NO BICO DA CHANCA

Coluna de hoje fala sobre talento de pai para filhos: Nenzim, Ivaldo e Nivaldo

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Ticha
Publicado em 17/08/2023 às 09:58Atualizado em 18/08/2023 às 18:44
Compartilhar
Este é Nivaldo, craque de bola e irmão do Ivaldo (Foto/Acervo Pessoal)

Este é Nivaldo, craque de bola e irmão do Ivaldo (Foto/Acervo Pessoal)

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje é o dia da coluna falar sobre pai e filho, pessoas que admiro muito. Inclusive, o pai já correu atrás de mim; queria me acertar, mas, na época, fui bem rápido e me safei. Ivaldo Bernardino de Oliveira Junior, nosso goleiro, que nasceu em 15 de novembro de 1968, é filho da fera Ivaldo, o famoso Nenzim, e Marleny, conhecida como Tuninha. Ivaldo disse que começou a gostar de futebol assistindo à televisão, vendo os goleiros pulando nas bolas e fazendo lindas defesas. Daí, não pensou duas vezes e foi jogar no gol. Sua primeira oportunidade de jogar foi em 1982, no Colégio Estadual Quintiliano Jardim. Nessa época, ele jogava na linha e na ala esquerda de Futsal, mas faltava intimidade com a redondinha, então foi jogar no gol. Isso porque todas as vezes que iam jogar faltava um goleiro, então não tinha alternativa e treinou em casa para aprimorar as defesas.

Nenzinho também foi árbitro de futebol (Foto/Acervo Pessoal)

Nenzinho também foi árbitro de futebol (Foto/Acervo Pessoal)

A infância de Ivaldo foi das mais difíceis; começou a trabalhar com 9 anos de idade, pois tinha que ajudar nas despesas de casa. Foi engraxate, vendia salgados, chup-chup, lavava carros, catava esterco nas ruas para vender. Catava caco de vidro, ferro velho, foi babá de criança, tomava conta da casa do ex-patrão quando a família viajava. Ele diz que Serginho e Joãozinho Sapinho deram aquela força para que Ivaldo jogasse no gol, e os treinamentos eram exaustivos, pois eles treinavam com bola de tênis. Depois do Futsal, ele foi jogar futebol Society e depois no campo normal. No Salão, teve a oportunidade de jogar fora da cidade, mas sua prioridade era trabalhar e ajudar sua mãe. Mas não se arrepende, pois estudou no Colégio José Ferreira e, como se destacou nas quadras, ganhou uma bolsa de estudos e defendia o Colégio nos Jogos Intercolegiais, uma competição que mexia com a cidade.

Perguntado sobre um craque de sua época, Ivaldo apontou o craque Zico. Como mencionei antes, seus melhores treinadores foram Sergio e Ailton Sapinho, que foram responsáveis por tê-lo colocado no gol. Sobre o melhor jogador com quem jogou, ele disse: 'São muitos: Donizete Cabecinha, foi muito bom no futebol Society'. Quando jogava na Chácara do Leão, tinha como adversários chatos de enfrentar, como a Chácara do Ivan Moratelli; do Clodoaldo, Renutre e o forte Cartofonso. Incrivelmente, sua maior emoção foi quando jogou na quadra emborrachada do Jockey Club, fez uma grande partida e foi aplaudido de pé.

O goleiro Ivaldo, da história de hoje (Foto/Acervo Pessoal)

O goleiro Ivaldo, da história de hoje (Foto/Acervo Pessoal)

Agora, um dia ruim foi quando quebrou o tornozelo e ficou um ano sem jogar. Foi muito difícil para Ivaldo ficar afastado das quadras, e ele cita o Dr. Sebastião de Almeida Leitão como responsável por sua recuperação. Fernando Xavier o levava ao hospital todos os dias e não deixava faltar remédios. Recuperado, fez a promessa e cumpriu: por 3 anos, foi a Romaria a pé, o pé inchava, mas conseguiu vencer. Ivaldo nunca foi jogador profissional; gostaria de ter sido odontólogo, mas não tem nada a reclamar. Seu time do coração é o Flamengo. Sempre faminto por bola, quando a carona não passava, pegava um ônibus. Sobre o futebol do passado em comparação com o presente, ele fala da habilidade e da preparação física e tática dos dias atuais. Sua paixão é sua mãe. Ivaldo continua jogando sua bola, mais por distração hoje em dia. Ele ama sua namorada, Rejane Costa. Tem dois filhos: Marcus Vinicius, de 31 anos, e Arthur, de 20 anos. Ele diz que eles são responsáveis por ele nunca desistir. Hoje, é funcionário do Jockey Club, foi contratado como goleiro; é coordenador de futebol e faz tudo com amor e dedicação. É bom frisar que Ivaldo é filho do Nenzim, que jogou futebol amador, principalmente no Miusa, e profissionalmente no Independente. Era daqueles que não dava moleza. Foi ele mesmo que, no treino do IAC, quis me pegar. O homem chegava junto e não dava moleza. No jogo de domingo, acertou o tornozelo de Carlos Alberto, ponta do Uberaba SC. Ficaram amigos. Recordar é viver; como é bom lembrar de você.

