Pressionados
Advogados começam a ser pressionados por familiares de presos recolhidos à penitenciária “Aluízio Ignácio”: temem pelo pior diante do clima lá instalado.
Outro morto
Ontem, mais um corpo pendurado foi encontrado em cela, e o que o diferencia das mortes da semana passado é o fato de não ter vindo de Conceição das Alagoas.
Roleta-russa
Estaria instalado o sistema de roleta-russa como forma de esvaziar a penitenciária ou pressionar Estado.
Baixo clero
Os eleitos para ter o nome colocado na roleta-russa seriam criminosos sem proteção de facção.
Pavor
Algumas mães só faltam ajoelhar aos pés dos advogados dos filhos, implorando para que alguma coisa seja feita, relatou um deles.
Transferências
Nesta 2ª-feira, diante de novos rumores de desativação das cadeias de Araxá e Sacramento, FALANDO SÉRIO buscou informações junto à Secretaria de Administração Prisional.
Sigilo
A Seap não confirmou, mas também não desmentiu. Disse apenas que, por razões de segurança, transferências de presos não são divulgadas.
Uai
Sigilo não observado nas transferências de Conceição para Uberaba, quando o próprio governador, vindo à cidade para a ExpoZebu, admitiu adiar a medida.
Noticiado
E isso também chegou a ser noticiado pela coluna.
Dúvida
Ao não negar os rumores relacionados a Araxá e Sacramento, a Seap alimenta as especulações, próprias desses momentos de crise.
Seguro
Na nota enviada, a Seap afirma também não ter recebido nenhum pedido para passar preso de uma cela para outra ou levá-lo para o “seguro” (onde estão os ameaçados).
Dialogando
E ressalta que está conversando com o Ministério Público e o Judiciário para ajustar a rotina da unidade e garantir a segurança dentro da penitenciária.
Transparência
Tribunal de Contas da União quer submeter a OAB às mesmas regras a que estão submetidos órgãos públicos e conselhos de profissionais liberais.
Preto no branco
Ou seja: o OAB deveria prestar contas dos recursos milionários que recebe de seus associados.
Obrigatório
Em Minas, a OAB movimenta soma razoável de recursos gerados pela anuidade de R$749.
Receita
No começo do ano, a seccional tinha 105 mil inscritos, mas a inadimplência era de mais de 30%.
Impacto
Polícia Civil já detectou impacto em Uberaba com a decisão do STF transformando prisão domiciliar a prisão preventiva de mulheres gestantes ou com filhos até 21 anos.
Tráfico
O habeas corpus coletivo teria levado traficantes a recorrerem em seus negócios a mulheres nessas condições.
Nada novo
Comportamento de marginais observados há anos em relação a menores de idade introduzidos no crime.
Não o centro
Para o desembargador Doorgal Andrada, cidadão uberabense, o Judiciário não pode ser o centro das atenções políticas no país.
Imparcial
Segundo ele, um bom julgamento exige imparcialidade, conhecimento técnico e coragem para decidir, e o magistrado deve solucionar polêmicas e não criá-las.
Mas...
Infelizmente, acrescentou, alguns ministros (do STF) se tornaram o centro das atenções, proferindo palestras, dando entrevistas, criando polêmicas sobre política.
Incabível
Frisou o desembargador que “isso é mais próprio dos políticos e incabível para os juízes”.
Bateu pesado
Em seu mural no Facebook, o ex-presidente do Sindicato dos Servidores Mariano Leite rotulou vereador de “mala”.
Não virá
Por problema de agenda, o senador e pré-candidato ao governo de Minas Antonio Anastasia não virá a Uberaba, este mês, para receber a Medalha Major Eustáquio.
Gabinete
Prefeito em exercício, Luiz Dutra não quis ocupar o gabinete de Paulo Piau, optando por improvisar sala de despacho em anexo rotineiramente usado para reuniões.
Multa no cartão
Denatran suspendeu ontem a aplicação da portaria que permite o pagamento de multas de trânsito nos cartões de débito e crédito (neste caso, com parcelamento).
Ampliando
O objetivo seria produzir outro documento que inclua também o pagamento do IPVA e do licenciamento.
Vespeiro
Procurador da República em Uberlândia quer discutir medidas para o cumprimento de recomendações da Regional da Comissão da Verdade no Triângulo.
Denominações
Entre essas recomendações está a troca de nomes de ruas e praças em homenagem a “agentes da ditadura”.
Alvo
Relatório da comissão coloca o ex-governador Rondon Pacheco, a quem se atribui o desenvolvimento de Uberlândia, como um desses agentes.