NO BICO DA CHANCA

O Independente de 63 e 64 dava aula de jogar futebol

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 13/09/2024 às 21:44
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna mostra uma foto bem velhinha e da época que o futebol era de qualidade técnica da melhor qualidade. Vamos falar do Independente de 63/64, onde jogava uma bola redondinha que dava gosto de ver os jogos. No “Antônio Dal Sechi”, onde o “Azulão do Bairro Yanque” dava aulas de jogar futebol, e nessa formação tinha quatro jogadores do Uberaba SC que foram emprestados ao time cadete, aliás, a amizade entre eles sempre foi de respeito e carinho, mas quando se defrontavam, dentro de campo não tinha essa de dar moleza: “era aquela de pisar no calo”. Isso sempre levou o Independente em outro patamar, que ficou em definitivo com alguns jogadores e ganhou boa quantia em dinheiro, principalmente com Sapucaia. Pena que a foto está um pouco “derrubada”, não sei se vai dar para figurar bem as pessoas que fazem parte dela. Tudo começa com aquele monstro da zaga central e as vezes batia aquela bola na lateral, isso para fechar o setor; este moço é o Jarbas Cury, que hoje está morando no céu. Vem Normandes que tinha acabado de deixar o Nacional, magrinho, mas jogava uma bola incrível e foi fortalecendo, melhorou a parte física e principalmente o futebol, com isso foi parar no Atlético e rendeu ótimo grana para o time Cadete. Normandes gostava de dar chapéus e muitos craques adversários saiam de campo com aquele “sombreiro”. Elpídio, outro monstro da bola. O capixaba dava show de como jogar; o cara não dava um chutão: dominava a redondinha e entregava para o companheiro, isso sem fazer força. Foi craque de bola. Vem o meio campista Nena, que dava aula no meio de campo. O cara foi bom mesmo: desarmava, construía as jogadas e além do mais estudava odontologia. Marcenal sempre foi jogador de verdade, vivia com o que ganhava jogando futebol. Foi outro que veio do Uberaba SC; chegou e ficou. atuava no meio-campo, mas foi deslocado para a lateral esquerda. Netinho fecha o setor dos que estão em pé. Netinho chegou de Conquista e foi titular do Independente e até mesmo no Nacional. Foi goleiro que não tinha firula, mas se postava bem com a sua boa colocação. Jarbas Cury o apelidou de goleiro “motorista de Kombi”, tinha os braços curtos. Agachados tem o Walmir, massagista. Depois vem o Sapucaia, craque de bola, que jogava na direita e fazia muitos gols, foi um verdadeiro artilheiro. Ao seu lado Cunha, sabia jogar, ajudava o meio campo e ajudava muito no ataque e tinha jogada mortal com Sapuca. Perigo, era lento, mas tinha um chute muito forte. Dedé, outro que jogava muita bola, inclusive foi jogar no Botafogo Carioca, época que o Fogão tinha Garrincha, Didi, Quarentinha e Nilton Santos. Vejam só o nível do cara. Fechando a linha de craques, vem o Zé Humberto, que além de jogar muita bola, tinha uns dribles fantásticos. Foi sensacional, acabou indo jogar no UberabaSC e mais tarde no interior paulista. Sensacional. Pessoal inesquecível. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delacir tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora por que?

--- Logo agora que eu estava dormindo.

--- Pode continuar dormindo.

Karrapixo conversa com o Gasolina:

--- Gasola, o que acontece com o Makarrão, isso quando o Vasco ganha?

--- Ele fica mais feliz do que pinto no lixo!

Papo na beirada do campo do futebol amador, quando um torcedor pergunta ao Maka, sobre seu Atlético/GO que anda perdendo muito:

--- Amigo, meu time tá perdendo muito, o que tem que fazer?

--- A única maneira do seu time perder menos é jogar menos.

Um sujeito chega em casa, encontra sua mulher nos braços de outro, saca o revolver e quando vai atirar, a mulher bronqueia:

--- Não atire! Você tem coragem de matar o pai de seus filhos!

