FALANDO SÉRIO

"Tenha opinião, mas não se deixe levar pelo fanatismo", diz promotor

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 26/12/2022 às 21:04Atualizado em 29/12/2022 às 10:00
Compartilhar

Em manifestação no Instagram, o promotor José Carlos Fernandes voltou a se manifestar contra a violência e o radicalismo, referindo-se à prisão do bolsonarista George Washington, em Brasília, suspeito de atos terroristas.

Fanatismo

Diz o promotor que “o momento atual é de união, de possuir opinião própria, mas não se deixar levar pelo fanatismo dos radicais da ideologia política que for”.

Dois pesos...

Advertência recebida por médica traz à tona as ausências “autorizadas” de ocupante de cargo comissionado no Hospital de Clínicas para assistir aulas que coincidem com o horário de trabalho. E, desta vez, dizem, o assunto chegará ao MPF.

Denúncia

Também serão acionadas a Procuradoria Federal da UFTM e a Ouvidoria Geral. O documento que irá ao Ministério Público Federal terá no anexo cópias das correspondências pedindo providências enviadas a órgãos de controle.

Como assim?

Mas, também chama a atenção o memorando endereçado à médica pela chefia. Texto deixa implícito que ela teria chegado no horário e depois se retirado do hospital, e explícito que o retorno ocorreu somente às 14h30.

Longa espera

O memorando acrescenta que haviam pacientes aguardando pela médica desde as 13h30. Ou seja, uma espera de mais de uma hora para dar início ao atendimento dessas pessoas. Em outro memorando, a médica é alertada por ter se atrasado para o trabalho.

Atestados

Já a Divisão Médica do HC produziu correspondência para os níveis intermediários lembrando a existência de regras claras para o reconhecimento de atestado médico alicerçando falta de servidores e funcionários. Diz no texto que há reincidências contrariando as normas.

Como dito

Como Roberto Tosto, o secretário da Fazenda, havia antecipado à coluna, o Porta Voz desta segunda-feira traz os decretos relativos ao IPTU, ao IPTU Verde, e ainda o que estabelece a cobrança da taxa de lixo na mesma conta de consumo da Codau.

Grave

No programa “Pingo do J” (Rádio JM) desta 2ª feira, a prefeita fez algumas colocações polêmicas. Uma delas, afirmando que faltou transparência à União no primeiro processo de concessão da BR-262. E que no atual a coisa é diferente.

Desmembrou

Interessante é que, mesmo com a transparência do atual processo de terceirização da BR-262, praticamente nenhuma liderança de Uberaba percebeu que o trecho entre a BR-050 e a BR-153 havia sido retirado do primeiro edital. Ou, na melhor das hipóteses, não comentou.

Sem data

E sem data para ser licitado, mas com período aberto para o recolhimento de sugestões para o futuro edital de concessão. Na semana passada, a ANTT publicou que os estudos técnicos, inclusive ambientais, estão concluídos.

Segurança

Na popularmente chamada “rota sertaneja”não faltarão câmeras de monitoramento da rodovia em tempo real. Serão 364, segundo os estudos.

E ela curtiu!

Luiz Cláudio Campos – uma das pessoas que mais entendem de pesquisas em todo o Triângulo – foi ao Instagram de Simone Tebet e a elogiou: “Ficou muito bem de vermelho” (na mensagem de Natal). E não é que ela “curtiu”?

Divergência

Mesmo rompidos e distanciados, Elisa e Moacyr Lopes divergem em seus comentários. A chefe do Executivo diz que a solução para o Córrego dos Carneiros custaria R$ 100 milhões, enquanto o vice disse, na semana passada, que seriam R$ 50 milhões.

Internet

Não será por falta de comunicação que haverá dificuldade para a implantação de novo sistema de prontuário eletrônico nas UBS. Expressivo número delas já tem fibra óptica instalada nas imediações, bastando apenas fazer a ligação.

Quilometragem

São cerca de 80 quilômetros de fibra ótica instalados entre 2019 e 2020 pela Prefeitura com o acompanhamento técnico da Codiub. O projeto foi voltado para as UBS e as escolas, principalmente.

Manutenção

A rede precisa de manutenção periódica, mas não há informação sobre isso.

Testagem

Uberaba testou menos casos suspeitos de Covid-19 na semana encerrada no dia 24, sábado, do que em idêntico período imediatamente anterior. De 3 mil 748, os números pesquisados por Jurandir Ferreira caíram para 3 mil 395.

Contaminação

A média de contaminação, por sua vez, caiu de 47,48% dos pacientes de uma semana para 40,24% até sábado. A OMS e a Fiocruz consideram 5% o índice “tolerável”.

Transmissão

Os 2 mil 138 pacientes infectados da semana passada podem transmitir o vírus para outras 2 mil 266, o que deixa a taxa de transmissão em 1,06.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por