FALANDO SÉRIO

PL dá sinais de que não ficará à espera de Elisa

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 27/11/2023 às 20:42Atualizado em 28/11/2023 às 20:28
Compartilhar

Partido Liberal em Uberaba dá sinais de que não está disposto a esperar por Elisa. Segundo a presidente Ellen Miziara, na última conversa com a chefe do Executivo “ela pediu um prazo até o ano que vem para avaliar a proposta de filiação (ao PL)”. Não temos esse tempo – frisou a presidente.

Exigência
“O PL é um partido que exige comprometimento com pautas e valores muito bem definidos” – diz sempre Ellen Miziara. E assegura que, mesmo sem sequer um vereador, o PL está grande, e o trabalho de reconstrução desenvolvido pós-eleição presidencial fortaleceu a sigla no município.

Centro
Na primeira entrevista dada ao JM News 1ª Edição, depois do pleito, Ellen havia antecipado que, em Uberaba, o PL procuraria mais o centro. Algumas filiações atestam isso: Samir Cecílio, Marcos Garcia (presidente da Codau na gestão Hugo e parte da Luiz Guaritá) e Luiz Henrique (Certrim).

Candidaturas
Dando sinais de que o PL não insistirá na filiação de Elisa fora do seu próprio “time”, a presidente lembra que o PL tem dois pré-candidatos a prefeito: ela própria e o empresário Samir Cecílio, o vereador mais votado do pleito de 2012.

Ilegalidades
O eventual descumprimento do devido processo legal no caso de (preso) acusado de tráfico de drogas em Uberaba é apontado explicitamente pelo Tribunal de Justiça de Minas. Inclusive com envio de cópia dos autos em que se manifesta neste sentido às Corregedorias das Polícias Civil e Militar.

Preservado
Além disso, a defesa do investigado apontou, em recurso, o que seria também abuso de autoridade do Judiciário, mas o TJ não interpretou assim ao determinar o relaxamento da prisão preventiva do homem.

Constrangimento
Para o desembargador Cássio Salomé, relator do pedido de HC formalizado pelos advogados Guilherme Gomes Lacerda e Maxwell Santos, os critérios previstos em lei para a decretação da prisão preventiva não foram observados no todo no caso específico. E disse as suas motivações para o entendimento.

Não basta
Ao apontar falhas no comportamento dos autores da prisão (lavraram o REDS, mas não apresentaram o preso ao delegado, deixando isso por conta de colegas que não participaram da ação), o desembargador frisou que o REDS, por si só, não é suficiente para a medida que foi adotada (prisão preventiva).

Testemunhas
O delegado, de acordo com o magistrado, sequer ouviu testemunhas citadas no relatório de evento de defesa social, aparentemente não levadas à delegacia. Ratificou o flagrante, o que foi corroborado no Judiciário. O acusado ficou preso por quase três meses. 

Divergente
Divergiu da fala do relator o desembargador Agostinho de Azevedo, que foi voto vencido na Câmara Criminal.

Deus esquecido
Em mensagem no fim de semana, dom Paulo Mendes disse que as situações trágicas do mundo “podemos perceber que houve um esquecimento de Deus”. Para os que têm fé, destacou que o momento é de urgente súplica, mas também de lamentação, “até com pedido de que Deus desça do céu para acudir a terra”.

Infidelidade
E afirmou o líder religioso que “toda destruição é obra da infidelidade das forças contrárias aos ensinamentos do Senhor”. Dom Paulo também frisou que “sem a luz, que é Cristo, o mundo fica deficiente como ambiente que proporciona a felicidade”. A mensagem é aberta com a afirmação de que “a verdadeira luz do mundo é Cristo, esperado com alegria no Natal”.

Pode isso?
Vídeo que roda nas redes sociais em Delta mostra viatura da Defesa Civil sendo usada para o transporte de bebida alcoólica descarregada em um bar daquele município. Nos comentários de cidadãos deltenses, o veículo seria rotineiramente usado como se fosse particular.

Sem ofensa
A firmeza dos apontamentos da Comissão de Óbito da SMS, liderada por médico (Raelson Batista) de competência inquestionável e conduta ilibado, leva a um questionamento: quantas outras mortes em hospitais são cercadas de um conjunto de falhas como no episódio do menino Marcelinho? E nada acontece.

Marcha lenta
Pedidos de aposentadoria especial tramitam no lombo de tartaruga. A fila da perícia médica do INSS tem mais de 630 mil segurados (dados de setembro do portal da transparência).

Penitenciária
Empresa que substituirá a Top Quality no fornecimento de alimentação para os presos da Penitenciária “Aluízio Ignácio” estará fazendo isso já em dezembro. A Top está, em consequência da perda do contrato, deixando suas atividades no Restaurante Popular.

Pois é...
O Tribunal de Justiça também comete os seus erros além das questões de ordem jurídica. Na decisão em que foi anulada sentença que punia guardas municipais de Uberaba pelo recebimento pretérito de horas extras, tratou a GCM como sendo de Uberlândia. Isso aconteceu também recentemente em outro processo.

Não é do zero
A força-tarefa anunciada pela Prefeitura para levantar todos os imóveis inventariados e tombados, e as condições em que se encontram, não precisará começar do zero, se quiser. Há um trabalho iniciado, ainda na gestão do arquiteto Daniel Rodrigues no Conphau. À época, ele era superintendente na SEPLAN.

Gente da casa
Daniel lembra que o trabalho foi executado por “gente da casa”, também em razão do custo, que foi motivo do recuo de agora na contratação de empresa para esse levantamento. Uma das grandes dificuldades à época, segundo o arquiteto, foi encontrar responsáveis por alguns dos imóveis fechados.

Reviva Centro
E, para Daniel, uma das soluções para os imóveis tombados e inventariados está no projeto “Reviva Centro”, deixado na SEPLAN pelo então secretário Nagib Facure. Proposta previa a criação de incentivos para empreendedores interessados em investir no centro e também para os proprietários.

Folia de Reis
A Baixa esteve em festa no domingo com Encontro de Folia de Reis. Houve tamanha adesão de doadores para viabilizar o evento que Agnaldo Bernardes, um dos seus organizadores, não precisou recorrer à ajuda da Fundação Cultural. Mas, convidados, o presidente Cássio Facure e a prefeita Elisa estiveram prestigiando a cantoria, uma das mais puras e antigas manifestações culturais de Uberaba. Tony Carlos também circulou com desenvoltura por lá. Ele e a prefeita, candidatos para 2024, “não se viram”.

Gatunagem
Ladrão resolveu “trabalhar” no prédio da Gerência Regional do Ministério do Trabalho em Uberaba. Invadiu o imóvel fora do horário de expediente, depois de danificar a concertina, e furtou materiais de escritório como canetas, toners coloridos e pretos, computador e outros objetos.

Fiação
Em Delta, possivelmente para desligar alarme e evitar a sua identificação, marginal cortou a energia elétrica da sede da Prefeitura para furtar mais de 120 metros de cabos de energia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por