Este é Nivaldo, craque de bola e irmão do Ivaldo (Foto/Acervo Pessoal)

Este é Nivaldo, craque de bola e irmão do Ivaldo (Foto/Acervo Pessoal)

 MOTO ZEMA tem a moto dos sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Showroom na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3338-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Certa vez na Conquistinha, Karrapixo venceu um cavalo, um mês depois, o comprador foi reclamar: --- Aquele cavalo que você me vendeu só anda de cabeça baixa, será que está doente? --- Não é doença, não. É de orgulho. É só o senhor acabar de pagar que ele levanta a cabeça.

Makarrão passeia com a namorada por uma loja e fala: --- Nossa! Que quadro feio. --- Calma, querido. É só um espelho...

Motorista é parado em uma blitz: --- O senhor bebeu? --- Claro que bebi, e foi água. --- Engraçado, mas está com cheiro de vinho. --- Milagre! Milagre!

Mais essa do Karrapixo, que chega em uma loja e pede: --- Quero ver uma TV preto e branco. --- Só tem colorida. --- Então me dá uma vermelha...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO, nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. Quarenta anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo com Uberaba.

BOLA DE MEIA

Camisa que o Rei Pelé vestiu na partida contra o USC/73 está sendo leiloada. A melhor oferta fica com o "Manto Sagrado". Basta entrar no site: www.camisadopelé.com.br. Os lances terminam em 23 de outubro de 2023. Boa sorte. Qual é o seu lance?

E no Flamengo segue a saga dos acontecimentos negativos. Infelizmente, agressões físicas e verbais vêm tirando os flamenguistas do prumo. Agora foi a vez de o Gerson entortar o nariz de Varella. Internamente no Flamengo é só socos, nos gramados é só papos. É normal brigas e discussões em um clube, mas no "Ninho" tá demais.

A nona edição do Open acontecerá entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Poderão disputar as modalidades profissionais A, B, C, D, 40+, mista PRO/A, mista B, C, além das categorias sub-14 e sub-18. As regras do torneio estão em conformidade com o regulamento da Confederação Brasileira de Tênis e Beach Tennis (CBT). É no Jockey.

O Jockey Club Uberaba conta com um espaço amplo e preparado para receber os atletas de beach tennis. Desde 2013, quando foi construída a primeira quadra, passamos por diversas expansões e melhorias, sempre pensando no bem-estar do atleta e do associado.

A primeira parte do Brasileiro da Série "A" chegou ao fim. Sem dúvida alguma, o Botafogo mostrou capacidade e bom futebol para liderar com sobras e abrir uma pontuação gigante em relação ao segundo colocado. Pela minha experiência, acredito em título antecipado.

Ontem tivemos o clássico paulista entre São Paulo e Corinthians, que decidiram quem vai fazer a final da Copa do Brasil. O Timão entrou em campo com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 2 a 1. Diferença pequena, mas vale muito em uma decisão.

No Maracanã, o Flamengo, time do "só papo", entrou em campo para garantir uma vantagem de dois gols diante do Grêmio. Acredito que foi um jogão de bola; com o Grêmio partindo pra cima e o Flamengo defendendo. O que esperar do rubro-negro? Situação.

Ainda no Flamengo, a comissão técnica vê o goleiro Rossi em condições de jogar, mas Sampaoli prefere o garoto Matheus Cunha. Tomara que surja mais uma crise neste setor. Na verdade, o Flamengo precisa é de gente habilitada para dirigir seu futebol.

No Uirapuru, estão abertas as inscrições para a corrida e caminhada "Doze Guerreiras". O evento é beneficente. No projeto de reconstrução mamária a "Flor da Pele". Além do cunho solidário e beneficente, a corrida e a caminhada têm o objetivo de chamar atenção da sociedade uberabense e da região.

Segunda-feira, às 19h, tem programa especial do futebol uberabense. É o início da SAF no Uberaba SC. O assunto é de suma importância para o futuro do Colorado. A iniciativa do projeto é de quem "ama" o clube. Então é o momento de recuperar tudo para o USC.

Depois de ter vencido o Ibiá fora de casa e de virada por 2 a 1, o Nacional tem uma semana cheia na sua preparação para jogar o segundo amistoso antes do início do certame. O Elefante vai enfrentar o São Joaquim da Barra, às 15h30, no Uberabão. Momento para o torcedor conhecer os jogadores. Vai perder? TRAVA.

TA CONFECÇÕES: 26 anos de sucesso no mercado brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com a TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe "A". Faça-nos uma visita. TA Confecções é sucesso no mercado brasileiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por