NO BICO DA CHANCA

Quem se lembra do Waltinho que brilhou com a camisa do USC?

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 08/07/2024 às 16:51
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA    

A coluna de hoje tem algo especial, pois ela vai falar sobre um craque de futebol que nasceu com a bola nos pés. Além de ter sido um jogador diferenciado, amava jogar futebol, principalmente quando vestia a camisa do seu clube de coração, momento que procurava jogar muito mais para buscar a vitória e dar alegria para sua apaixonada torcida. Estamos falando de Walter Gulart, o Valtinho que brilhou com a camisa do Uberaba SC e jogando pela Seleção Mineira foi o autor do primeiro gol à noite no Mineirão e jogou muita bola. Valtinho nasceu em Viçosa-MG e foi orgulho de seus pais: Geraldo José Gulart e Geni Alves Gulart.

(Foto/Arquivo Pessoal)

(Foto/Arquivo Pessoal)

 Família de militares, muita disciplina, muitos amigos e as “peladinhas da bola”. No futebol começou no Corintinha do Bairro Abadia, onde foi um dos fundadores, mas se destacou foi no Juvenil do Independente, na verdade, por muitos jogos fez a torcida Cadete vibrar com suas jogadas pelo meio campo. Não demorou muito foi contratado pelo clube que amou, ama e sempre vai amar que é o Uberaba SC. Quando chegou em “BP”, um diretor disse que ele tinha que morar por ali: ele sorridente falou: “Ótimo, juntou a fome com a vontade” – Fechou.

(Foto/Arquivo Pessoal)

(Foto/Arquivo Pessoal)

 Fala que seu melhor treinador, ali no começo da carreira foi o Arroba no Independente. Perguntado sobre um craque de sua época, foi logo apontando cinco monstro do futebol: Pelé, Garrincha, Tostão, Tati e Paulinho. No futebol do momento, gosta do estilo do jogador Endrick, ex-Palmeiras, hoje no Real Madrid. Mas não esquece do técnico Dequinha, que chegou no Colorado, inclusive mudou a posição do Valtinho, que de ponta direita passou a jogar no meio-campo. Perguntado sobre os melhores que jogou com ele falou: -“Sem dúvida, foi Tostão e Dirceu Lopes, como jogavam fácil” – completou.  Sempre achou o Atlético Mineiro um adversário chato de enfrentar. Sua maior emoção em campo foi no jogo em que fez o primeiro gol à noite no Mineirão; o jogo foi contra o Santos e a seleção mineira venceu por 2 a 1; os gols do jogo foram de Valtinho, Dirceu Lopes e Pelé. Um dia ruim na carreira foi o dia em que encerrou a carreira: - “Baixou aquela tristeza”. Disse. Sobre o melhor time que jogou foi claro, encheu o peito e disse que foi o seu Uberaba SC e a Seleção Mineira por várias vezes. Se não tivesse sido jogador profissional, poderia ter sido um militar. Seu gol mais importante foi naqueles 2 a 1 contra o Santos, no Mineirão. Acredita que a vaidade no futebol prejudica muito, atrapalhando qualquer projeto. Fala que seus clubes de coração são: Uberaba SC, Santos, América e Fluminense. Quando jogava, Valtinho espelhava em três craques: Tati, Pelé e Garrincha. Na sua carreira fala que o maior momento emocional foi na convocação para jogar na Seleção Mineira. Comparando o futebol do seu tempo com o dos dias de hoje, diz que o do seu tempo era de muita qualidade técnica. Hoje é físico, tático, correria, que acaba com aquilo que todos sonham em ver um futebol solto e com a classe, como antigamente. Fala que “Maria Chuteira” daquela época e as de hoje são de interesse em cada atleta. Valtinho aponta apenas três de seus ídolos: Pelé, Garrincha e Tostão. Sua paixão no mundo da bola é dividida em quatro clubes: Uberaba, Santos, Fluminense e América. Nos dias de hoje é um cidadão comum e curte a merecida aposentadoria. Vive feliz com a esposa Joana Darc e na memoria tem o filho Amauri. Sobre ter ganho dinheiro jogando futebol, disse que ganhou, mas nunca comparado com o de hoje. O craque de bola Valtinho Gulart jogou pelo Independente, Uberaba, América/BH e Seleção Mineira. Uma pequena e não produtiva passagem pelo Nacional (não gostei, principalmente quando tive que jogar contra o meu USC). Para finalizar, Valtinho disse que o importante é conservar as amizades e o renascer do Uberaba SC. Recordar é viver, como é bom lembrar de você.

       

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto             0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme      Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

 CANELADAS

Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora porquê?

---Logo agora que eu sonhava com o peixe.

--- Então pode continuar dormindo, você não moqueca é um munheca...

 Makarrão e David Augusto conversam:

David, acho que o Karrapixo joga a mesma bola que quando atuava no Conquistinha.

--- A mesma coisa. Nunca jogou...

