NO BICO DA CHANCA

Vamos falar de Copa?

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 02/12/2022 às 21:03Atualizado em 15/12/2022 às 22:36
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Época em que o futebol mexe com todo planeta terra. O mundo da bola só fala sobre o futebol do Catar. Igual a esse tá difícil de comparar. As “zebras” do deserto são enormes, com isso as surpresas vêm acontecendo. Bélgica eliminada, Alemanha também voltou para casa mais cedo. Por outro lado, o Japão segue na competição, Marrocos, Estados Unidos e até mesmo Senegal está na pauta dos que passaram de fase. Bem iniciei a coluna começando de cima, mas tudo para explicar a situação dos “boleiros”. Jogar futebol ninguém começa lá de cima. Dos jogadores que vestem as camisas de todas as seleções, a minoria, ou seja, uns 30% já enfrentou um futebol do “terrão”, onde a maestria fazia parte da habilidade de cada jogador. O crescimento da minoria foi se despontando e conseguiram calçar chuteiras de marcas importantes uniformes de patrocinadores que se ajudaram. Mas o futebol também é feito de oportunidades. Conheci bons jogadores que na bola fracassaram, mas conseguiram vencer na vida através de outras profissões. Não vou citar nomes, mas a engenharia, medicina, direito, odontologia e outras profissões marcaram a vida de excelentes jogadores. Mas falo tudo isso para mostrar a humildade do time do Santa Marta, amador de 1981. Um time cheio de amigos, boa vontade, que perdiam o domingo para jogar no amador e em campos de terra. O detalhe, que chamava a atenção de quem passava por perto, pois o bom futebol estava ali. Vou falar um pouquinho do Santa Marta, mas muitos clubes, inclusive o Vila Nova, que tinha um timaço com Vandinho, Gão, Ivinho, Shell, Serginho, Joãozinho e outros craques enfrentavam o “terrão” e não reclamavam. Na foto a gente se depara com o Sr. Guerra, que mais parece com Zonimo Ferreira (seo Nenê); Alan, que trabalhou na TV Integração e foi bom de bola. Salmão, zagueiro de muita força. Divaldo, que batia bem na redondinha. Celio, jogava com amor. Secão, foi outro que honrava a camisa. Coutinho também mostrava bom futebol. Paulinho Mocha sabia jogar. Michael enfrentava todas as situações para entrar no jogo. Bica, sinceramente eu gostava de ver jogar. Tim sempre foi a cara do Santa Marta. Sinomar gostava de fazer gols. Baiano sempre com raça e vontade. Júlio jogava com habilidade e ajudava seus companheiros. Delfino, era raça, vontade, amor ao time e fazia muitos gols. Foi, verdadeiramente, um desbravador de defesas. Por último vem o Peroba, que não era óleo para móveis, mas contribuía para o futebol do Santa Marta brilhar. Muitos leitores vão coçar a cabeça e dizer: “O que tem uma coisa a ver com outra”? Acredito que, em se tratando de futebol, tem algo em comum. Alguns desses moços “atletas”, que acabei de falar tiveram convites para jogar, ou fazer testes em times profissionais. Na época, chegaram a um denominador comum que jogar pelada era bem melhor. É uma recordação do bom Santa Marta.

Time do Santa Marta de 1981

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WhatsApp 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetros. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Nos vestiários de um time de futebol feminino, o técnico fala:

--- Meninas, primeiro pass Não confundir combinação de jogo, com jogo de combinação...

No Norte de Minas tinha um clube tão pobre, que seus cartolas, além de vender seus jogadores, venderam, também, a sua torcida...

Disse um bancário alemã

--- Fomos eliminados, mas notamos que a defesa adversária esteve sempre em cheque...

Em uma rua deserta de um certo bairro da cidade, um sujeito aproxima-se do outr

--- Você viu algum policial aqui por perto?

--- Não, nenhum.

--- Então vai passando seu dinheiro, porque isso é um assalto.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Incrível, mas a potência alemã, foi novamente eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo. Sinceramente, essa Copa do Catar está mesmo cheia de “camelozebra”. Esta foi a segunda vez que a seleção da Alemanha sai na fase de grupos. Tem seus defeitos.

Bélgica foi outra seleção que “dançou”. Lukaku foi a decepção do projeto belga. Perdeu vários gols; se a bola tivesse entrado o panorama teria mudado completamente. Canadá e Costa Rica também voltaram pra casa, mas isso já era esperad fracos.

A grande surpresa foi a classificação de Marrocos, que no jogo decisivo bateu no Canadá. Japão venceu a Espanha e passou para as oitavas. Foi um grande momento. Croácia segurou o empate e a sequência. Costa Rica quando resolveu jogar já era tarde.

Ontem teve mais decisão. Cada jogaço de bola que deixou os torcedores do Uruguai sofrendo mais que “mãe de porco espinho na hora do parto”. Uruguai acabou sendo eliminado, mas não foi só pelo jogo de ontem, não fez bom papel nas partidas anteriores. O time de Arrascaeta deixou para decidir contra Gana e se deu mal.

Como o Japão surpreendeu se classificando para as oitavas de final, os coreanos não deixaram por menos. Na partida decisiva contra Portugal, virou o jogo e derrotou o time de Cristiano Ronaldo e conseguiu passar de fase. A emoção foi do começo ao fim.

Suíça mostrando um futebol seguro, venceu a Sérvia e se classificou na segunda colocação do Grupo G; agora faz o clássico europeu contra Portugal. Vai ser um jogo, em que qualquer bobeira a “vaca vai pro brejo”. É o queijo enfrentando o bacalhau.

Na verdade, Camarões sempre foi indigesto para o Brasil. Não é a primeira vez que estragam com um planejamento de jogo dos brasileiros. Na verdade, perdemos muitos gols. É aquele ditad Quem não faz leva. Não deu outra. Vitória do adversário.

Agora é pensar e se preparar para o futuro que está previsto para entrar em cena na próxima segunda-feira contra a Coreia do Sul. Jogo em que não se pode dar bobeira, pois são rápidos e nos contra-ataques podem complicar. De qualquer maneira vai ser uma partida difícil e precisa saber jogar. É evitar um “Camelozebra”.

Hoje o “pau começa a cair a folha”. Holanda e Estados Unidos abrem as oitavas de final. Acredito em jogo igual. Depois vem a Argentina encarando a Austrália. Sem dúvida alguma, os argentinos são favoritos. Jogam muita bola. Cresceu na competição.

No domingo tem França encarando a Polônia. Acredito que os franceses devem passar; a Polônia não está jogando nada. Depois vem Inglaterra enfrentando Senegal. Olha, acredito que será um jogo dividido, acredito que as forças se equivalem.

Esta tarde tem os confrontos das semifinais do Máster. Bonsucesso encara o Bom Retiro; jogo que promete bom futebol. O Fabrício tem vantagem na partida contra o São Benedito. Amanhã, tem os duelos do Mirim, que também está na fase semifinal. O Juvenil é outro que está na pauta. Nacional joga com folga. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatsapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por