NO BICO DA CHANCA

O Naça de 1974

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 16/12/2022 às 17:32Atualizado em 26/12/2022 às 23:01
Compartilhar

  TOQUE DE PRIMEIRA

A coluna de hoje mostra uma foto de um time montado pelo Nacional em 1974, dois anos após a inauguração do Uberabão. Foi um time de alto nível, que fez grandes partidas e pelo menos seis jogadores da base ganharam a oportunidade de jogar no profissional, além do mais, alguns foram negociados com gigantes do futebol brasileiro. Foi deste time para frente que começou a surgir a torcida “Mão Preta”, pois valia a pena ficar no sol para ver esses atletas em campo. O goleiro Ernani foi várias vezes selecionado na base, depois ganhou a titularidade. Antes de jogar no Uberaba SC, foi para o Mixto de Cuiabá, jogou o Brasileiro e foi campeão estadual. Hoje é empresário. Universo se despontou no Nacional e depois foi jogar no Uberaba SC, onde seguindo seus estudos se formou em Odontologia. O zagueiro Marquinho foi sucesso absoluto; jogava muita bola e foi em uma transação envolvendo troca de jogadores e uma quantia em dinheiro, que o zagueiro foi jogar no Colorado. Depois da camisa vermelha, ele vestiu a estrelada do Cruzeiro e a verde do Palmeiras. João Eduardo, bom moço e bom de bola, ficou por aqui mesmo. Abriu um comércio e trabalhou muito. Carlinhos, o moço vindo da Usina Junqueira, só serviu o Nacional e alguns clubes do interior paulista. O mesmo aconteceu com outro lateral Plinio. Como massagista, Ronaldo foi competente e trabalhou em vários clubes. O ataque começa com o nosso amigo Rubão, que começou no Juvenil, ganhou espaço na equipe principal e depois foi jogar no Vasco da Gama e em outros clubes da América do Sul. O rapaz jogava muita bola. O meio-campista Zanata jogou apenas no Nacional e estudou Odontologia e, depois de formado, foi ganhar a vida em São Paulo. De volta para a terrinha, tentou ser empresário de futebol, parece que não foi aquilo que esperava, agora, abriu um comércio que vem fazendo sucesso, mas continua fazendo suas “peladas”. Gastão o centroavante rompedor. Na verdade, foi um verdadeiro artilheir corria muito e disputava o jogo palmo a palmo. Formou-se em Engenharia e vive em São Paulo e ainda bate uma bolinha com os superveteranos do Tricolor. Agora, o meio-campista Zandonaide dispensa comentários. Sempre jogou um futebol de alta qualidade. Brilhou no Nacional, isso desde a base. Foi para o Vasco da Gama e decidiu um título carioca contra o Flamengo. Depois foi jogar no exterior. Nos dias de hoje tem um comércio e bate aquele tênis, e com categoria. Fechando com Gerenildo, ponta esquerda de verdade, daqueles que jogava aberto, rápido e cruzava bem. Uma equipe que tinha outros bons jogadores, que honraram a camisa do Elefante. Na verdade, quando se encontram, a emoção toma conta. História verdadeira que só o mundo da bola pode oferecer. Deste pessoal, acredito que tem pouco vivos, mas a verdadeira história foi bem escrita, não morre.

Na foto, o time do Nacional de 1974

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WastsZap 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetros. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

De um torcedor da Argentina sobre a decisão do Mundial, amanhã, no Catar:

--- Clássico é um jogo imprevisível. A gente nunca sabe de quanto o melhor vai ganhar.

Vem o Makarrão e fala:

--- Depois não vem dizer que foi o Escargot....

E o Karrapixo afirma com toda com certeza:

--- Paraquedas é o meio de transporte que quando enguiça você chega mais rápido...

Papo entre cartolas da CBF e da Conmebol:

--- Diga sempre a verdade, mesmo que tenha que mentir um pouquinho...

No restaurante japonês, o Karrapixo pede:

--- Garçom um Sushi.

--- É para comer ou para postar no Instagram?

--- Pra postar no Instagram. Se fosse para comer, eu pediria uma coxinha, que é muito mais barato...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Podem ter certeza, a Croácia vai passar um aperto daqueles no jogo valendo o terceiro lugar. O time do Marrocos corre mais do que notícia ruim. Acredito que o time de Modric vai perder a partida. Posso estar enganado, mas tudo aponta para os africanos.

Desta feita, o Palmeiras deitou e rolou com negócio fechado com o Real Madrid. R$ 198 mi fixos e mais metas é o que o Verdão vai embolsar com negócio feito com o garoto Endrick. É muito dinheiro. Todos os clubes têm que trabalhar bem a sua base. É lucro.

Trairagem no futebol é o que mais existe. Essa do Vitor Pereira para cima do Corinthians foi lastimável. Colocou a família no meio da confusão e acabou acertando com o Flamengo. Não custa nada dizer a verdade. Isso pode acabar mal. É só não render.

De entregador de pizza a seleção da França. O volante francês Fofana, até cinco anos atrás, era entregador de pizza e pensava em estudar, pois no futebol as coisas estavam complicadas. Apareceu a oportunidade, e ele está na final do Mundial. Sorte.

Vasco está com a nota. O clube da Cruz de Malta pagou caro para ter o atacante Pedro Raul, vice-artilheiro do Brasileirão. Em minha opinião a contratação ficou de bom tamanho. Pedro Raul sabe jogar fora e dentro da área. O time da Colina acertou.

O Mundial de Clubes vai ser mesmo no Marrocos. A Fifa e Conmebol decidiram, na quinta-feira. O clube Al-Ahly, vice-campeão do Egito, vai estar nessa. Flamengo e Real Madrid entram na semifinal. O torneio vai ser de 01 a 11 de fevereiro. Muito bom.

Flamengo terá Agadir e Marrakech como possíveis sedes do Mundial. Os locais são os mesmo de 2013, onde o Bayern de Munique foi o campeão. Acredito que o Flamengo vai precisar de pelo menos três reforços de peso. Não é fácil chegar à final e vencer.

Na próxima semana, a Liga Uberabense de Futebol/Funel vai homenagear os melhores do futebol amador de 2022. Seleção, craque e destaques como melhor treinador, melhor árbitro. O evento vai ser no Uberaba Tênis Clube. Boa pedida.

Hoje à tarde tem a decisão do Máster, entre Fabrício e Bonsucesso. Vai ser um jogo em alto estilo, pois as duas equipes são de primeira linha. O BAC, do Toninho Martins, joga pelo empate. Na preliminar, Fabrício e Igarapava decidem o Super Sênior. Ótimo.

O domingo tem mais decisões. E tudo começa às 08h, no Uberabão, com Mirim, entre Independente x Bom Retiro. Primeiro jogo deu empate. Na partida de fundo, Nacional e Atlético jogam pelo do Juvenil. Na primeira partida deu Nacional. Mas acredito que não tem nada decidido. Vai ser um jogão de bola.

Quem vai ficar com o troféu de campeão mundial? América do Sul ou Europa? A partida entre Argentina e França tem tudo para ficar marcada como um jogo, que pode ser inesquecível para os desportistas de todo planeta. Sem favorito, mas, na verdade, quem dormir no ponto, vai acordar com um tremendo pesadelo. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatzapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por