FALANDO SÉRIO

Esperou-se quase uma hora pela viatura

Muito próxima do 4º Batalhão, uma mercearia assaltada recebeu grades. Ou seja, o ...

Wellington Cardoso
Publicado em 21/12/2011 às 09:59Atualizado em 19/12/2022 às 20:54
Compartilhar

Muito próxima do 4º Batalhão, uma mercearia assaltada recebeu grades. Ou seja, o trabalhador preso, o consumidor cerceado e os bandidos soltos. O comércio fica cerca de 20 segundos de carro da unidade militar e ao lado de residencial onde moram muitos policiais (PM e civis). Segundo informações, no dia do assalto ao estabelecimento, que fica quase dentro do Quartel, esperou-se quase uma hora pela viatura.

Bombando

Os seguidos ataques a caixas eletrônicos em Uberaba se tornaram assunto recorrente nas redes sociais. Pessoas aproveitam para desabafar o sentimento real de insegurança. Reforço minha confiança e respeito aos organismos de segurança pública, sobretudo na Polícia Militar, mas talvez seja hora de envolver também a Polícia Federal. De outro lado, não tenho dúvidas, a estrutura da PM/PC em Uberaba se tornou pequena, apesar dos esforços sobre-humanos diante da explosão da marginalidade.

Reajam!

“Se o povo soubesse a verdadeira situação da segurança pública em Uberaba, mudaria para outro lugar.” A frase é forte, preocupante e me foi dita por policial experiente. Mas não penso que a postura é de mudar, fisicamente, de lugar, mas de comportamento social. Nós, a sociedade, precisamos nos mobilizar, ir para rua, para as portas das instituições expor as feridas, “gritar em coro”, pacificamente, mas forte. Ou se tira a peneira do sol ou chegaremos a uma situação insustentável.

Organizado

Embora a ação de explosões de caixas eletrônicos - tudo indica - esteja sendo praticada por quadrilhas de jovens de Uberaba, o PCC realmente tem ramificações por aqui é já faz tempo (nós mesmos já falamos da existência de listas). O mesmo policial me confirma que atentados às polícias, bombeiros e guardas municipais não estão descartados. Os organismos de segurança, no entanto, têm informações estratégicas, o serviço de inteligência trabalha sob sigilo em torno do assunto! Certo mesmo é que, importado ou não, o crime está, sim, organizado e aproveitando da fragilidade de uma sociedade desorganizada, instituições frágeis e legislação cheia de brechas. Há muito o que se fazer, mas é preciso começar.

Caixas eletrônicos

Explosões constantes com prejuízos aos estabelecimentos e riscos a terceiros fazem comerciantes retirarem o serviço agregado. Um exemplo é o LS Guarato, que mantinha equipamentos da CEF e do Banco do Brasil. Ontem, nos dois se lia “Caixa interrompido por motivo de segurança”. É comportamento semelhante ao adotado por alguns postos de combustíveis constantemente assaltados, alguns dispensando caixas, outros fechando mais cedo. Quem perde!? Precisa responder?

Corrupção

O maior caso da história recente do Brasil, o mensalão, onde o prefeito Anderson Adauto e o presidente do Codau, José Luiz Alves, são réus, teve relatório concluído segunda-feira pelo ministro Joaquim Barbosa, do STF. Os autos seguiram para relatório e definição do julgamento. A previsão é maio. Dependendo do período, os holofotes apontados para Uberaba, que sempre giraram em torno da ExpoZebu para o País e o mundo, terão foco na Prefeitura, com o julgamento de AA e “Zé Luiz”. Vamos aguardar o desfecho judicial mais esperado de todos os tempos, lembrando a ainda nojenta indicação política de ministros do Supremo e a força político-econômica dos 38 réus.

Ferveu

Gerou certo estresse a declaração do secretário municipal de Educação, José Vandir, de que o programa “Magia de Ler” foi atrasado por falta de tempo para formação dos professores. A primeira declaração do gênero, via diretoria de comunicação, foi publicada pela coluna e depois pela reportagem do JM. Reações internas ocorreram porque a situação não teria sido esta. Ontem, José Vandir veio a público desmentir informação oficial e apresentar nova manifestação oficial. Assim fica difícil!

Vaivém

A executiva do PCdoB esteve com o prefeito e apresentou o “Novo Projeto Municipal de Desenvolvimento”. Mas, quanto às eleições 2012, o partido, que é da base do Governo, apontou, como vinha fazendo o PR, para independência. O jogo político é realmente muito interessante.

Top

Com bastante vocal e batidas picantes, o DJ Thiago Mansur, estilo sexy house, já se apresentou para estrelas do Brasil e do mundo. Você também pode: nas festas da Pró-Eventos, dias 23 e 24, na Casa do Folclore.

“Uberaba, a terra da ExploZebu!!!”, do internauta Jorge Ricardo, via Facebook, numa referência às seguidas explosões de caixas eletrônicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por