NO BICO DA CHANCA

O predestinado Caldeira profetizou que jogaria no Flaamengo e brilhou como ponta esquerda do Mengão

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 23/04/2025 às 23:17
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

A coluna de hoje cheia de entusiasmo, mais uma vez fala de amigo de infância que se deu bem no futebol. Mas a foto que veio parar nas minhas mãos foi de um outro amigo da mesma data que vivíamos batendo aquela bolinha no campo do “Pega Bezerro”, nas ruas e até mesmo na praça Carlos Gomes. O amigo Limão não soube explicar como a foto chegou pra ele. Me procurou e perguntou se eu sabia da foto. – “Claro que não, nunca tinha visto a foto do amigo Leonardo na Portuguesa de Desportos, mas sim, No Democrata de Sete Lagoas, América e Flamengo. No Atlético, quem passava noticias o amigo e craque de bola era o Normandes”. Agora o nosso amigo Limão não sabe como essa foto veio parar nas suas mãos. “Será que está caducando”? Mas o importante é lembrar do amigo de infância que falava que um dia chegaria a jogar no Flamengo e não deu outra: foi o ponta esquerda do nosso time, momentos que torci como nunca pelo sucesso do Leonardo Augusto Caldeira, que teve uma vida simples em Uberaba, no Bairro Estados Unidos todos gostavam dele. Nessa foto que fiquei feliz ao vê-la, ele está com o preparador físico Wilson Bugarib e com o auxiliar técnico Brandãozinho. Segundo informações época em que Caldeira tinha seus 18 para 19 anos.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

 Lembro muito bem que notícias chegavam que ele treinava na Portuguesa e seu espaço estava bem próximo. Ele chegou a jogar com Ratinho, Leivinha, Ivair e Caldeira; já imaginaram o tamanho da responsabilidade? Só voltei a ver meu amigo em 1967, quando veio jogar contra Nacional, Uberaba SC e Independente. Os jogos foram em duas quartas-feiras e um domingo nessa época jogava pelo Democrata de Sete Lagoas e completava o ataque com Vaguinho, Alirio e Caldeira. Foi aquela festa, e na oportunidade confessou que seu sonho era o de chegar ao Flamengo. Ano seguinte, ainda pelo campeonato mineiro veio jogar com o América, o famoso Coelho da capital mineira. Depois dessa passagem o treinador Yustrich estava no Atlético e mesmo com Tião na ponta esquerda, pediu a contratação do Caldeira. Na verdade, eu não o vi jogar pelo Atlético, mas nas contusões do Tião que era muito bom ele chegou a jogar. Depois o Yustrich foi para o Flamengo, olhou para trás e pensou: - “Estou esquecendo algo”. Claro que era o moço que batia forte com a perna esquerda e era louco para jogar contra o Botafogo. Mas o impressionante, com seus 13 anos, trabalhava no Bazar São Geraldo e entregava calçados para os fregueses, mas em um certo domingo, o Botafogo com Garrincha e tudo goleou o Flamengo, na segunda-feira veio a gozação; no momento ele ajoelhou, e jurou que vingaria tudo isso; precisamente bater no Botafogo no Maracanã. Todos riram, imaginando a impossibilidade de ele jogar no Flamengo. O tempo passou, mas esse dia chegou, e ele teve o prazer de marcar o segundo gol do Mengão na vitória de 2 a 1 sobre o Fogão. Incrível, mas a promessa acabou sendo realizada e com ela muita alegria. Infelizmente perdemos nosso amigo, que nos deu muita alegria, na amizade e bola. Muitas saudades meu amigo; quando falo sobre você é com muita alegria, isso na amizade na época de criança, na adolescência e torcendo pelo seu sucesso como craque de bola. Cara, você foi sucesso, algo incrível. Recordar é viver, como é bom lembrar de você.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme

Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que sonhava que ensinava o Makarrão a fazer omelete com ovo de páscoa

--- Sonha meu amigo. Frita dois pra gente...

É cada uma, mas essa não.

--- Karrapixo, no dia de Tiradentes você lembra de quem?

--- Do Volante, que jogou no IAC, um dia arrancou dois dentes meus...

Fazer o que né:

--- Makarrão, desde quando você se tornou vegetariano?

--- Desde quando o açougueiro não quis mais vender fiado.

