NO BICO DA CHANCA

Wilson Araxá foi muito habilidoso e jogou por diversos times do Brasil

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 09/04/2025 às 22:54Atualizado em 11/04/2025 às 21:43
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna fala sobre um ex-jogador do Araxá. Era conhecido como Wilson Araxá e segundo o ex-futebolista Marcelo Araxá, o cara jogava um bolão. Wilson Neves Brandão, nasceu no dia 13 de janeiro de 1967 na cidade de Ilhéus na Bahia. Seus pais Marlene Neves Brandão e Jurando Gonçalves sempre deram aquela moral para o filho entrar no futebol e foi seu pai que jogou futebol, que deu a maior força para o filho dar seus primeiros chutes na bola. Wilson começou a enfrentar o mundo da bola em 1984 onde esteve na base do Fluminense do Rio.

()

 Fez duas partidas, mas a saudade de casa fez com que ele voltasse. Quando foi morar em Vitória da Conquista, jogou nos Juniores do Serrano, depois foi para o Itabuna, cidade vizinha de Ilhéus. Mas disse que tem saudades da sua infância, que uma das melhores. Sobre treinadores, ele disse que Moraes, no profissional foi o melhor. Aponta o craque Zico como o melhor de sua época, mas sempre foi admirador do Romário, que fazia gols maravilhosos. Ainda sobre técnicos, ele fala que teve vários, mas acrescenta Aderbal Lana. Sobre o melhor jogador que atuou ao seu lado, ele fala que foram muitos, mas aponta Adailton. Sobre adversários chatos e complicados para jogar contra, aqui em Minas falou que foram dois: URT e Patrocinense. Sobre emoção e uma partida que marcou sua carreira, teve duas: o título de Juniores no Itabuna EC e no Araxá, campeão em 1989. Um dia ruim na carreira, foi a morte de Moraes, que era um técnico pai e amigo. Perguntando sobre o melhor time que jogou aponta o Araxá EC de 1988, infelizmente não ganhou nada, mas o time era muito forte. Se não tivesse seguido a carreia de jogador, sonhava em ser engenheiro. Sobre um gol importante e bonito, foi no seu primeiro jogo como profissional jogando pelo Itabuna venceu o Bahia por 1 a 0, gol do Wilson. (meu). Sobre vaidade no futebol, ele acha que prejudica muito um projeto. Seu time do coração é o Fluminense Carioca. Wilson Araxá, quando jogava espelhava no jogador Leandro do Flamengo. Um fato impressionante que marcou a sua carreira no futebol foi quando foi convocado para defender a Seleção Baiana para disputar o Brasileiro de Seleções. Sobre a diferença sobre o futebol antigo com o moderno ele opina que o antigo era bem jogado e cheio de ginga; o atual é muita força e correria e nem pode mais subir na bola, depois dessa: “Parei”. Sobre “Maria Chuteira”, cada uma no seu tempo: antes torciam muito pelo clube, hoje a busca é pelo dinheiro. Mas acima de tudo, seu sempre ídolo foi e continua sendo o Romário. A sua maior paixão é a família que ama muito.

()

 Nos dias de hoje, Wilson é uma pessoa normal e trabalha normalmente. Sobre ter ganhado dinheiro com futebol ele fala: -“Olha, tomei mais cano do que ganhei”. Wilson jogou por 12 clubes e diz que o bom, além de ter jogado futebol, diz que conheceu vários lugares e fez muitas amizades. Na verdade, Wilson foi atleta que correspondeu. Recordar é viver, como é bom lembrar de você.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que eu sonhava que o futebol feminino ainda tinha combinação.

--- Sonha meu amigo e continua sonhando.

Coisa de cinema um amigo analisa:

--- Por que aquele nosso amigo gosta de assistir filme pornográfico de trás pra frente?

--- Tá na cara: É só pra ver a mulher devolver o dinheiro...

O cara estava super preocupado, o amigo quis saber o motivo:

--- Estou casado há trinta anos e apaixonado pela mesma mulher.

--- Mas isso é uma beleza.

--- Beleza? Se a minha mulher descobre, ela me mata.

Modernismo:

--- Mamãe, lembra quando a vovó disse que homem se fisga pelo estomago?

--- Lembro sim, meu bem. Por quê?

