NO BICO DA CHANCA

O nosso glorioso Fabrício teve pelos atletas no tênis de mesa e que fazia desafios públicos

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 16/05/2025 às 21:28
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

(FotoDivulgação)

Não me canso de falar sobre os nossos clubes do futebol amador. Seja em qualquer categoria a coluna se mostra toda feliz por lembrar os atletas e comentar sobre o futebol de cada um. Hoje, por exemplo, o Esporte Clube Fabricio está na pauta. O Grená da rua Vital de Negreiros que completa 82 anos de vida e com histórias pitorescas, aquela que tem bolinha, mas não envolve o futebol. Tenho certeza de que uma boa porcentagem dos Fabricianos não sabe que no ano de 1943, o clube tinha uma parte de seu esporte ligado ao ping-pong. Na época o jornal “Lavoura e Comercio”, fez uma matéria que dizia: -“O E.C. Fabricio, popular e simpático clube do bairro que lhe empresta o nome cuida com carinho não somente de sua secção de futebol, como também de outros esportes, principalmente os de salão. O ping-pong é praticado com entusiasmo pelos fabricianos, que contam atualmente com um “five” de respeito. Desejando medir forças com as outras turmas da cidade, a diretoria do Fabricio nos enviou, ontem, o seguinte oficio: - “Senhor redator. De ordem do senhor presidente, venho solicitar a fineza de, por intermédio de “Lavoura e Comercio”, lançar um desafio a qualquer quinteto de ping-pong desta cidade, sendo que só aceitaremos jogos para depois do dia 31, pois nesse dia enfrentaremos o “scrateh” da cidade organizado por João de Melo”. Para esse jogo as turmas serão estas: Scrateh: Melo, Pipa, Pio, Heli e Juriti. Fabricio: Walter, Rubens, Tino, Tetinha e Troncoso. Esperando ser atendido, subscrevo-me atenciosamente. Pelo EC Fabricio, Roberto Troncoso, secretário”. Foi um acontecimento fantástico, essa de lembrar do ping-pong. Hoje o estádio “Glayer Leite”, reformado e cheio de vida recebe o bom futebol de todas categorias, mas por ali já passaram grandes craques do nosso futebol. Poucas pessoas vão lembrar que o Caetano Blancato que sempre deu a vida pelo clube já foi goleiro, olha pegava bem. Juntamente com Nardão, trabalharam muito na base do clube e vários jogadores viraram “homem” e jogadores profissionais.

(Foto/Arquivo Pessoal)

 Tinha um goleiro que se chamava Julião goleiro da melhor qualidade e quanto tinha um pênalti a favor, ele cobrava de letra. Sensacional. Ticrila, Chiquinho sempre infernizavam a vida dos adversários, principalmente no clássico com o Independente. Lula foi um centro avante trombador, más fazia seus gols. Depois foi trabalhar com Caetano, isso nos treinamentos da moçada. Hoje, aos 82 anos, a vida do Fabricio melhorou da água para o vinho. Estádio confortável, mas a fachada está lá, isso para dar aquele charme. O lado positivo de toda situação, é a de que todos, desde a época da fundação trabalham com amor ao clube e tudo continua como antes. Diretória séria e comprometida. Um grupo bom, que ainda vai levar o Grená em buscas mais amplas. Sua torcida tem crescido e buscando o melhor para o clube. Quem jogou no Fabricio, como o Fernando Tomain está sempre no local; não vou citar nomes, porque são vários heróis como o inesquecível Tchainha. Tem muitos garotos na busca do amanhã cheio de sucesso. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês. Parabéns!

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que sonhava com a feijoada do Fabricio e beijava o beiço do porco.

--- Sonha, porque é muito amor pela comida.

Orientação do técnico, que gritava na beirada do gramado:

--- Não inventa, faz o “arroz com feijão”!

--- Sei fazer isso não, professor.

Perguntaram ao Karrapixo:

--- Qual o maior medo dos jogadores estrangeiros atuarem nos times da Ucrania?

--- É de bater a cabeça e sofrer um traumatismo UCRANIANO...

Tem que aprender mesmo.

Tem jogador do Uberaba SC que vai fazer curso de “pai-de-santo”

--- Ótimo. Só assim para começar a acertar alguns passes.

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Patrocinense, próximo adversário do Uberaba SC venceu fora de casa e chegou a terceira colocação da chave “A”. Acredito que vai ter muitas viradas, pois tem algum equilíbrio. Pelo que vi, até agora, só mesmo a URT mostrou um futebol mais organizado, mas no decorrer, o equilíbrio vai tomar conta dos jogos.

