NO BICO DA CHANCA

Time do USC de 80/90 tinha muita categoria e capacidade de jogar futebol

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 14/06/2024 às 21:25Atualizado em 17/06/2024 às 22:39
Compartilhar
 (Foto/Arquivo Pessoal)

(Foto/Arquivo Pessoal)

TOQUE DE PRIMEIRA    

 A foto foi enviada por um torcedor do USC, que também já pertenceu a diretoria da base do clube vermelho e branco. É um time que na época de muitos craques pela cidade, fez sucesso, pois tinha jogadores que sabiam jogar e jogavam por amor ao clube ou por amizade com os amigos da bola. É uma escalação de 1980/90, quando vários cubes pela cidade montavam times para jogar bola e mostrar toda categoria e capacidade em jogar futebol. Era cada jogo de deixar o torcedor com o domingo cheio. Nacional era recheado de craques, o mesmo acontecia com Atlético do grande Abadia, Independente, o Azulão do Bairro Yanque; o Fabricio, o gigante do Vulcão,  Merceana, que ainda jogava o “Nubor Facure”, Santa Marta e ainda outras equipes que faziam parte dos campeonatos da Liga Uberabense de Futebol. Esse USC que a coluna fala hoje é mesmo de sentir saudades, não só da formação, como também dos diretores, que cuidavam com carinho dos seus jogadores. Então, a foto começa com um deles: Oswaldo Tiveron, que trabalhava como nunca na organização da base, como também, no profissional; foi um baluarte. Ao seu lado tem o Damyan, outro bom jogador. A formação dos craques tem mais Estevan, que mais tarde foi zagueiro do profissional: jogou muito. Luciano também tinha qualidade; zagueiro com muita disposição e decisão. Marcio Severo meio campista de qualidade, jogava muita bola e foi titular do time montado pelo Waltinho Barbosa. No gol estava o Guerrinha, muitos diziam que ele era meio louco, mas na verdade foi sempre a vontade de ganhar: Guerrinha foi ótima na meta do colorado e também no Futebol de Salão. José Antônio Ferreira, o nosso Zezinho foi o técnico deste time e de outros. Mauro, foi outro que atuava com disposição, vontade e sabedoria: bom atacante. Bill, cria da base e chegou ao profissional mostrando qualidade, se não me engano foi lateral esquerdo. Quem não lembra do Pedrinho, que tecnicamente mostrou bom futebol e chamava atenção daqueles que seguiam os certames de Juniores. Na verdade, ainda não era chamados de Juniores, mas sim, ainda juvenil. Belizar, outro garoto que não foi famoso como alguns que estão na foto, mas na escalação mostrava qualidade, na época, quem não era bom, não jogava. Vem o craque Amarildo, este, tanto no Juvenil ou mesmo no profissional foi o “cara”, que pela esquerda, driblava fácil, tinha qualidade e buscas de jogadas que realizava com maestria, depois do USC foi para o Atlético do Abadia e voltou para ser titular da ponta esquerda do Colorado: lembram quando ele “deitou” o Zé Maria, naquele amistoso contra a Portuguesa de Desporto, no Uberabão. Juninho Tiveron foi outro, que mesmo jogando simples ajudou muito o trabalho do técnico Zezinho. Dr Guerra, foi diferenciado, tirava a maior parte do seu tempo para cuidar deste time, que segundo ele o enchia de orgulho. Dr. Guerra morreu com o USC no coração. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.          

     

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto             0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme      Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

 CANELADAS

  Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora porquê?

---Logo agora que sonhava que tinha pago minha conta no Lagoa.

--- Pode continuar dormindo, Esse Lagoa não tem peixe...

 Botando o time em campo para treinar, o técnico chamou o Makarrão que queria fazer um teste para jogar futebol e falou:

--- Você joga de que?

--- De chuteira, meia, camisa e calção...   

 Na escola a professora pergunta para o Karrapixo, isso quando ele tinha seus 11 aninhos:

--- Karrapixo qual é o tempo verbal da frase: “Isso não podia ter acontecido”?

--- Preservativo imperfeito, professora...  

 Observador como sempre, David Augusto abre o jogo e fala com toda sabedoria e conhecimento esportivo:

--- Já estamos no meio de 2024, até o presente, o nosso futebol teve muitas revelações, graças aos fotógrafos, porque dentro de campo...  

 ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO:  41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

 BOLA DE MEIA

 Mais uma. Tem pessoas que está trabalhando contra o Uberaba SC e o ex jogador Derlan. As postagens não tem fundamento. Sinceramente, por que agem dessa maneira? Ajudar, a pessoa não quer. A diretoria do clube está tomando providencias.

Quem completou mais um ano de vida foi o mestre Manuel Zaidan, o Aldaz. Manuel é o cara da imprensa brasileira. Filho querido do Cláudio Zaidan e torcedor do São Paulo. Breve vamos comemorar com aquele guaraná. Deus te proteja meu amigo.

Com o Bahia no encalço, o Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão. O Mengão com um monte de desfalques ganhou do Grêmio no Maracanã. A noite foi do Luiz Araujo que marcou os gols, um deles foi um golaço. O Cruzeiro com um tal de Matheus ganhou do Cuiabá e subiu na tabela.  No Paraná o Criciúma perdeu mais uma. Internacional e São Paulo ficaram no zero. Teve impedimento Mandrake.

Completando, o Bahia bateu no Fortaleza e o Vasco apanhou do Palmeiras. O campeonato parece equilibrado. Hoje tem mais jogos importantes. Bragantino pega o Juventude e o Fluminense tem tudo para tirar o “pé do atoleiro” e encara, no Maracanã o Atlético/GO. Amanhã tem Corinthians esperando pelo São Paulo. Vitória na expectativa de ganhar a primeira, Vasco espera pelo Cruzeiro.

Criciúma vai jogar para tirar o encanto do Bahia. Será que vai conseguir? Parada vai ter o Botafogo diante Grêmio: vai ser um jogão de bola. Será que vai ser desta vez que o Cuiabá vai vencer dentro de casa? Fortaleza é o adversário. O Mengão vai ter que jogar muita bola para não voltar com derrota diante do Athletico/PR que joga bem dentro de sua arena. Agora, sensacional mesmo vai ser o duelo entre Atlético/MG x Palmeiras. A Arena MRV vai tremer.

 Chegando na penúltima rodada da primeira fase do modulo II, muitos clubes buscam definição para chegar ao hexagonal. North com 15 pontos e na liderança recebe o Mamoré, terceiro colocado com 12 pontos. Tupi, quinto colocado com 9 pontos recebe o Democrata, primeiro colocado com 11 pontos. Qualquer descuido. Varginha e Boa Esporte fazem o clássico “ET”, ambos têm a mesma pontuação, mas estão abaixo na tabela. Quem vencer hoje, escapa da degola.

Aymorés, segundo colocado, pega o Betim, que está frente, um pontinho faz a diferença. Valério na lanterna do grupo “A”, joga tudo para vencer o Nacional, se ganhar sai da rabeira. A URT tem tudo para chegar à liderança do seu grupo, vai jogar no “Zama Maciel” contra a Caldense. Sem dúvida, acredito, na vitória da URT, tem mais time e joga em casa. A briga vai até o fim.

Esta tarde em Sete Lagoas as categorias sub 15 e sub 17 do Uberaba SC estarão em ação duelando com as mesmas categorias do Democrata. Na primeira rodada o sub 15 ficou no empate, o sub 17 perdeu. Denis Alacoque acredita em reabilitação. A molecada parece que começa a acreditar no potencial dos seus times.

 Hoje tem as seminais do certame de Juniores, vai ser cada jogaço de bola, que vai trazer muita emoção para os torcedores. Vila Esperança manda o jogo contra o Vila Nova e o palco é no Jardim Canadá. Na outra partida, Bom Retiro tem um adversário dos mais difíceis e complicados; Campo Florido deve vir com tudo.

Agora, a partida que decide o Amador “B”, que vai ser jogada no estádio “Antônio Prospero “, promete ser um jogaço de bola. Água Compridense e Leblon fizeram campanhas de times grandes. Tanto Ricardo Socorro quanto a Tiago, técnico do Leblon, por isso, como será uma partida para decidir o título, todo cuidado será pouco, principalmente tirar a tenção dos atletas. É saber jogar.

A torcida do Santos não ficou nada satisfeita com Neymar vestindo a camisa do Flamengo, depois foi ao Maracanã assistir e aplaudir a vitória do rubro-negro frente ao Grêmio. Na verdade, a massa do Mengão gostou do que viu.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por