  

 Karrapixo não aguenta e fala sobre os árbitros:

--- Sorte dos árbitros de futebol é que eles têm duas mães. Uma vai para o campo. Agora, verdadeira fica em casa...  

 Depois da arrancada do Vasco da Gama no Brasileirão, Edinho Makarrão bate no peito e fala:

--- Se fores vascaíno, Deus te abençoe, se não fores, Deus te perdoe.  

 ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO:  41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

 BOLA DE MEIA

Na Copa América entre as quatro seleções que se classificaram para as semifinais, Canadá é o “patinho feio”. Mesmo sabendo que o futebol é cheio de surpresas, não tem a mínima chance de os canadenses passar para a final. Agora, as Seleções da Argentina, Colômbia e Uruguai dividem as possibilidades de uma delas ser a campeã. Sem dúvida, no momento, são as qualificadas da América do Sul.

A eliminação da Seleção Brasileira, não foi surpresa. Durante os noventas minutos o jogo foi praticamente igual e oportunidades foram desperdiçadas. Agora, nos pênaltis ainda temos que aprender bater com segurança. Precisamos ter uma seleção definida para jogar qualquer competição. As escolhas foram restritas com isso...

Pelo modulo II do Mineiro, mesmo faltando quatro rodadas, acredito que as possibilidades de o Valerio chegar à final não existem mais. Foram duas partidas e duas derrotas. Mamoré, URT, North, Aymorés e quem sabe o Betim, são fortes candidatos. Gostaria de ver URT e Mamoré na final. Patos de Minas vira festa.

O Brasileirão não está fácil não. No G4, a pontuação tem diferença de um ponto, qualquer vacilo os lugares são tomados. Flamengo é líder, mas na sua cola estão Botafogo, Palmeiras, São Paulo e até mesmo o Bahia. No sábado o Cuiabá não deixou o Flamengo disparar, isso mostra o equilíbrio da competição. Time grande tem jogar com tudo, do contrario é surpreendido.

Agora vem a surpreendente zona do rebaixamento, e por incrível que pareça e sem explicação, como pode ter Corinthians, que foi campeão do mundo; Grêmio, outro clube que já levantou o troféu mundial e o bom time do Fluminense, que ano passado foi o campeão da Libertadores, está em uma situação como essa? Existem varias explicações: como a fase ruim, problemas administrativos e outras desculpas.

 A encrenca da semana está girando em torno da agressão do presidente do Corinthians em cima de um torcedor do Cruzeiro, que levou um soco no rosto. Bom, acho violência um absurdo, falta de controle emocional. Agora, o presidente nervoso com mais uma derrota do seu clube que fixou mais ainda na zona de rebaixamento, não deveria ser molestado com a gozação. Uma coisa gera a outra.

Pela semifinal da Copa América, esta noite a favorita Argentina enfrenta o Canadá, que deve correr mais que o normal, isso para parar o time do Messi, certamente não vai acontecer, pois os argentinos estão bem a frente, com futebol envolvente. Amanhã é dia do jogaço de bola entre Colômbia encarando o Uruguai. Jogo sem favoritismo, as duas forças se equivalem. Nessa o “bicho vai pegar”.  

 A decima sexta rodada do Brasileirão tem, nesta quarta e quinta-feira jogos que podem mexer com o G4 e atingir o G6. Grêmio em busca da recuperação pega o Cruzeiro. O Corinthians, mais fraco do que o chá que a vovó prepara vai a São Januário encarar a boa fase do Vasco. Em Goiânia o Atlético recebe o Palmeiras.

Criciúma precisa da vitória diante do Fluminense; este jogo vai ser bem disputado, o tricolor vai ter de superar. Em busca de apagar a má fase, o Atlético espera pelo bom time do São Paulo que vem crescendo na competição. No Maracanã o Flamengo não vai ter moleza diante do Fortaleza. Nessa se o time de Tite bobear pode até perder a liderança. Tite tem de pedir aos seus jogadores mais vontade nos desarmes.

 Parabéns aos Juniores do Vila Nova pelo título conquistado no domingo em partida contra o Campo Florido. A goleada mostrou todo seu poderio e fechou a participação com conquista inédita. Vitor Bernardes e seus atletas superaram e garantiram a boa fase de um time bem montado e organizado. Foi o melhor da competição. No Máster “B”, Mogiana e PSG foram goleados. No Pré-Mirim, os visitantes foram vencedores e decidem, em casa, a vaga para semifinal.

Quem imaginou que o Nacional estava mais parado do que poste, se enganou completamente. Além das reformas no JK, 15 jogadores já acertados com o clube devem se apresentar ao técnico Rafinha Borges, isso dos dias 15 a 22 de deste mês. É pensamento do clube contar com cinco jogadores da categoria amador e de alguns jogadores da base. Com isso, 15 profissionais já estão com contratos praticamente assinados. O Elefante começa a mostrar a sua cara.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por