FALANDO SÉRIO

Trinta e um votos salvam a lista tríplice da UFTM

Wellington Cardoso
Publicado em 26/06/2018 às 21:43Atualizado em 17/12/2022 às 10:57
Compartilhar

Negativo

Polícia Federal não instaurará inquérito para apurar eventuais irregularidades na eleição informal da UFTM, o que é pleiteado pela chapa derrotada.

Nada a ver

O entendimento da PF é que, por ser a consulta informal e inexistir prejuízo para a União, a reclamação não merece investigação.

Mesma linha

Essa poderá ser também a interpretação do Ministério Público Federal.

Facilitou

A decisão na UFTM de não acatar o resultado das urnas fortalece o entendimento de que polícia e MPF não têm motivo para entrar na polêmica.

Jogo

Na própria universidade não falta quem veja a apelação da situação à PF e ao MPF como uma satisfação aos seus eleitores e criação de fato político.

Dois pesos

A UFTM que agora recorreu à PF é a mesma que, em outros incidentes, dificultou a atuação de policiais federais na universidade.

Interferência

Os dois deputados federais com domicílio eleitoral em Uberaba não devem interferir na nomeação do futuro reitor da UFTM junto ao presidente Temer.

Garantia

Marcos Montes disse textualmente defender o exercício da democracia e que, no imbróglio estabelecido, não será intermediário de qualquer postulação em Brasília.

Para todos

Suas palavras foram reproduzidas na reunião do Consu pelo professor Fábio Fonseca, que disse ter conversado com ele. E o parlamentar as ratificou à coluna.

Continuidade

Aelton Freitas afirmou a FALANDO SÉRIO que “a continuidade seria melhor para esse momento tão difícil que passamos, mas é a vida que segue”.

Alheio

E ressaltou estar totalmente alheio ao processo na UFTM.

Opção tomada

“Sou reto e transparente. Ou entro [na disputa] de corpo e alma ou fico fora. Optei pela segunda” – reforçou.

De fora

Caio Narcio, por sua vez, está impossibilitado de se envolver na questão, pois permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Rasgado

Ontem, o Conselho Universitário “rasgou” o regulamento geral que, se respeitado, asseguraria Fábio Fonseca como cabeça da lista tríplice.

Igualdade

Os seis candidatos inscritos entraram na disputa em aparente igualdade, como a presidente Ana Lúcia havia antecipado via assessoria de comunicação.

No voto

Vencer a consulta à comunidade universitária não bastou para o oposicionista. Fábio precisou ganhar também a disputa no Consu.

Riscos

Implicitamente, ele correu o risco até mesmo de ficar de fora da lista, o que trinta e um conselheiros não permitiram.

Portas fechadas

Curiosamente, a reunião do Consu ocorreu com os portões de acesso ao prédio fechados para quem não estava em uma lista da reitoria.

Tensão

Isso transferiu para fora, com protesto dos estudantes, tensão vivida do lado de dentro diante das incertezas e acordos da pré-campanha não cumpridos.

Compromisso

Mais tarde, incluída na lista tríplice, a vice de Fábio, Patrícia Vieira, sentenciou para quem estava de fora: “Na nossa gestão, isso jamais voltará a acontecer”.

Sem defesa

E mais uma vez, na reunião do Consu, a duramente criticada e gravemente denunciada Comissão Eleitoral se viu impedida de se defender.

Assumindo

Padre Alexsandro Ribeiro Nunes assume oficialmente como pároco da Igreja de Nossa Senhora da Abadia nesta 6ª-feira.

Festa

No mesmo dia, pela manhã, ele presidirá reunião com as forças de segurança para tratar da tradicional festa da padroeira da cidade.

Canceladas

Seis permissões para o transporte escolar estão sendo canceladas pela Sedest por falta de recadastramento. Entre elas, a de motorista acusado de abuso sexual.

Sorteio

Vagas abertas serão sorteadas entre os que estão inscritos na lista de espera.

Chico Xavier

Semana especial de cinema sobre o médium começa nesta terça-feira, no Instituto Chico Xavier. Promoção da FCU.

Faroeste

Na madrugada de domingo, ônibus da Viação Motta foi cercado por marginais na BR-262, em Sacramento, e desviado para estrada de acesso a Almeida Campos.

Saqueados

Os indefesos passageiros foram simplesmente saqueados.

Chuá

Viaduto no acesso à Capelinha será batizado “Áulio Gélio Morais”, cujo apelido fez o local, na BR-262, ficar conhecido como Chuá.

Abrindo caminho

Com a autorização do Serviço de Inspeção Municipal, produtos uberabenses poderão ser comercializados em todo o país, a partir da regulamentação da matéria. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por