Muito próxima do 4º Batalhão, uma mercearia assaltada recebeu grades. Ou seja, o trabalhador preso, o consumidor cerceado e os bandidos soltos. O comércio fica cerca de 20 segundos de carro da unidade militar e ao lado de residencial onde moram muitos policiais (PM e civis). Segundo informações, no dia do assalto ao estabelecimento, que fica quase dentro do Quartel, esperou-se quase uma hora pela viatura.
Bombando
Os seguidos ataques a caixas eletrônicos em Uberaba se tornaram assunto recorrente nas redes sociais. Pessoas aproveitam para desabafar o sentimento real de insegurança. Reforço minha confiança e respeito aos organismos de segurança pública, sobretudo na Polícia Militar, mas talvez seja hora de envolver também a Polícia Federal. De outro lado, não tenho dúvidas, a estrutura da PM/PC em Uberaba se tornou pequena, apesar dos esforços sobre-humanos diante da explosão da marginalidade.
Reajam!
“Se o povo soubesse a verdadeira situação da segurança pública em Uberaba, mudaria para outro lugar.” A frase é forte, preocupante e me foi dita por policial experiente. Mas não penso que a postura é de mudar, fisicamente, de lugar, mas de comportamento social. Nós, a sociedade, precisamos nos mobilizar, ir para rua, para as portas das instituições expor as feridas, “gritar em coro”, pacificamente, mas forte. Ou se tira a peneira do sol ou chegaremos a uma situação insustentável.
Organizado
Embora a ação de explosões de caixas eletrônicos - tudo indica - esteja sendo praticada por quadrilhas de jovens de Uberaba, o PCC realmente tem ramificações por aqui é já faz tempo (nós mesmos já falamos da existência de listas). O mesmo policial me confirma que atentados às polícias, bombeiros e guardas municipais não estão descartados. Os organismos de segurança, no entanto, têm informações estratégicas, o serviço de inteligência trabalha sob sigilo em torno do assunto! Certo mesmo é que, importado ou não, o crime está, sim, organizado e aproveitando da fragilidade de uma sociedade desorganizada, instituições frágeis e legislação cheia de brechas. Há muito o que se fazer, mas é preciso começar.
Caixas eletrônicos
Explosões constantes com prejuízos aos estabelecimentos e riscos a terceiros fazem comerciantes retirarem o serviço agregado. Um exemplo é o LS Guarato, que mantinha equipamentos da CEF e do Banco do Brasil. Ontem, nos dois se lia “Caixa interrompido por motivo de segurança”. É comportamento semelhante ao adotado por alguns postos de combustíveis constantemente assaltados, alguns dispensando caixas, outros fechando mais cedo. Quem perde!? Precisa responder?
Corrupção
O maior caso da história recente do Brasil, o mensalão, onde o prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau, José Luiz Alves, são réus, teve relatório concluído segunda-feira pelo ministro Joaquim Barbosa, do STF. Os autos seguiram para relatório e definição do julgamento. A previsão é maio. Dependendo do período, os holofotes apontados para Uberaba, que sempre giraram em torno da ExpoZebu para o País e o mundo, terão foco na Prefeitura, com o julgamento de AA e “Zé Luiz”. Vamos aguardar o desfecho judicial mais esperado de todos os tempos, lembrando a ainda nojenta indicação política de ministros do Supremo e a força político-econômica dos 38 réus.
Ferveu
Gerou certo estresse a declaração do secretário municipal de Educação, José Vandir, de que o programa “Magia de Ler” foi atrasado por falta de tempo para formação dos professores. A primeira declaração do gênero, via diretoria de comunicação, foi publicada pela coluna e depois pela reportagem do JM. Reações internas ocorreram porque a situação não teria sido esta. Ontem, José Vandir veio a público desmentir informação oficial e apresentar nova manifestação oficial. Assim fica difícil!
Vaivém
A executiva do PCdoB esteve com o prefeito e apresentou o “Novo Projeto Municipal de Desenvolvimento”. Mas, quanto às eleições 2012, o partido, que é da base do Governo, apontou, como vinha fazendo o PR, para independência. O jogo político é realmente muito interessante.
Top
Com bastante vocal e batidas picantes, o DJ Thiago Mansur, estilo sexy house, já se apresentou para estrelas do Brasil e do mundo. Você também pode: nas festas da Pró-Eventos, dias 23 e 24, na Casa do Folclore.
“Uberaba, a terra da ExploZebu!!!”, do internauta Jorge Ricardo, via Facebook, numa referência às seguidas explosões de caixas eletrônicos.