Lucimira tenta viabilizar projeto em tratativas com o Ministério dos Direitos Humanos (Foto/Reprodução)
Minimizar a exposição de trans à violência em Uberaba é um dos objetivos da Coordenadoria de Política LGBT da FC. A coordenadora Lucimira Reis submeteu projeto ao Ministério dos Direitos Humanos e aguarda a aprovação da criação de uma casa de abrigamento temporário dessas pessoas. Muitas delas postas para fora de casa pela própria família.
Invisíveis
Fazendo parte de uma parcela invisível da sociedade, as pessoas trans têm sofrido diferentes formas de violência. Estupros, agressões e até fogo no corpo são manifestações de ódio contra a comunidade homossexual, diz Lucimira.
Proteção
Com o suporte do Ministério dos Direitos Humanos, a casa de abrigo temporário – no máximo 90 dias – oferecerá proteção, alimentação, assistência psicológica e social. A intenção é que o projeto funcione também com o auxílio de outras secretarias para o oferecimento de cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego.
Insegurança
Decisão do Tribunal de Contas em processo de homologação de aposentadoria em Uberaba põe em xeque lei municipal que regulamentou o uso de verbas variáveis para o cálculo dos proventos. Valores sobre os quais o servidor tem desconto previdenciário, nos termos de sua adesão.
Recurso
A assessoria jurídica do IPSERV recorreu da manifestação do Tribunal de Contas, divergindo da interpretação da Corte prejudicial aos servidores. A lei também está submetida ao Ministério da Previdência Social, desde a sua aprovação há cerca de dois anos, sem qualquer manifestação contrária.
Vera Cruz
Surge uma luz para o Vera Cruz. A Fundação Cultural já dispõe dos recursos necessários para licitar os projetos da pretendida reforma do prédio, revela o presidente Cássio Facure. Segundo ele, o edital está sendo produzido e a publicação ocorrerá em seguida.
Lei Rouanet
Feitos os projetos, e com eles debaixo do braço, Cássio baterá na porta do Ministério da Cultura para a aprovação da captação de recursos para a reforma dentro dos critérios da Lei Rouanet. O Vera Cruz, inativo há anos, é um dos poucos e melhores espaços de Uberaba para a encenação de peças teatrais e outras manifestações culturais.
Pagamento
A fundação deve concluir nesta 5ª feira o pagamento dos prestadores de serviços durante o carnaval, incluído os músicos.
Na Câmara
A convite da vereadora Rochelle, presidentes dos sindicatos de serviços do município estarão no Legislativo nesta 5ª feira para detalhar as negociações de reposição salarial que tiveram com a Prefeitura. Os sindicalistas não têm escondido a decepção com o anúncio de reajuste zero este ano. Na prática, nem negociação houve.
Negociação
Sinpro terá mais uma rodada de negociações com o Sindicato das Escolas Particulares do Triângulo nesta 5ª feira. Sinepe tem sede em Uberlândia. A data base dos professores é abril, restando, pois, 20 dias para a conclusão dos entendimentos.
Boa fase
Diz o sindicalista Marcos Gennari esperar pelo reconhecimento dos empresários à qualidade dos serviços prestados pelos professores e que faz o sucesso de cada escola.
Expectativa
Segundo ele, a fase é próspera para os estabelecimentos particulares: estão lotados e aumentaram as mensalidades entre 8% e 10% este ano. Professores aguardam reajuste e plano de reposição das perdas acumuladas dos últimos cinco anos.
Importunação
Três estudantes de curso de pós-graduação na UFTM procuraram a Polícia Militar para denunciar importunação de que têm sido vítimas. O denunciado é funcionário da universidade que ficaram conhecendo recentemente. Elas contaram que, em razão da importunação, decidiram deixar de conversar com ele, que não teria desistido.
Mensagens
De acordo com o relato das jovens registrado em REDS, elas passaram então a receber mensagens e ligações feitas de outros telefones pelo denunciado. Além disso, o homem as teria procurado onde moram, falando, inclusive, em suicídio. Fato registrado pelo Corpo de Bombeiros como surto psicótico.