Associação dos genros sacanas criou 10 frases, só para sogras:

1º- Pior do que coice de burro, só praga de sogra. 2º- Olhe para a sua sogra como se fosse uma estrela no céu: bem longe, 3º- Sogra, milho e feijão, só debaixo do chão. 4º- Adoro a sogra da minha mulher. 5º- Passei a gostar da minha sogra depois que ela sofreu um afogamento. 6º- A pior formiga do jardim da minha vida é minha sogra. 7º- Casei com a cunhada para economizara sogra. 8º- A sogra, por mais leve que seja, é carga pesada, 8º- Sogra não é parente, é castigo. 10º- Fui enganar o diabo, ele logo percebeu. Fui enganar minha sogra, o enganado fui eu...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Jogando uma bolinha mequetrefe, o Flamengo ficou no empate com a LDU Quito. Todos reclamaram da altitude, não vou desviar o assunto, mas o Flamengo precisa de jogar um pouco mais, principalmente o seu ataque que não vem jogando nada. Além do mais, quase que no final da partida toma um gol de cabeça. Tem de rever situações.

Vasco foi outro, que mesmo jogando em casa não conseguiu fazer bom jogo e ficou no zero com o Lanus: empate em casa não é nada bom. Por falar em empate, o Internacional foi outro que ficou no empate. No Beira Rio não conseguiu vencer o Nacional, aliás, teve que correr muito para não perder a partida.

Ontem, pela Sul Americana tivemos Union Spanola recebendo o Fluminense, sei não, mas acho que deu Fluminense. Caracas encarou o Atlético/MG. Hoje, mais quatro brasileiros estarão em ação. Dois jogando fora e dois em casa. Grêmio de Mano Meneses visita o Godoy Cruz e o Cruzeiro vai com tudo pra cima do Palestino.

Corinthians joga na Arena contra o Racing; já vou adiantar: o Timão vai ter que jogar mais do que sabe para conseguir um resultado que pode deixar a sua torcida feliz. Acho que vai aquela “parada”. No “Barradão”, o Vitória encara o Cerro Largo. Olha, na verdade, não tem jogo fácil. Aqui ou lá põe dificuldades nisso.

Pela Libertadores, três clubes brasileiros saem para jogar fora. São Paulo foi em busca de uma vitória contra o Libertad: jogo difícil. Estudiantes recebeu o Botafogo, que precisava de jogar muita bola para conquistar um espaço na próxima fase. O Fortaleza jogou contra Bucaramanga; nome e jogo complicado. É o que esperamos.

Hoje tem os duelos entre Bolivar esperando pelo Palmeiras, jogo que acredito, mais uma vez na vitória do time comandado pelo Abel Ferreira, que atravessa ótima fase e joga em busca do sucesso. Na “Fonte Nova”, o Bahia que está bem na competição joga contra o Atlético Nacono. Libertadores não tem moleza.

Na verdade, menos o Palmeiras, os outros clubes que estão no Sul Americana e Libertadores não vem se destacando como das outras vezes. Mas pela força e futebol que tem acredito que todos vão se dar bem e passam pela fase de grupos. Só que devem jogar mais bola e encarar os adversários com mais vontade e mais futebol.

Uma escalação que se repetiu foi a do Colorado. Na sexta-feira contra o Sub 20 Fernando entrou com Giovanni; Douglas Dias, Vinicius, Felipe e Gustavo; Bruninho; Felipe Werley e Esquerdinha; Guilherme Macedo e Marcos Kaick, ela foi repetida no jogo-treino contra o Uberlândia, mas houve mudanças e praticamente todos foram substituídos. Agora, o lado bom da situação é que a escalação vem correspondendo.

Da mesma forma, mas com poucas informações, o Sub 20 que vai ter forte e complicado caminho pela frente também sua escalação, mas o técnico Carioca ainda não chegou a definir o time que começa o campeonato, pois o nível da moçada vem crescendo a cada dia, isso da um pouco mais de tranquilidade ao grupo.

Na verdade, o torcedor não vê a hora de ver o Uberaba SC em campo. A Torcida Organizada Furacão Colorado anda trabalhando e fazendo planos para curtir o Zebu na segunda rodada do campeonato, inclusive, sábado, na sua sede tem ensaio da famosa torcida com R$ 50 você tem cerveja a vontade. Coisa linda e cheia de felicidades.

Programado para sábado. o Sub 20 do Colorado enfrenta profissional que vai ter mais um teste. O técnico Fernando Mariano; vai tirar proveito. Pois os jogos-treinos com a base sempre tem aquele calor especial. Portanto, as duas formações estarão em ação, isso na busca de treinamentos para solucionar o que vem por aí.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por