Otimismo não falta ao secretário de Desenvolvimento. Carlos Assis diz que Uberaba...
Otimismo não falta ao secretário de Desenvolvimento. Carlos Assis diz que Uberaba tem todas as chances de criar sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE) já no ano que vem, inclusive por possuir a infra-estrutura necessária, sobretudo em transportes. O projeto, em fase de formatação, será apresentado ainda em dezembro à Comissão Interministerial da ZPE, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento.
Isenção total. Integrarão a ZPE/Uberaba somente os empresários que assumirem o compromisso de destinar 80% da sua produção à exportação. Sobre esse produto eles terão isenção de 100% dos impostos federais e não precisarão, necessariamente, trazer para o Brasil os dólares resultantes das vendas. O dinheiro poderá ficar no exterior, livrando-se da oscilação da moeda. A ZPE está sendo planejada para a área de 2 milhões de m², aberta para a instalação do Inpa.
Quadrilha da pesada. Ao desbaratar no começo do ano quadrilha que praticava furtos pela Internet em Uberaba, a Polícia Federal e o MPF levantaram um rosário de delitos praticados por seus membros. Além dos crimes da esfera federal, a associação criminosa, com ramificação em todo o País, responde, na Justiça Estadual, por roubo, estelionato, corrupção, receptação, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e até envolvimento com o "jogo do bicho". O MPF denunciou 51 pessoas à Justiça Federal.
Mudanças na Igreja. Transferências de padres decididas por dom Roque Oppermann não estão limitadas às noticiadas ontem pela FALANDO SÉRIO. Tem mais. Na antiga Adoração Perpétua – atual Santíssimo Sacramento –, José Rinaldo foi substituído pelo padre Gilberto Araújo, também reitor do Seminário São José. Gilberto assume a paróquia Cristo Bom Pastor/Volta Grande como auxiliar de Alvimar Bhering, ainda enfermo.
Novos párocos. Dom Roque promove também a elevação de administradores a párocos dos padres Eduardo (Delta), Ernani (Frutal), Dario (Ponte Alta), Edson (Prata), Rogério (São José/Uberaba), Júnior (São Geraldo Magela) e Ricardo (Nossa Senhora de Lourdes). Recém-ordenados, Edmar e Manoel assumirão como auxiliares em Campo Florido e Araxá.
O único. Delegado Heli Grilo discorda de abordagens da imprensa citando o Lindoval de Jesus Pereira como "o principal suspeito" do assassinato da universitária Virlânea Augusta de Lima.
Segundo ele, o mestre-de-obras é "o único suspeito".
E não tem dúvidas de ser o ex-namorado da moça o responsável pelo crime.
Mentiras. O policial disse ainda à FALANDO SÉRIO que Lindoval "mentiu muito" na primeira conversa travada com ele, quando o corpo da jovem ainda não havia sido encontrado.
"Ele não esteve onde relatou" (em seu álibi) – contou Grilo.
Dureza. Policiais que andaram à procura de Lindoval tiveram de pagar do próprio bolso as despesas da viagem. A falta de dinheiro para diligências é crônica. É um antigo problema das instituições policiais estaduais.
Em outras épocas, a PC chegou a pedir dinheiro a vítimas para realizar operações do seu interesse (como, por exemplo, a recuperação de veículos furtados).
Denúncia. Página do Ministério Público Federal em Uberaba dedica espaço aos interessados em fazer denúncias contra crimes federais, anonimamente ou não. No roteiro é pedido que as denúncias sejam alicerçadas em detalhes – descrição do fato, nomes de suspeitos e testemunhas e endereços em que podem ser encontrados.
O denunciante somente será ouvido oficialmente se assim o desejar e o anonimato é assegurado.
Nem te ligo. Até agora a Fundação Palmares não se manifestou sobre a ação civil pública formalizada pelo MPF contra ela e a União, objetivando a conclusão das obras que constituem o projeto cultural do desativado Ceneg/Univerdecidade.
Fundação já havia ignorado recomendação do próprio Ministério Público para retomar o investimento.
Celas. A Delegacia de Polícia se livrou da cela que causava náuseas até mesmo em seus servidores. O espaço foi totalmente recuperado, com a colaboração da Ordem dos Advogados.
E foram construídas mais duas celas para presos provisórios para a separação de menores e mulheres.
Liberdade. Justiça Militar relaxou a prisão do cabo Santana, autuado em flagrante por superiores após o disparo acidental de metralhadora, matando o colega Max.
Santana também deixou o hospital, mas continua com acompanhamento psicológico.
Ele e a esposa, também cabo, pediram férias a que tinham direito e foram atendidos pelo comando do 4º BPM.
Rigor. Mesmo não havendo dúvidas de que a morte de Max foi uma fatalidade decorrente de acidente, a Justiça Militar manteve Santana preso por mais de uma semana.
De saída. Advogado João Adalberto de Andrade está deixando os quadros da Câmara Municipal.
Campanha. O conceituado Marcelo Borjão abraçou a campanha de Afrânio Prata a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais. Ontem, o vereador eleito reservou a tarde para pedir voto para o candidato no Centro Administrativo, que goza da confiança do funcionalismo.
Peregrinação. Na quarta-feira, o presidente da Girolando fez peregrinação na Câmara Federal. José Donato Dias buscou apoio de vários parlamentares para projetos em tramitação de interesse dos produtores de leite.
O gado girolando é responsável por 80% do leite produzido no País.
"Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá."
(Meimei/Chico Xavier)