passado. Fia, pilotos, equipes até mesmo a Pirelli desconhecia esse tratamento especial no asfalto. Dois pilotos lembraram de suas épocas no kart, dizendo que algumas pistas usavam um tipo de tinta que proporcionava muita aderência após poucas voltas de uso. Porém, se chovesse era impraticável.  

Quiabo
Ao fim da segunda fase da classificação, o tempo estava ruim e, na fase final, a água veio. Os últimos dois minutos dessa qualificação foram os melhores, com muitas alternâncias na primeira posição e, ao final, vimos os favoritos fora da primeira fila. Norris ficou com a pole, Lewis na segunda posição e Alonso em terceiro. E o favorito, Max, apenas no quarto posto. Lembrando que os resultados das Sprint não entram para as estatísticas da categoria. Essa disputa pela pole foi a melhor do final de semana chinês. 

Mudanças
A partir deste ano, quando houver um fim de semana com provas de corrida Sprint, a classificação dela será na sexta-feira, no lugar do tradicional segundo treino. E a classificação para a corrida principal será no sábado, após a corrida Sprint, que entra no lugar do tradicional TL 3. A mudança de maior importância é que as equipes podem fazer ajustes no acerto dos carros após a corrida Sprint. O que não era permitido anteriormente. 

Demorou
No GP Chinês aqueles senhores que ficam numa confortável sala lotada de monitores de vídeos resolveram se mostrar para o mundo. A lista de punições não foi pequena. Alonso, Ricciardo, Stroll, Magnussen e Sargent foram os agraciados com decisões nunca parciais e justas que sempre mudam de situações em situações em fatos semelhantes. 

Números
Lando Norris conquista seu décimo quinto pódio e amplia o recorde de piloto com maior número de pódios sem vitórias. 

  • Nico Hulkenberg também se destaca negativamente como o piloto com maior número de participações em GP’s sem alcançar um pódio.
  • Centésima pole da equipe Red Bull e 117ª vitória na categoria. Com esse número de vitórias, ultrapassa a Mercedes nos últimos quinze anos. (2009/ 2023)
  • Max Verstappen conquistou a 58ª vitória e 37ª pole sendo a quinta pole consecutiva de 2024 ou todas desta temporada até aqui. Max tem à sua frente em números de vitórias apenas Schumacher, com 91 vitórias, e Hamilton com 103.  
  • Números expressivos e praticamente inalcançáveis para o holandês, já que ele declara que não quer ficar por muitos anos na categoria como Alonso e Lewis. Será?! Pessoalmente, imagino que enquanto ele tiver um carro de ponta não abandona o osso.
  • A dupla Red Bull/Verstappen continuam sem adversários nesta temporada, por mais que as outras equipes de esforcem não assustam a dupla. A categoria vive a segunda era de dominância taurina. Em 1992 vivenciamos algo parecido com Mansell. Situações assim causam certo repúdio daqueles que torcem apenas para um determinado piloto, esquecendo que seu ídolo já viveu situação semelhante.
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por