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

A Copa do Brasil, disputada de maneira sensacional, já tem seus semifinalistas e com promessa de grandes jogos. Na quinta-feira o Flamengo voltou a vencer o Bahia. Atlético e São Paulo não passaram do zero, como o Galo tinha carimbado o Tricolor Paulista, o segundo jogo o empate foi do Atlético. Calleri reclamou muito. Os próximos jogos são: Vasco e Atlético e Corinthians e Flamengo.

Ontem o Novorizontino brigou para seguir na liderança, seu adversário foi o Botafogo/RP. Acho que conseguiu. Hoje é a vez do Vila Nova/GO enfrentar o Brusque fora de casa; seguir no G4 é o que o time goiano mais quer. Em casa o Mirassol de Muralha encara o Amazonas, mesmo acreditando no time paulista, o Amazonas vai dar muito trabalho. Coitado do Guarani, acho que vai perder outra.

Amanhã, na Vila Belmiro o Santos tem a oportunidade de chegar na primeira colocação, para isso basta vencer o encrencado América Mineiro. Acredito no Santos, mas não desprezo a qualidade do Coelho. A Serie “B”, além de ser difícil é complicada, a torcida do Peixe quer título, acho que subindo é que interessa.

Hoje tem três jogos pela serie “A”, e partidas que tem números nas pontas de baixo e de cima da tabela. No Z4 tem Atlético/GO e Vitória, quem perder fica mal. Athletico/PR no meio da tabela espera pelo Fortaleza, que está rabiscando a liderança. Depois tem Botafogo, líder, contra o Corinthians tentando escapar da degola. Acredito em jogaço de bola, mesmo porque, o Timão ganhou força.

O domingo é dia do “pau cair a folha” e começa com Bragantino recebendo o Grêmio, nada fácil para os gaúchos. Palmeiras deve deitar e rolar pra cima do Criciúma. Em Caxias do Sul é a vez do Fluminense voltar a passar apertado com o

Juventude: Fluzão melhorou muito. Na “Boa Terra” o Bahia encara o Atlético/MG, este vai ser uma partida que pode dar alegrias aos baianos.

O domingo da bola fecha com mais duas partidas de encher os torcedores de emoção. Cruzeiro bem reforçado espera pelo São Paulo do chorão Galleri. Acredito no Cruzeiro, mas não vou dizer que é favorito. No Rio de Janeiro tem o clássico dos milhões e sem aqueles 6 a 0; isso acabou! Flamengo e Vasco vai lotar o Maracanã, e o jogo vai ser daqueles de mexer com o emocional. Vai ser sensacional.

A terceira rodada da “Segundna” começou ontem e já teve goleada: Coimbra fez 5 a 2 no Social e segue com Inter de Minas e Poços de Caldas. Hoje tem mais quatro jogos: Contagem x América/TO, Guarani pega o Tupynambas, ESSUBE recebe o Paracatu. Este jogo merece toda atenção, pelo que consta as forças se equivalem. O Parque do Sabiá vai receber a comissão técnica do Uberaba SC. Observação.

Agora, para a dor de cabeça aumentar, no nosso amador, amanhã, no “Alfredão”, ou seja, no estádio “Nanazão”, tem nada mais, nada menos do que Beira Rio enfrentando o Fabricio. Uma vitória grená, o assunto fica encerrado. Caso o Beira Rio vença, a última rodada, com Beira Rio enfrentando o Bom Retiro e o Fabricio recebendo o Barcelona. Não basta só rezar, o pessoal vai ter que jogar muita bola.

Com dois jogadores aos cuidados médicos: Cristian e Fogaça e um suspenso, é o caso de Franklin, Nei Silva procura os substitutos a altura para encaixar a escalação para o jogo em Araguari. Uma vitória é de suma importância, pois pontos fora de casa faz a soma ter uma crescente melhor e mais produtiva na Taboada. Então é chegar por lá e vencer. O adversário do Nacional tem a estreia do técnico Maisena.

Este jogo do Nacional é de suma importância, todos sabem disso. Enquanto o Elefante busca a vitória o pessoal do USC fica na vigia do jogo em Araguari e principalmente no Parque do Sabiá”, mas não vai esquecer do importante jogo no Uberabão, onde o Sub 20, na semifinal enfrenta Villa Real. As categorias Sub 17 e 15 estarão em ação contra o Minas Boca. É fazer o cerco.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por