FALANDO SÉRIO

MP diz que Rede usou estratégia de candidatura “natimorta” para burlar cota

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 31/01/2025 às 19:47
Compartilhar

Para o promotor eleitoral Fábio Roberto Machado, a candidatura feminina contestada da Rede “é um dos (casos) raros em que é possível demonstrar (...) o emprego de uma clara estratégia (...) de apresentar uma candidatura natimorta para burlar a exigência” (da cota gênero).

Fraude
Em sua manifestação final desta 6ª feira na AIJE aberta a pedido do Mobiliza, o Ministério Público considera que os elementos carreados para a ação impõem o reconhecimento da fraude à cota de gênero. E a aplicação da legislação com a anulação dos votos recebidos pela chapa da Rede.

Repercussão
Como a Rede não elegeu vereador, a repercussão mais concreta da manifestação, se acatada pelo juiz José Paulino, atinge Samuel Pereira. A eventual anulação dos votos da Rede implicará em novo cálculo do quociente eleitoral, o que prejudicará o vereador eleito pelo PMB, que em nada contribuiu para com a irregularidade.

Banco dos réus
Homem denunciado pelo atropelamento e morte de motociclista no cruzamento das ruas Rio Grande do Norte e José Pedro de Freitas, na Vila Santa Maria, responderá pelo crime no Tribunal do Júri. Episódio ocorreu no início da noite de 23 de maio do ano passado, quando o investigado fugia da Polícia Militar.

Duas vítimas
No atropelamento morreu o mototaxista Carlos Silva Caruba e a passageira R.C.C.R. ficou gravemente ferida, passando vinte e cinco dias em hospital. A mulher foi submetida a nove cirurgias e ficou com graves sequelas. No acidente, ela sofreu fraturas nos braços, no punho, em uma das pernas e amputação do “dedão” (hálux) do pé.

Corre corre
A tentativa de fuga do acusado teve início com a chegada da PM ao bairro, acionada por testemunhas de que o homem, conduzindo uma caminhonete, estava exibindo arma de fogo para pessoas rua. Ao depor, PM contou detalhes da perseguição. Segundo ele, o investigado corria a aproximadamente 100 km/h antes do acidente.

Disparos
Depois de bater na moto, a caminhonete foi de encontro a um poste. Do veículo desceu o acusado, de arma (uma pistola) na mão. Mas, se rendeu aos tiros de advertência dos policiais, resistindo, porém, ao ser algemado. Contra ele, que é considerado integrante de orcrim, havia mandado de prisão em aberto.

Desclassificação
Advogado da Defesa e Ministério Público pediram a desclassificação do crime de homicídio doloso para culposo à luz do Código de Trânsito. Juiz Marco Antônio Macedo Ferreira, novo titular da 1ª Vara Criminal, discordou e o acusado será julgado pelo Tribunal do Júri por homicídio doloso e homicídio tentado.

Vai apurar
Prefeito Celson Pires determinou imediata apuração de denúncia feita por família de Conceição das Alagoas, de que parente infartado teve retardado o socorro médico que poderia salvá-lo por falta de ambulância para o seu transporte até Uberaba. Denúncia diz que houve demora na liberação de ambulância (por ser) nova e sem uso.

Em sequência
A família também denuncia que, trazido para Uberaba a partir da liberação de ambulância, o paciente chegou com vida, mas foi recusado por hospital por detalhe em plano de saúde. Mesmo com garantia de pagamento.

Caso dos chips
O quarto acusado da habilitação fraudulenta de chips telefônicos em nome de Elisa Araújo se apresentou à Justiça para ser citado. Os outros três foram encontrados com facilidades por oficial de Justiça. Leonardo Pereira Lopes se apresentou com sua advogada e também já formalizou a sua defesa prévia.

A denúncia
A denúncia do promotor Laércio Conceição contra os quatro investigados tem 257 páginas. Representante do MP pede a condenação dos envolvidos por difamação, falsidade ideológica e associação criminosa. Promotor pede também que o quarteto seja condenado a indenizar a prefeita em R$ 500 mil por danos morais.

Dentro do mês
Prefeituras estão se adaptando ao pagamento dos servidores nas normas do e-Social. Não estão pagando os salários do mês com muita antecedência, mas também não estão deixando para o mês seguinte como está fazendo Uberaba. Cidades como Campo Florido e Ibiá, por exemplo, pagaram os seus servidores nesta 6ª feira.

A brecha
A leitura que se faz desse procedimento é que ao pagarem no último dia do mês, os chefes de Executivo já promoveram o lançamento no sistema dos dados considerados indispensáveis para que isso ocorra. É o “jeitinho” brasileiro funcionando pró-servidores.

Dois pesos
Integrante da desvalorizada categoria de vigias municipais, Donizetti Sousa fez, em reunião sindical, interessante abordagem: a PMU contrata vigilância privada para alguns órgãos, mas deixa desprotegidas as escolas e as unidades básicas de saúde. Nem todas as cabeças juntas encontraram a explicação para isso.

Não ao racismo
Advogada Lorraine Francisca assumiu a presidência da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 14ª Subseção da OAB e já está correndo atrás dos dados do Índice de Progresso Social sobre a violência contra pretos e mulheres em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por