FALANDO SÉRIO

Rachadinha: promotor ouve engenheiro da conversa vazada

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 04/08/2023 às 20:28Atualizado em 05/08/2023 às 19:10
Compartilhar

William trabalha em obras para evitar tragédias como as que mataram dezenas de pessoas no litoral (Foto/Arquivo Pessoal)

William trabalha em obras para evitar tragédias como as que mataram dezenas de pessoas no litoral (Foto/Arquivo Pessoal)

Além de vereadores, também o engenheiro William D’Oliveira foi ouvido pelo promotor José Carlos Fernandes no procedimento da “rachadinha”, nascido com o vazamento de áudio de conversa entre D’Oliveira e Gleibinho Terra. 

Cinquenta
Na gravação há insinuação do que seria uma “rachadinha” de salários, caso o engenheiro fosse nomeado para cargo na Secretaria de Serviços Urbanos. No contexto de eventual adesão do PMN, então presidido em Uberaba por Gleibinho, ao grupo de apoio ao governo.

Negativo
Em conversa com a coluna nesta 6ª feira, William negou saber de qualquer tratativa política com o Executivo, apesar de ter se encontrado com o secretário Anderson Passos. Uma conversa ocorrida em abril e que girou exclusivamente sobre engenharia e possível contratação, segundo ele.

Nada ilícito
“Jamais conversamos sobre formas e meios ilícitos de trabalhar” – assegurou o engenheiro, atualmente atuando em obra emergencial da Petrobrás no litoral norte de São Paulo. Quanto à suposta “rachadinha”, disse ele: “Tudo o que sei é o que está na fala dele (Gleibinho) na gravação da conversa (vazada para as redes sociais)”.

Relatório
Willian D’Oliveira também confirmou ter entregue a parente da prefeita, a título de colaboração, o que seria um pequeno relatório de irregularidades técnicas na execução das obras de construção do viaduto do Cyrela.

Sob sigilo
A investigação conduzida pelo promotor José Carlos Fernandes está sob sigilo e não se sabe ainda qual é o resultado da perícia feita em celulares e computador apreendidos na residência do ex-presidente do PMN.

Nada a ver
À coluna, o Executivo disse que repudia toda e qualquer ação que fuja da legalidade. E mais. Que não solicitou ou autorizou nenhum dirigente partidário a fazer negociação em nome do governo. “Ações como essa não serão toleradas” – frisou.

Danilo Siqueira assume comando da Petrobrás Bicombustíveis (Foto/Divulgação)

Danilo Siqueira assume comando da Petrobrás Bicombustíveis (Foto/Divulgação)

Em todas
Como dizia Ataliba Guaritá, Uberaba está em todas. Nesta 6ª feira, o advogado Danilo Siqueira, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e ex-secretário de Agricultura, tomou posse como presidente da Petrobrás Biocombustíveis, subsidiária da Petrobrás.

Currículo
Danilo, que é funcionário aposentado do Banco do Brasil, tem folha de serviços prestados à instituição, em que foi assessor de vice-presidente de crédito e diretor comercial da BB Turismo. Foi também diretor de Inclusão Social da SDT/MDA, diretor comercial da Gasmig, diretor comercial da CASEMG e conselheiro de Administração da Coteminas.

Investigação
O Departamento Especializado em Crimes Contra o Patrimônio, sediado em Belo Horizonte, é o responsável pela investigação do assalto cinematográfico em empresa do DI/3 de Uberaba, ocorrido na noite de 26 para 27 de julho.

Orcrim
O caso foi assumido pelo Depatri em razão das características da invasão à empresa, a quantidade de homens usados pela quadrilha (cerca de vinte), o seu poderio de fogo (contavam com fuzis e metralhadoras) e indícios de ser organização criminosa de outro Estado.

A força
Um delegado, um escrivão e sete investigadores da capital buscam a identificação e a localização dos criminosos, que levaram da empresa uberabense cerca de R$ 50 milhões em fertilizantes.

Sem recuar
Nenhuma alteração na avenida Leopoldino de Oliveira será feita, se houver prejuízos para a agilidade do transporte coletivo, um dos objetivos do sistema BRT. Foi o que deixou a entender a secretária Isabella Nascimento em entrevista ao JM News 1ª Edição desta 6ª feira.

Para frente
Segundo a titular do Planejamento, a intenção do governo é de avançar ainda mais com o transporte coletivo, e não recuar. O que inclui pensar em transporte público com mais qualidade, veículo elétrico, disponibilidade de wi-fi para os usuários e outros itens de segurança e conforto.

Sem pressa
Na avaliação da arquiteta, uma alteração no sistema de trânsito da Leopoldino, com eventual volta do estacionamento de veículos em alguns locais, é situação específica de analises. Seria preciso um protótipo.

Ciclorrota
Dos projetos defendidos pela SEPLAN para financiamento internacional está o que inclui a criação de ciclorrotas no centro de Uberaba. Um sistema em que as bicicletas têm preferência de circulação em relação aos veículos de quatro rodas. Sem recorrer a faixa de circulação exclusiva.

Mobilidade
Mas, a implantação dos projetos com impacto no trânsito ainda depende do próprio Plano de Mobilidade, em fase de construção.

Indicação de Caroline Valera valoriza Mosaic (Foto/Arquivo)

Indicação de Caroline Valera valoriza Mosaic (Foto/Arquivo)

Coordenação
A nova coordenadora da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável, programa da Organização das Nações Unidas, é a doutora em Ciências de Solo Caroline  Favoro Oliveira Valera, também gerente de Performance Social da Mosaic Fertilizantes.

Selecionada
Por seu currículo acadêmico, que inclui entre outros títulos pós-graduação em Biotecnologia e Engenharia de Segurança no Trabalho, MBA em Meio Ambiente e doutorado em Engenharia Agronômica, e trabalhos de campo, Caroline foi a vencedora de concorrido processo de seleção. É esposa do promotor Carlos Valera.

Assédio moral
Cobrada, a Controladoria respondeu ao Sindicato dos Servidores Municipais sobre o andamento de dois pedidos de apuração de assédio moral. A denúncia de episódio ocorrido em CRAS está em fase de coleta de depoimentos. Ao todo serão ouvidos aproximadamente 30 servidores.

CIM
No caso do Centro Integrado da Mulher há oitiva de servidores envolvidos na denúncia e preparação de diligência final para a produção do relatório. Os detalhes das apurações permanecem sob sigilo.

Troca
Pode sair a qualquer momento ato de troca do comando na Superintendência Regional de Saúde. Uma mulher já foi indicada para o posto, mas houve retardo do anúncio, que estaria previsto para ocorrer na recente visita do governador e do secretário de Estado da Saúde a Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por