FALANDO SÉRIO

Resultado do Censo frustra expectativas de Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 12/06/2023 às 21:25Atualizado em 13/06/2023 às 20:45
Compartilhar

Uberaba teria no máximo 343 mil habitantes, se cada um dos 4 mil imóveis de moradores não recenseados tivesse família com quatro membros. Média que dificilmente será usada diante da constatação de 2,7 habitantes por residência na aferição oficial já feita. Sem os residentes desses 4 mil imóveis somos 327 mil 700.

Concluído
O trabalho de coleta de dados está encerrado, segundo Marshal Maragoni. No dia 15, o coordenador do IBGE fará uma apresentação pública dos detalhes do censo, no Centro Administrativo. Nesta terça-feira ele estará às 8h no JM News 1º edição, que começa às 7h.
 
Duras críticas
Da falta de resolutividade, passando por omissão em relação aos trabalhadores e até a existência da “turma da cloroquina” dentro do Hospital de Clínicas, na pandemia, figuraram em análise crítica feita ao Conselho Universitário da UFTM nesta 2ª feira.

Puxão de orelha
Crítico da EBSERH, a gestora do HC, Rolando Malvásio, da FASUBRA, fundador e presidente do SINDTTAE por cerca de 12 dos 22 anos do sindicato, foi convidado a participar da reunião e não “passou pano”. Inclusive, chamou o CONSU à sua “obrigação e dever moral” de sempre ter o hospital em pauta, pois ele é da UFTM.

Crônicos
Disse ele que os problemas crônicos do hospital, que levaram à acusação de que os gestores (da UFTM) eram incompetentes, permanecem ainda hoje. “Engraçado é que os gestores continuaram sendo os mesmos de antes (da UFTM), só que com bons salários”.

Desumano
O que se viu no HC durante a pandemia – acrescentou – foi o “desumana SUS”, submetendo os trabalhadores a situação de risco por falta de equipamentos e cuidados, com carga horária maior e com perda de insalubridade. “Foi insano” – destacou, lembrando que profissionais da casa morreram por contaminação de Covid-19.

Julgamento
Alguns ali têm de ser julgados pelo que fizeram, inclusive a “turma da cloroquina” – sentenciou, sem detalhar que tipo de participação essas pessoas, não nominadas, tiveram na assistência oferecida a pacientes Covid.

Contestação
Afirmação da Prefeitura de que quatro bancos estão operando normalmente o empréstimo consignado provocou novas reações de servidores. Segundo eles, o Santander não voltou a fazer transações e, um 5º banco não teve autorização renovada diante da morosidade da tramitação da papelada no Centro Administrativo.

Repasses
E o atraso do repasse da Prefeitura a bancos de descontos feitos em folha está complicando ainda mais a saúde financeira do servidor. Um deles não teve o valor descontado repassado em tempo hábil, o que levou o banco a sacar o mesmo montante em sua conta corrente.

Vacinação
No 1º quadrimestre do ano Uberaba não atingiu a meta de cobertura das vacinas colocadas à disposição da população nas UBS. A cobertura contra algumas doenças ainda estava distante da desejada (90%) como rotavírus (65,9%) e triviral (66,8%).

Muito melhor
Os números de Uberaba são melhores do que a média de todas as cidades de Minas. O próprio Estado já reconheceu a dificuldade de fazer as pessoas voltarem a ter confiança nas vacinas por falta de informações.

Sobrevivência
A análise é histórica. De acordo com os dados do DIEESE, o salário mínimo ideal no País seria de R$ 6 mil 676 e não de R$ 1,3 mil. Isso para o cidadão ter como criar sua família com dignidade, segurança alimentar, lazer.

Publicidade
Secretaria de Comunicação está veiculando campanha publicitária da Prefeitura produzida a partir da agência contratada, a Solis. Chamam a atenção a completa ausência de atores uberabenses e ainda a presença de “retrovisor” com uma citação grave, não se sabe propriamente contra quem.

Despedida
Mais um procurador da República deixa Uberaba. Thales Pires Cardoso foi transferido para São José dos Campos, no Estado de São Paulo. Dia 23 deste mês ele deixará a representação local do MPF, o que já havia ocorrido com o seu colega Felipe Augusto, que assumiu em BH.

Caras novas
Os procuradores Gustavo Kenner Alcântara e André Luís Castro Caselli são os designados para as vagas de Thales e Felipe, respectivamente. Vários outros procuradores da República, em todo o País, estão no remanejamento promovido pela Procuradoria Geral da República.

Segurança rural
Sindicato Rural de Uberaba está dialogando com a Polícia Militar para a adoção de aplicativo voltado para a segurança no campo, usado pela PM de Goiás. Os diretores Luciano Vallim e Rafael Mendes estiveram em Goiânia para a assinatura do convênio firmado entre o Estado e criadora do Apporteira.

Análise
A PM mineira também se fez presente a convite do SRU e apresentará um relatório sobre a análise que está fazendo da funcionalidade do aplicativo. Novas reuniões serão agendadas pela Comissão de Segurança do sindicato.

Espiritismo
Na comemoração dos seus 103 anos, período em que se firmou como uma das principais casas espíritas de Minas, o Centro “Aurélio Agostinho” programou uma série de palestras para a partir do dia 17 (9h). Nesse dia, recepcionará o estudioso e doutrinador Haroldo Dutra Dias, uma das vozes mais requisitadas do espiritismo.

Palestrantes
Os demais palestrantes escalados são: Aluízio Elias (dia 19), Públio Carísio (de Araguari, dia 20) e Daniel Nascimento (de Ibiá, dia 23). Todos eles a partir de 19h30. 

Divergentes
Para votarem o projeto que inibe a fiscalização da poluição sonora em templos religiosos, vereadores ouviram dois secretários municipais em momentos distintos. E, enquanto o de Governo, Beethoven Oliveira, liberava a base para votar com o autor da proposta, professor Wander, o de Defesa Social, Alexandre Marcelo, se dizia contra o PL.

Análise correta
Sob a ótica da fiscalização, a manifestação do coronel não poderia ser diferente. A lei aprovada deixa os fiscais de Posturas de mãos atadas. Mesmo que constatem a poluição sonora alvo da reclamação de vizinhos terão de deixar o evento acontecer até o seu encerramento natural. E tem mais: não há como medir os decibéis de um barulho sem equipamento. É como multar um motorista por excesso de velocidade sem ter radar.

Tensão
Sessão iniciada e encerrada mais cedo teve dois momentos de tensão. Em um deles, Luzinho Kanecão interrompeu a leitura do PL de Wander, para chamar a atenção de colegas. Dizia que sequer estava conseguindo ouvir Samuel em razão das conversas paralelas. 

Vixe
No outro, China, da tribuna, ao se sentir filmado, chamou o mesmo Luizinho de “puxa-saco da prefeita”. Kanecão não quis direito de resposta, frisando que China estava fazendo propaganda dele.

Denúncia
Segundos antes, China criticou postagem da prefeita na rede social, que considerou ilegal, e reclamou do Ministério Público o mesmo tratamento dispensado a Anderson Adauto por ocasião da fotografia do então prefeito em agenda estudantil. Anderson foi multado sob o entendimento de fazer propaganda pessoal, lembrou China.

Sede do Ipserv
É do ex-presidente do IPSERV Ney Corrêa Filho a sugestão para a ocupação do prédio que abrigava loja da Eletrosom na avenida Leopoldino de Oliveira: que seja reformado e passe a ser a sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. O imóvel pertence ao IPSERV, que paga aluguel onde está. E não à Prefeitura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por