FALANDO SÉRIO

Top Quality já não quer o contrato de cinco anos com o Restaurante Popular

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 25/11/2023 às 18:49Atualizado em 27/11/2023 às 20:42
Compartilhar

A Top Quality Alimentação está deixando o Restaurante Popular. Encerra suas atividades naquele espaço público no fim do mês, rompendo unilateralmente o contrato com a Prefeitura para cinco anos de fornecimento de alimentação a baixo custo (R$ 5,00). Outra empresa será contratada emergencialmente.

Fechado
Na semana passada, o restaurante ficou fechado por um dia, mas sem qualquer conotação com a decisão da empresa, segundo o líder da prefeita no Legislativo, Almir. Teria sido por falta de mão de obra. Garante o vereador, assim como a secretária Érika Martins, que já houve tratativas para que não haja interrupção no funcionamento do restaurante com a saída da Top.

Preço mantido
Diz Almir que a mudança também não acarretará qualquer aumento no preço da refeição. 

Punição
A titular da SEDS, por sua vez, afirmou a FALANDO SÉRIO que o rompimento do contrato passa agora pela análise da Procuradoria Geral do Município, e haverá sanção à Top Quality. Apenas um ano do contrato de cinco foi cumprido pela empresa.

Perda
A saída da empresa de Mairiporã/SP não resulta de qualquer desentendimento com o município. O motivo é a perda do contrato que tinha com o Estado para o fornecimento de alimentação a detentos, inclusive os da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”.

Contribuição
Mesmo não apontando nomes de eventuais culpados, a CEI do Hospital da Criança dá importante contribuição para a elucidação do que pode ter levado o menino Marcelinho à morte, em 29 de abril deste ano. As inúmeras falhas constatadas no atendimento ao garoto estão expostas.

Tem falhas
A investigação também tem falhas, não resta dúvida. Mas está longe de “terminar em pizza”. As recomendações feitas à Secretaria de Saúde, ao SAMU e ao Ministério Público atestam isso. Onde há fumaça, há fogo.

Nem aí...
A tranquilidade com que a SMS atravessou esse período de trabalhos da CEI é própria de quem tem a certeza de que não será punida. Tanto que os vereadores requisitaram dados à secretaria e não os receberam.

Reforço
De qualquer forma, o relatório reforça a necessidade de prosseguimento das investigações sobre a ocorrência que originou a CEI, como sinalizou também o relatório da Comissão de Óbito. Agora é com o Ministério Público.

Avestruz
A SMS, por sua vez, precisa sair da condição de avestruz. Tem falhas apontadas nos relatórios que são de sua inteira responsabilidade a apuração administrativa. E dar as respostas necessárias. Uma delas: por que os dados requisitados pela CEI não foram entregues? 

Auditoria
O atendimento do Hospital da Criança pelo SUS é alvo de auditoria da Secretaria de Saúde. O relatório está em fase de elaboração – contou a secretária Valdilene Rocha ao ser ouvida. Nenhum outro detalhe sobre isso foi perguntado ou adiantado pela titular da SMS.

O plano
A secretária disse ter comissão formada pelo MP, Prefeitura, Câmara e Hospital da Criança encarregada de elaborar um plano de trabalho para minimizar as falhas administrativas do estabelecimento.

Rei morto...
Assessoria de Comunicação da CODAU sequer se dignou a dizer em release, na sexta-feira, que Rui Ramos assumia a presidência em substituição a José Waldir. Nota não faz nenhuma referência do ex-presidente, prevalecendo a máxima de “rei morto, rei posto”.

Azedou
Por sua vez, a nota distribuída pelo próprio José Waldir, na noite de sexta-feira, não cita o nome de Elisa, mesmo ele agradecendo a oportunidade de dirigir a autarquia. Sinal de que as relações azedaram mesmo.

Premiado
Entre a Codau e a Secretaria de Desenvolvimento Social, a preferência é da primeira. Tanto que Rui Ramos agora é titular da autarquia e interino da Sedec. O que significa também um aumento salarial de quase 100%.

Pastagens
O uso de tecnologia permitirá ao Ministério Público e ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro o mapeamento de todas as áreas degradadas na Bacia do rio Uberaba, inicialmente. Um projeto que vem sendo estimulado há tempos pelo promotor Carlos Valera e começa a ser implantado.

In loco
A partir de análises de georreferenciamento, as condições de uma determinada área serão verificadas “in loco” por técnicos do IFTM e agentes da Polícia Ambiental. Feita a análise, o proprietário terá de procurar o Ministério Público para acertar a forma de recuperação das pastagens. Via Termo de Ajustamento de Conduta.

Degradação
Cerca de 60% das áreas da APA do rio Uberaba têm algum tipo de degradação – diz o promotor Carlos Valera.

Situacionista
Alvo de brincadeiras na última sessão da semana na Câmara Municipal, depois de um transplante de córnea no olho esquerdo, China disse à Luciene que agora a está vendo “mais linda, mais mulher...”. Mas o objetivo mesmo era dizer o que fechou a frase entre aspas: “...e mais situação”.

Eleitores
Até a semana passada, Uberaba estava com 233 mil 247 eleitores regularmente registrados no TSE. Do total, 93,79% já se submeteram à biometria. Apenas 6,21% (14,4 mil) ainda não.

Nadinha
Segundo o Ministério das Cidades, os projetos do Minha Casa Minha Vida para Uberaba foram apresentados pelas próprias empresas. Não chegaram pelas mãos de deputado ou da Prefeitura. Filho bonito todo mundo quer...

Ambulâncias
No dia em que o garoto Marcelinho morreu, a SMS tinha duas ambulâncias estacionadas no Parque Fernando Costa. A preocupação era com a comitiva do governador Romeu Zema.

Troca
Cida Magnabosco deixou a presidência do Hospital da Criança sem dizer “até nunca mais”. Recusou a vice-presidência, mas admite voltar algum dia. São mais de duas décadas a serviço da instituição como voluntária. A nova presidente é a pediatra Cláudia Macedo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por