FALANDO SÉRIO

Mengão e Timão têm 34% da torcida de Uberaba; USC e Naça apenas 1,5%

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 24/05/2023 às 20:23Atualizado em 25/05/2023 às 20:29
Compartilhar

Bandeira do Corinthians (Foto/Divulgação)

Bandeira do Corinthians (Foto/Divulgação)

Nenhum clube de Minas está entre os três de maior torcida em Uberaba, que, pela ordem, são Flamengo (20% dos entrevistados), Corinthians (14%) e Palmeiras (10%). A pesquisa é do Instituto Percent, administrado pelo estatístico Luiz Cláudio Campos.

Maioria
As torcidas desses três, somadas aos torcedores do São Paulo (8%), representam mais da metade dos amantes do futebol na cidade. Depois desses quatro grandes do RJ e SP aparecem Cruzeiro (5%), Santos (4%), Atlético (3%), Vasco (2%), Fluminense (1,5%) e Botafogo (1%). O glorioso USC tem 1% da torcida local e o Nacional, 0,5%.

TAC para UPAs
Para o promotor Eduardo Fantinati, não resta dúvida de que a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta é a única opção possível para que não haja interrupção da assistência médica prestada nas UPAs. Afinal, falta menos de um mês para o fim do contrato prorrogado que mantém a FUNEPU nas unidades.

Sem novidade
Até aí, nenhuma novidade, pois o promotor da Saúde já havia sinalizado com a possibilidade, ainda que de forma hipotética, há dois meses. Na ocasião, disse ele em entrevista à Rádio JM que não colaboraria para o colapso do sistema, mas que apuraria responsabilidades pela não realização da licitação em tempo hábil.

Informações
Mas, antes do “sim”, Fantinati está cobrando informações complementares ao pedido formalizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele quer saber qual é o cronograma das obras de recuperação da UPA Mirante, pois, aparentemente, o período de vigência do TAC estará atrelado a esse período.

Mais dois
Promotor pede também a manifestação da FUNEPU e ainda do Conselho Municipal de Saúde, em comportamento que mostra à SMS, como exemplo, a necessidade de ouvir os conselheiros em questões da área. O prazo para as respostas a Fantinati é de cinco dias.

Tentou, não deu!
Um dos secretários municipais tentou fazer com que o ex-deputado Franco Cartafina fosse “desconvidado” de participar da reunião da prefeita com diretores do “Hélio Angotti” e do governo federal, nesta 4ª feira, em Brasília.
Encontro agendado por Nárcio Rodrigues via vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Ele não!
O secretário chegou a dizer que Elisa não compareceria se Franco estivesse presente. A conversa chegou aos ouvidos de Nárcio Rodrigues que sentenciou em outras palavras: venha quem quiser, Franco não será desconvidado, pois nos últimos anos foi o deputado que mais carreou recursos para o “Hélio Angotti”.

Diretores eleitos do SINDAE costuram parcerias (Foto/Divulgação)

Diretores eleitos do SINDAE costuram parcerias (Foto/Divulgação)

Lazer e qualificação
Antes mesmo de tomar posse, a diretoria eleita do SINDAE corre atrás de parcerias e fechou nesta 4ª feira um acordo com Luiz Medina, presidente da FUNEL. Os servidores da Codau terão acesso às várias modalidades de esportes oferecidos pela fundação e também poderão usar o campo e a quadra comunitários do “Elza Amuí”. 

Capacitação
Já o consultor do Senac Erick colocou ao alcance dos trabalhadores cursos profissionais para eles e suas famílias. Ele e a advogada Natália Salge, que vem dando assistência jurídica aos servidores da autarquia, também participaram do encontro.

Racha 
A insistência de Lu Fachineli em dividir ao meio os recursos da bolsa atleta entre homens e mulheres chegou ao ponto de a vereadora dar umas caneladas no presidente da FUNEL, quando Luiz Medina foi contra a emenda sob o argumento de que os critérios são exclusivamente técnicos e não políticos.

Pegou mal
Ao defender o PL, Medina discordou de manifestações que ignoravam índices em benefício de gênero, explicando, inclusive, que a vida toda incentivou as suas filhas a se dedicarem ao esporte. Aí, recebeu canelada. Segundo Lu, ele incentivou as filhas porque não tem filho. E que Medina pode ser técnico, mas ela é a política.

É muito sério
Parece que poucos das partes diretamente envolvidas atinaram para as eventuais consequências da comissão criada para fazer uma verificação técnica de óbitos registrados no Hospital da Criança. Na hipótese de algum crime, mesmo que culposo, o relatório desaguará no Ministério Público.

Argumento furado
A SMS deu munição estragada a Luizinho Kanecão para combater o PL de Túlio Micheli com o objetivo de dar transparência aos números de atendimento nas UPAs. A secretária teria dito ao vereador que os números não poderiam ser divulgados isoladamente e que outros dados esbarrariam na lei de proteção de dados. 

Fiscalização
E disse mais o vereador: quem iria fiscalizar os números revelados pela FUNEPU para saber se seriam corretos? Números que desde a contratação da fundação são encaminhados diariamente à SMS. Só falta não ter conferência na própria secretaria.

Buscando sigla
A chefe do Executivo aproveitou a viagem a Brasília para manter contatos com pelo menos dois parlamentares “caciques” partidários com o objetivo de colocar as siglas sob o comando de aliados seus em Uberaba. A um deles, Elisa teria admitido trocar de partido, se necessário.

Comitiva
Codau deve ter a maior comitiva dentre as cidades do seu porte presentes ao Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Belo Horizonte: quinze servidores.

Uberabenses Fábio e Janaína em congresso na Colômbia (Foto/Arquivo Pessoal)

Uberabenses Fábio e Janaína em congresso na Colômbia (Foto/Arquivo Pessoal)

Uberaba em todas
Fábio Antônio da Silva e Janaína Amaro são os únicos uberabenses participantes do encontro da ABLA – Association of Binational Center of Latina Americana, iniciado em Bogotá nesta 4ª feira. O foco das discussões são as lições aprendidas nos últimos anos e o impacto delas nas práticas pedagógicas. Janaína preside a coligação dos Centros binacionais no Brasil.

Vai pagar
UFTM aguarda norma regulamentadora do Ministério da Saúde para iniciar o pagamento do piso salarial aos enfermeiros, cuja remuneração inicial é de R$ 4,1 mil. O tema piso está provocando discussões em grupos de Whatsapp dos funcionários. Mais especificamente sobre a atuação de sindicalistas e a criadora de um dos grupos.

Cotada
Filha do uberabense Cláudio Rangel, a atual ministra substituta no TSE Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro pode aparecer na lista quádrupla da qual o presidente Lula indicará dois nomes para ministro titular. Cláudia era sobrinha do ex-presidente do USC Luciano Rangel, de saudosas memórias.

Padre
O uberabense Vitor Lacerda, filho de Pedro Umberto e Marilda Lacerda, será ordenado padre no próximo dia 14, em cerimônia na Catedral Metropolitana, depois de um período de estudos em Belo Horizonte. A ordenação foi autorizada por dom Paulo Peixoto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por