--- Porque eu descobri um jeito muito melhor...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

UFA! A Seleção Brasileira feminina jogou muita bola e conseguiu vencer as meninas dos Estados Unidos, e foi de virada. Logo no inicio da partida as americanas abriram o placar, depois veio o empate, no finalzinho aconteceu a virada das brasileiras. Sem dúvida, foi um jogaço de bola. Uma das melhores partidas das brasileiras.

Quando falei na coluna de terça-feira, não citei alguns nomes que fizeram e ainda faz parte do grupo; fui cobrado, mas é sempre assim, quando citamos nomes, alguns ficam fora, mas ao Wander Rural, Pinduca, Waldir Mexerica, Betim e Carlinho peço desculpas, mas tenho certeza de que outros ficaram esquecidos, principalmente nesse momento. Vamos lembrando.

A torcida Furacão Colorado a mais dinâmica de Minas Gerais tem churrasco marcado para este sábado. A festa que começa às 13h promete muita alegria e entendimento com planos e participação de todos torcedores. O presidente da Furacão Pierluid Rodrigues e sua diretoria tem planos maravilhosos para a sequência.

Na terça-feira os brasileiros se deram bem na Sul Americana e Libertadores. O Grêmio atropelou o Club Atlético Grau. O Corinthians ficou no empate com o América de Cali. No “São Januário” deu Vasco da Gama pra cima do Puerto Cabello. Ontem foi a vez do Cruzeiro jogar em casa e enfrentar o Mushuc. É uma parada atrás da outra e a briga para chegar ao mata-mata não é nada fácil. Jogar em casa ou fora, não tem moleza. Pela Libertadores, o Botafogo passou pelo Carabobo. Fogão foi bem.

Ontem teve apenas um jogo pela Sul Americana, o complemento da rodada ficou para esta noite com Defensa Y Justiça recepcionar o Vitória da Bahia. O Galo vai com tudo

pra cima do Desportes Iquique. A partida é em Belo Horizonte. Fechando, o Fluminense de Renato Gaúcho encara o Desportivo San José, partida marcada para o Maracanã. O Tricolor Carioca precisa da vitória, não pode perder em casa.

Pela Libertadores a bola rolou ontem com as partidas entre Nacional recebendo o Bahia, foi bom teste para o time de Rogerio Ceni. O Flamengo, no Maracanã encarou o novado Central de Cordoba. O time de Fellipe Luiz precisa melhorar. O Palmeiras foi com tudo pra cima do Cerro Porteno. Acho que o Verdão passou fácil.

Três partidas ficaram para essa noite. O Internacional joga em casa contra o Atlético Nacional. O Colorado do Sul entra como favorito. Colo Colo espera pelo Fortaleza, acredito que o time do Ceará vai ter dificuldades. Fechando a segunda rodada, o São Paulo entra com tudo pra cima do Alianza Lima. Vai ser um jogo pegado.

Muita gente cobrando, mas eu também gostaria de estar falando sobre o Sub 20 do Uberaba SC, que fez uma seletiva e mais de 50 atletas participaram e muitos agradaram. Agora não sei se acertaram com alguém, o time já está formado. O Campeonato começa no mês que vem, notícias nada. E agora José?

A terceira fase da Copa do Brasil tem partidas de 30 de abril a 21 de maio. À primeira vista parece que os chamados grandes terão vantagens sobre seus adversários. Acredito quem for jogar a primeira partida fora pode ter trabalho na volta. Vasco da Gama é um deles, como também o Bahia; o Palmeiras contra o Ceara. Até mesmo o Flamengo, Corinthians. Os chamados “pequenos” estão bem preparados.

O técnico do Uberaba SC Fernando Mariano esteve na CBF concluindo o curso de técnico serie “A”, com isso seu filho e auxiliar técnico colocou as mãos na obra e os treinamentos aconteceram no CT Colorado. Segundo Rodrigo Alcino, o primeiro jogo-treino será contra o Batatais. Com isso a expectativa do torcedor é grande.

O importante de tudo isso é que a diretoria executiva e os torcedores estão felizes com os nomes que estão chegando, a massa colorada faz questão de conversar com os jogadores e pedir raça e disposição, que ela sempre vai estar junta com o eles, e todos sabem que a parada vai ser difícil, mas nunca impossível. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp O. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por