FALANDO SÉRIO

Frigorífico de Araxá fechado

Com isso, os preços da carne aumentaram na cidade, que a importa de outras regiões

Wellington Cardoso
Publicado em 02/03/2012 às 09:03Atualizado em 17/12/2022 às 08:40
Compartilhar

Medicina de ponta

Ainda aguardando credenciamento do seu serviço de radioterapia, o Hospital de Clínicas da UFTM acaba de ser introduzido no seleto grupo de hospitais de referência de alta complexidade cardiovascular. Isso o credencia a implantar desfibrilador em pacientes que atualmente aguardam o lento caminhar de fila em Belo Horizonte e outros centros. O equipamento é capaz de identificar e reagir em segundos a uma parada cardíaca, aumentando as chances de sobrevivência do paciente na ausência de um médico nos minutos seguintes ao ataque.

 Menos cirurgias

O HC também está qualificado a promover estudos para determinar arritmias e tratá-las sem cirurgia, com a implantação de stent na cabeça do paciente – revela o seu superintendente, cardiologista Luís Antônio de Rezende.

 Transplante de medula

Em poucos dias, o Hospital de Clínicas realizará também o seu primeiro transplante de medula óssea, outro avanço nas atividades do SUS em Uberaba. O serviço está sendo coordenado pelo médico Hélio Morais, que será nomeado diretor de Pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Boas notícias, sem dúvida, no aniversário de Uberaba.

Sob dúvida

Difícil é acreditar no sucesso de um plano de combate ao crime diante das fragilidades do sistema (em que há carência de verbas até para a realização de diligências ou remendar um pneu furado de viatura), a falta de pessoal e de cursos de qualificação profissional (não aqueles para promoções) e das leis que impõem punições fictícias, pois abrandadas na execução. E o mais importante: até onde vai a disposição política de por bandidos na cadeia com o preso custando R$ 2 mil/mês ao Estado?

Caminhoneiros

A espera em fila de até quatro dias para o carregamento de caminhões em Distrito Industrial de Uberaba é denunciada pelo vereador Jorge Ferreira, que quer a apuração das condições de trabalho dos caminhoneiros pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Segundo ele, os trabalhadores ficam na expectativa do carregamento em condições precárias (sem instalações para as suas necessidades fisiológicas, inclusive). Vereador diz que as empresas precisam ser mais sensíveis.

Insegurança para servidores

Projeto de reforma da previdência para os servidores públicos deixa à categoria a incerteza de quanto receberá a título de aposentadoria. Matéria, ainda a ser discutida no Senado, limita ao teto do INSS (R$ 3,9 mil) a aposentadoria do funcionalismo civil garantida pelo Governo, o que inclui juízes e promotores. Para ter uma aposentadoria melhor, o servidor teria de recorrer à previdência complementar, mas os proventos serão incertos, ficando na dependência de quanto ele “poupar” e dos rendimentos decorrentes ao longo do período.

Indignação

Cidadã está indignada com o comportamento de motorista de “carrão do Codau” – segunda ela. Dele, de óculos escuros, a mulher teria ouvido desaforos e até palavrões por estar trafegando de acordo com a legislação, enquanto o servidor tentava ultrapassá-la na avenida Leopoldino de Oliveira, perto do Hospital da Mulher. “Eu não merecia ouvir o que ouvi, aos gritos” – diz ela, referindo-se ao episódio registrado às 9h15 desta 5ª-feira.

Uma e outra

Por uma série de irregularidades, incluída a falta de higiene, o frigorífico de Araxá foi fechado pelo Ministério da Agricultura. Com isso, os preços da carne aumentaram na cidade, que a importa de outras regiões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por