FALANDO SÉRIO

HC suspende cirurgias eletivas por falta de anestésicos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 21/03/2024 às 21:26
Compartilhar

O Hospital de Clínicas suspendeu as cirurgias eletivas por falta de anestésicos. A denúncia feita pelo vereador Túlio Micheli na tarde desta 5ª feira foi confirmada à coluna pela assessoria de Comunicação do HC. Houve atraso na entrega do insumo, mas as cirurgias de emergência continuam sendo realizadas.

Prazo
A expectativa do Hospital de Clínicas é que os anestésicos cheguem a Uberaba quarta-feira da semana que vem.

Comunicado
À SMS, disse a secretária Valdilene Rocha, a informação chegou logo pela manhã pela equipe de desospitalização que acompanha diariamente o HC “in loco”. O hospital, questionado, informou que foram reprogramadas as cirurgias eletivas que necessitam de anestesia geral.

De olho
A secretaria permanecerá monitorando a situação e o quadro de leitos por sua equipe de desospitalização e o fiscal do contrato.

Nada oficial
Muitas denúncias circulando nas redes sociais de que havia veículos oficiais parados nas imediações da assembleia dos professores, na terça-feira. E que teriam sido usados para conduzir integrantes da SEMED. Nenhuma dessas denúncias chegou à Controladoria Geral – assegura a controladora Júnia Cecílio.

Perda do dia
Procuradoria Geral do Município está examinando a extensão de decisões do Tribunal de Contas do Estado e do Supremo Tribunal Federal obrigando o desconto do dia parado de servidor público grevista. Se não for encontrada uma saída legal, a Secretaria da Administração as aplicará – diz o secretário Belzinho.

Com ressalva
A decisão do STF permite, porém, que os dias parados sejam compensados mediante acordo, e frisa não ser devido o desconto se a greve resultou de ilícito do próprio poder público, o que não é o caso.

Sem Justiça
Apesar de REDS lavrado pela PM na terça-feira, relatando a manifestação (ordeira) dos servidores, e a possibilidade de o documento ser eventualmente usado para fins judiciais, essa não é a intenção do município. A Prefeitura não fez nenhuma gestão para impedir ou suspender a greve – assegura o titular da SAD.

“Incendiário”
Anderson Adauto voltou a “incendiar” grupos de Whatsapp nesta 5ª feira ao postar decisão da Justiça Federal restabelecendo a sua elegibilidade, suspensa em decisão em 1ª instância no processo da Home Care. Publicação, seguida de nota à imprensa em que sua pré-candidatura a prefeito é reafirmada.

No páreo
Os reiterados apelos recebidos de quem acompanhou de perto os seus dois mandatos anteriores estão fazendo com que a ex-prefeita Lauzita Rezende da Costa volte a admitir a possibilidade de disputar a eleição para prefeito em Delta. À coluna ela admitiu que estão maiores as chances de dizer “sim”.

Aborrecida
Autora das tratativas para a criação do CIM, a ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende não esconde o sentimento de tristeza ao ouvir as denúncias das precárias condições das instalações destinadas àquele Centro Integrado da Mulher. 

Equipe
Marilda Lamenta o que vem ocorrendo, esperando que a equipe multidisciplinar do CIM seja recomposta e que as servidoras tenham melhores condições de trabalho e as mulheres fragilizadas e vítimas de violência doméstica desfrutem de um espaço acolhedor.

No front
O Democracia Cristã está mudando de mãos em Uberaba. Aliados da prefeita têm isso como certo e aguardam que a nova comissão provisória da sigla seja publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta sexta-feira. Há alguns meses, pelo menos dois integrantes da cúpula do partido que sai estiveram com Elisa, mas não houve acordo.

Composição
A idéia era colocar o DC entre os partidos que abrigariam alguns dos candidatos a vereador pelo grupo de situação. Não deu certo a negociação. E a estratégia governista passou a ser outra.

Seguro
Nesta 5ª feira, o vereador cabo Diego assegurou com todas as letras a sua transferência do PP – de Franco Cartafina – para o Democracia Cristã. E manifestou, inclusive, ter plano “A” para eventual tentativa de esvaziamento da chapa de candidatos a vereador da sigla, anteriormente trabalhada.

Não faltam
Segundo o vereador, que parte para a sua segunda eleição, há nomes para eventuais substituições ou constituição de uma nova chapa, se necessário. “Muitos têm nos procurado com esse objetivo” – destacou. O DC, porém, não aceitará outro postulante com mandato.

Confirmado
E a saída de alguns filiados do DC se confirmou ainda nesta 5ª feira. Até com fotos de adesão de Thiago Silva (durante muitos anos braço direito do sogro vereador Luiz Dutra), professora Nilda Frazão, Kennedy Caputo e Samuel Girão ao PP de Franco Cartafina. Ao grupo pode chegar também o ex-vereador Ronaldo Amâncio.

Preparando-se
Recém-filiada ao Republicanos, a advogada Lorrayne Francisca Santos venceu a disputa com dezenas de milhares de candidatos a uma vaga no RenovaBR, uma das mais conceituadas escolas brasileiras de formação política. O resultado foi comunicado nesta 5ª feira à assessora jurídica da SDS.

Sem efeito
Trinta e nove anos depois de aprovada, a Lei do Perímetro (3626/1985) tem vários dos seus artigos suspensos por decisão da juíza Régia Ferreira. Dispositivos foram considerados inconstitucionais, na medida em que restringiam a comercialização de hortifrutigranjeiros, no atacado, fora da CEASA. Se descumprir a decisão judicial, a Prefeitura estará sujeita a multa diária.

Esperteza
Prefeitura postulou à Justiça a extinção, sem julgamento, da ação com que o vereador Marcos Jammal pede que ela seja obrigada a lhe entregar documentos requeridos sobre o recapeamento asfáltico. Alegou que a documentação foi entregue de livre e espontânea vontade ao edil. Sem a necessidade da ordem judicial solicitada por ele.

Ocorre que...
Depois de analisar os documentos que foram entregues a um dos seus assessores, Jammal verificou que faltam muitos daqueles que foram formalmente requeridos. Entre eles, segundo o vereador, tickets da pesagem da massa asfáltica com a indicação de onde o produto foi entregue para aplicação.

Análises
Entre outros cinco itens que Jammal aguarda estão as análises da qualidade do asfalto entregue ao município pelas empresas e ainda as medições efetuadas pela fiscalização da Secretaria de Obras. A manifestação do vereador foi destinada ao Judiciário.

Cemitério
Menos de 24h depois da denúncia de Thiago Mariscal sobre as precariedades do Cemitério Medalha Milagrosa providências começaram a ser tomadas. Dezenas de sepulturas parcialmente abertas começaram a receber novas tampas de concreto e telhas chegaram para a cobertura danificada do salão de velório, com inúmeras infiltrações. 

Absolvição
Contando com o advogado Cleber Luís dos Santos Júnior em sua defesa, dois homens acusados de assalto a caminhão de carga (frutas) foram absolvidos pela 3ª Vara Criminal. O crime ocorreu na noite/madrugada de 12 de junho do ano passado, na MCG 455, em Campo Florido.

Identificação
O reconhecimento por fotografia dos acusados pelas vítimas (motorista e acompanhante) não foi o suficiente dada a baixa luminosidade – uma das alegações da defesa. Além disso houve contradição de detalhes do assalto narrados pelas vítimas.

Indícios
Na sentença, o juiz frisou a existência de vários indícios que apontam para os acusados, mas que a margem de dúvida quanto à autoria do crime se mostra razoável, a ponto de afastar a possibilidade de condenação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por