FALANDO SÉRIO

Morte por dívida de droga resulta em condenação a 18 anos de prisão

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 19/05/2025 às 21:32Atualizado em 20/05/2025 às 21:05
Compartilhar

Uma dívida de drogas de R$ 8 mil contraída dentro da cela que ele dividia com outros detentos custou a vida de Enivaldo Max Manoel, em fevereiro de 2023, na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Três presos foram responsabilizados pelo assassinato. O último deles, julgado na semana passada, sendo, condenado, a exemplo de dois outros acusados.

Três contra um
Antes do ataque que levou Enivaldo à morte, um dos cobradores ligaram para a família da vítima, na tentativa de receber. Depois de ouvirem que isso não seria feito por falta de condições financeiras, Jean Carlos Ribeiro Teixeira, Marco Thulio da Costa Cândido e Thiago Evangelista de Jesus, segundo a denúncia do MP, passaram à execução do crime.

Cabeça na pia
Enivaldo foi então agredido a socos e pontapés, e teve a sua cabeça batida na pia e no vaso sanitário da cela, sob as vistas dos demais detentos, mantidos à distância pelos agressores com ameaças de morte, inclusive de familiares. A vítima, de acordo com laudos do IML, teve pulmão e fígado dilacerados, o que evidenciou a violência a que foi submetida.

Pena
No julgamento da semana passada na 3ª Vara Criminal, Jean Carlos foi considerado culpado pelos jurados e o juiz cooperador Gustavo Moreira o condenou a 18 anos e 1 mês de prisão, em regime fechado. Marco Thulio e Thiago Evangelista já estavam julgados e condenados.

Outro homicídio
Há pouco mais de 1 ano, Joandro dos Santos Souza perdeu a vida no Posto Tijuco, da BR-050, depois de discutir com caminhoneiro paranaense que, alterado – segundo o Ministério Público -, ali chegara criando confusão ao fazer ameaças genéricas aos presentes dizendo, entre outras frases, que “o diabo está me pedindo para levar um”.

Sem pagar
Depois de também mexer com a esposa de Joandro, Guilherme Rodrigues saiu do restaurante sem pagar, exibindo um canivete. Joandro e outros funcionários foram atrás do caminhoneiro. Na confusão que se seguiu a vítima recebeu um golpe de canivete no pescoço, morrendo cinco dias depois no Hospital de Clínicas.

Condenação
Imagens de câmeras de segurança instaladas no posto  reforçaram as provas contra Guilherme Rodrigues, considerado culpado pelos jurados. A sentença foi dada pelo juiz cooperador: 18 anos de prisão para o acusado, que não pode recorrer em liberdade.

Crime em detalhes
Polícia Judiciária e Ministério Público fazem coletiva nesta terça-feira, a partir das 9h. Vão detalhar as investigações do assassinato de menina de 14 anos ocorrida em sala de aula na semana passada. Será a primeira vez que as instituições abordarão a tragédia com a imprensa.

Outra denúncia
Mãe procurou a Delegacia de Plantão para relatar que seu filho foi ameaçado na escola privada em que estuda por um coleguinha armado com tesoura. Em sala de aula,  o autor da ameaça teria desenhado um órgão genital na apostila do outro, provocando como reação que ele iria contar para a mãe. Insatisfeito, o menino teria dito que não usaria a tesoura contra ele, mas sim uma faca – segundo a denunciante desta segunda-feira.

Ameaça de CPI
Com apenas cinco meses incompletos de mandato, o prefeito dr. Herculano, de Iturama, já enfrenta ameaças de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito pela oposição. E tinha-se como certo que isso ocorreria nesta 2ª feira. Falava-se também em um “gancho” de 90 dias para o filiado do Republicanos e criação de uma comissão para auditar as finanças do município.

O vento virou
Conta o colega  jornalista e radialista JFigueiredo  ter gravado um áudio por volta das 7h desta 2ª feira, revelando que a proposta de CPI seria votada pela Câmara à noite. Mas, eis que, às 9 horas, o prefeito se reuniu com um grupo de vereadores por quase 6 horas, surgindo daí “certidão” assinada pelo presidente do Legislativo sobre o tema.

Nada feito
Ronaldo Vieira da Costa diz na tal certidão inexistir no Legislativo inexiste protocolo de requerimento de abertura da CPI, contou o colega ituramense.

Pegando fogo
Também em Frutal o clima político é de tensão. Nesta 2ª feira, um grupo de servidoras fez manifestação contra o vereador que na semana passada se disse agredido pelo prefeito. Elas reclamavam de assédio moral, o que teria sido a causa da agressão do chefe do Executivo ao edil.

Apuração
Mas, em Frutal, parece que ninguém está interessado em apurar o que de fato aconteceu.

Sem dados
Todo o 1º escalão da Prefeitura foi alertado pela chefe do Executivo,  nesta 2ª feira, para manter os pés no chão em relação aos gastos. Sem citar números, release distribuído pela SeCom fala na necessidade de ser mantido o equilíbrio fiscal como recomendação de Elisa. A nota acrescenta que a cada dia somam mais obrigações impostas aos gestores municipais  (e também não detalhadas), sem fontes de compensação ou financiamento.

Lealdade
Aelton Freitas enviou mensagem ao ex-deputado Franco afirmando que estaria esclarecendo junto aos seus contatos nas redes sociais que ao uberabense deve-se a recente compra de mamógrafo pelo Hospital “Hélio Angotti”.  Aelton confessa ter, equivocadamente, colocado o equipamento nas conquistas por ele viabilizadas, como o sonhado PetScan.

Paralisação
Técnicos administrativos em educação da UFTM fazem paralisação de quarta a sexta-feira, protestando contra o descumprimento de acordo assumido no ano passado pelo Governo Federal, depois de uma greve de mais de cem dias. A categoria reclama dos itens acordados e que não entraram na medida provisória publicada no último dia de 2024.

Pedidos
Entre os pedidos não atendidos estão a jornada semanal de 30 horas para os técnicos, regulamentação por lei das jornadas de trabalho, isonomia de reajuste para médicos e médicos veterinários. Eles tiveram 4,5% de aumento este ano e as demais categorias, 9%. Os TAEs também querem o fim da reposição de horas dedicadas às atividades sindicais.

Carga horária
Tramita na Câmara Federal projeto de lei limitando em 144 horas mensais a jornada de trabalho dos policiais civis e penais. Em alguns Estados a jornada chega até a 180h. No mesmo PL é determinado o pagamento de hora extra por trabalho adicional. Proposta ainda passará por 4 comissões para ser aprovada na Câmara e enviada ao Senado.

Absurdo
Quantos mais precisarão morrer para que seja construída a passarela das imediações do Conjunto Volta Grande, sobre a rodovia? Não se pode brincar com vidas humanas. Determinandos prazos de obras inseridos no contrato de concessão precisam ser revistos de acordo com a urgência ditada pela segurança. A essa aberração se soma a “passagem” sob a mesma 050, perto do antigo Cascata.

Acidente
Motociclista foi surpreendido na 2ª feira ao transitar pela avenida Djalma Castro Alves. Deu de cara com fiação de telefonia caída, o que provocou a sua queda e ferimentos. Ele próprio procurou atendimento médico, constatando-se escoriações nas mãos, joelho  e ombro direitos.  Acidente foi registrado em Reds.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por