Roda terapêutica
As psicólogas Vera Dias e Ednalva Oliveira Freitas coordenam as Rodas Terapêuticas e nesta 5ª feira o encontro ocorrerá das 19h às 21h na sala de reuniões do Hospital da Criança. As duas psicólogas são especialistas em terapia do luto. E o seu público alvo são os pais enlutados pela perda de filhos independentemente da idade, causa e tempo decorrido.
Heitor, cujo corpo será sepultado em Franca, foi homenageado por amigos nas redes sociais (Foto/Divulgação)
Desencarne
Desencarnou nesta 5ª feira, aos 83 anos de idade, Heitor Mesquita Sabino de Freitas, ex-prefeito de Conceição das Alagoas. Celson Pires, o atual chefe do Executivo decretou três dias de luto no município. Heitor faria 84 anos no mês que vem.
Joquinho
Documentos pedidos por cartório de registro de imóveis à Prefeitura serão entregues nesta 5ª feira, possibilitando o registro da escritura do prédio que abrigou o Jockey Club por décadas, na praça Rui Barbosa. A busca pela regularização havia sido recomendada por Elisa à secretária de Administração, Taciana Balduíno.
Transferência
Cumprida esta etapa, o imóvel será transferido para o patrimônio do IPSERV – real destinatário dele por ocasião da compra. A Prefeitura ocupará o prédio com a Secretaria de Defesa Social e o Centro de Monitoramento e Controle, pagando aluguel ao instituto de previdência.
Solidariedade
O ingresso solidário praticado no evento “De férias com a EXP”, em janeiro e março, proporcionou mais de 500 quilos de alimentos para a Casa de Guadalupe, informa a colega Indiara Ferreira. A Casa, de assistência a crianças e adolescentes, recebeu macarrão, feijão, açúcar, fubá, sal e farinha de trigo. Valeu, EXP!
Antidrogas
Abre-se às 8h desta quinta-feira o I Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas de Uberaba, no Anfiteatro Turmalina da UFTM. Uma realização do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Será um dia todo de palestras, discussões e oficinas temáticas sobre “a rede (de combate e tratamento) que temos é a rede que queremos?”.
Advogado armado
Aprovado pela Comissão de Segurança Pública do Senado, o projeto que libera o porte de arma para advogados é bem recebido pelo presidente da 14ª Subseção da OAB. Diz Luciano Del Duque ser o advogado uma pessoa capacitada para ter o porte, submetendo-se às regras existentes.
Corre riscos
Argumenta ele que, pela natureza da atividade que exercem, advogados têm corrido riscos e há registros de casos de agressão em Uberaba, inclusive dentro de escritório. E se a lei equipara juiz, promotor e advogado para situações em que atuam os três atores, essa equiparação deve chegar também ao direito ao porte de arma.
Alunos atrasados
Estudantes transportados pela Prefeitura estão chegando atrasados para as aulas nas escolas do Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento, Antônio Caiado e outros bairros. Chegam atrasados e saem mais cedo porque, segundo professora, houve ônibus desviado de rota. Com isso, o veículo que atende essas escolas precisa fazer duas ou três viagens.
E não acabou
Relata outra professora que máquinas de xerox estão sendo trocadas nas escolas por equipamento com chip, que controla o máximo de cópias a serem feitas. Muitas vezes, em quantidade insuficiente, como no caso de estabelecimento com mais de 1 mil alunos e sem material para todos. Livros têm sido usados em dupla – expõe.
Falta professor
Se não bastasse, detalham os informantes, para certos conteúdos ainda faltam professores em sala de aula.
Uberabênção
De 17 a 21 deste mês, Uberaba sedia a 24ª edição do Uberabênção. Um evento dos mais tradicionais no município, destinado a mobilizar e conscientizar a comunidade evangélica sobre a importância de orar e pedir bênçãos para Uberaba.
Papel do jovem
Um dos organizadores do Uberabênção, Jediael Pias diz esperar que a juventude participe a entenda a importância do seu papel na sociedade. “O jovem não é a Igreja de amanhã, e sim a de hoje”. A programação da manifestação religiosa será desenvolvida na 1ª Igreja Batista, Ministério Deus Forte e Igreja Metodista Wesleyana Central, detalha o ex-vereador Ronaldo Amâncio.