Pela Sul Americana os brasileiros se deram bem, marcaram pontos e subiram na tabela. Corinthians, foi viu fez o placar e venceu o Racing. O timão não jogou bem, mas o importante foi a vitória. Da mesma forma, só que jogando em casa, Arena MRV o Atlético marcou 3 a 1 no Caracas e jogou bem.

Na Libertadores, também os brasileiros dominaram a quinta-feira. Palmeiras, jogando com tranquilidade bateu no Bolivar e se garantiu na ponta do seu Grupo. Até mesmo, o Internacional, jogando como visitante venceu o Nacional e chegou ao topo. Agora, no Maracanã, o Flamengo precisava vencer com pelo menos dois gols de diferença, conseguiu e chegou na segunda colocação do grupo. Tem que vencer outro jogo.

Brasileirão “B”, Ferroviária e Avaí ficaram no empate em um tento. Ontem a Chapecoense encarou o Cuiabá. Hoje é dia Operário duelar com o Botafogo/RP. Parada vai ser o jogo entre Vila Nova brigando sempre pela ponta da tabela recebendo o Athletico/PR. Athletic Club, recuperado, recebe o Novorizontino. Bons jogos.

No domingo, em Goiânia, tem Atlético/GO recebendo o Remo. O CRB que precisa dar aquela “arribada”, joga em casa com o Criciúma. Payssandu encara o Goiás. Na sequência, Volta Redonda joga contra o Amazonas. Fechando a rodada é a vez do Coritiba jogar contra o América/MG.

A Serie “A”, está cheia de jogaços e clássicos em São Paulo; Minas, Bahia e Rio de Janeiro. Tudo começa com o duelo entre Ceará jogando contra o Sport; Vasco recebendo o forte Fortaleza. São Paulo recebe o Grêmio. Amanhã, domingo, tem Corinthians duelando contra o Santos. Em Caxias, o Juventude enfrenta o bom time do Fluminense. Para saber o que a baiana tem; o Bahia recepciona o Vitória. Jogão.

Seguindo tem o Bragantino que vem jogando aquela bola redondinha recebendo o Palmeiras, time que vem passando o “rodo” nos adversários. Flamengo querendo apagar o Fogo é o duelo que promete ser sensacional e vai ser vivido no Maracanã. No Sul, Internacional joga contra o Mirassol. No Mineirão tem o clássico de todos os mineiros. Rapo-Galo promete ser da melhor qualidade. Vai ser sensacional.

Os jogos promovidos pela Liga Uberabense de Futebol prometem esquentar o final de semana. Além do Master “A” que começa a ser decidido com excelente rodada da semifinal. Tem o jogo de ida da final do Infantil. E começa o Sênior, festa da veiarada. Pré-Mirim, festa das famílias. E o Amador “B”, na briga para sair debaixo.

Amanhã começa a quarta rodada do modulo II, que ao meu ver é o mais difícil de todos, pois o equilíbrio faz parte das montagens e treinamentos dos clubes. Caldense encara o Varginha; Valério recebe o North Esporte. Na segunda-feira o Nacional encara o Ipatinga. Democrata recebe o Guarani. Tem o grande clássico do “milho” entre Mamoré recebendo não como visitante: a URT.

Já não era muito “católica”, mas depois que Ednaldo Rodrigues assumiu a CBF, virou uma coisa que não dá certo para o esporte. Nossa seleção não consegue se dar bem; nomes são pessimamente escolhidos. Não gosto de técnico estrangeiro na nossa seleção, mas com Carlo Ancelloti, que já foi contratado, pode ser que vai dar certo. Quanto ao Ednaldo que teve seu mandato cassado... Tchau.

O Colorado vai ter um começo de semana super quente e com a visão de realizar bons jogos. Amanhã, domingo, o Sub 20 estreia no campeonato mineiro da primeira divisão contra o Villa Real. A partida vai ser na cidade de Machado. A delegação viaja hoje. Segundo o técnico Carioca a equipe está preparada e concentrada para a partida.

Na segunda-feira o profissional que tem projeto de melhoras, com uma formação e maneira de jogar ser convincente e se dar bem no difícil jogo contra a Patrocinense, na cidade de Patrocinio. É uma partida que a vitória vai fortalecer muito; depois começam as buscas pelo objetivo. Wallace Lemos pegou o barco andando, mas com o motor desligado e sem combustível. É acertar a situação para dar alegria a sua grande e fiel torcida. Dos Santos e Tiaguinho podem estrear na segunda-feira. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por