FALANDO SÉRIO

Em menos de doze meses, PF/Uberaba registra 1,7 mil armas

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 27/12/2022 às 19:43Atualizado em 29/12/2022 às 09:44
Compartilhar

Delegado Mário Veloso comanda a Regional da PF em Uberaba

A “onda armamentista” marca presença também em Uberaba e região. Somente este ano, a Delegacia Regional da Polícia Federal formalizou o registro de 1 mil 775 novas armas de fogo, de especificações variadas, dentro do que permite a legislação.

Renovação

De acordo com informações do delegado chefe Mário Alexandre Veloso, no mesmo período ocorreram 235 transferências de armas e ainda a renovação de 244 registros.

CAC

Sobre a licença para Caçador, Atirador e Colecionar não há números de Uberaba e região disponibilizados pelo Exército. O CAC permite ao cidadão transportar armas e munições por todo o território nacional.

Crescimento

Em todo o País, entre 2019 e outubro deste ano, o Exército autorizou 549 mil 813 CAC. Nos 15 anos anteriores, 171 mil 431 pessoas conseguiram registros de Caçador, Atirador e Colecionar. E o número de armas atreladas ao documento passou de 123 mil 055 para 680 mil 808.

Vai mudar

As regras armamentistas devem sofrer alterações já no início da semana que vem, com a posse do presidente Lula. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que oito dos decretos devem ser cancelados.

Julgamento

Tribunal de Justiça de Minas tem programado para fevereiro o julgamento da ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade – proposta pela Prefeitura contra o IPTU Verde, criado pela Câmara em 2020, por iniciativa do vereador Rubério Santos.

Atropelou

Sem desistir da ação, que tem, inclusive, parecer do Ministério Público para a declaração de inconstitucionalidade da lei local, a Prefeitura a alterou recentemente, o que gera um imbróglio jurídico. Se a ADIN for aprovada, as regras agora em vigor caem por terra.

Como assim?

No grupo Política Uberaba 2024, em meio a comentários sobre a entrevista de Elisa ao “Pingo do J”, Moacyr Lopes revelou que “tem assunto grave para explodir e sei que terei de intervir”. Não deu a menor dica do que seja ou será.

IPTU Verde

A diferença entre condomínio e loteamento fechados é levada em consideração pela Prefeitura na adoção de critérios para o desconto de 5% no IPTU como estímulo ao plantio de árvore e uma compensação para quem plantou árvore na calçada.

A diferença

Para o loteamento fechado, que é administrado por uma associação, normalmente, não vale ter uma árvore plantada diante dele para que os seus moradores ganhem o desconto do IPTU Verde. Como as áreas internas são públicas, cada morador terá de ter uma árvore para fazer jus aos 5%.

Condomínio

No caso dos condomínios horizontais, basta uma árvore plantada no passeio da sua entrada para que todos os proprietários de imóveis tenham o desconto. As vias internas de um condomínio não são públicas.

Igualdade

Participante da elaboração do decreto de regulamentação desse desconto, o secretário Edno Silveira, do Meio Ambiente afirma: vale para o condomínio horizontal o mesmo que prevalece para o condomínio vertical (prédios).

Beneficiados

Até 2020, Uberaba tinha como condomínios somente os Residenciais Flamboyant I, II e III, Morada Champanhat, Flamboyant Park módulo II, Beirute e Terra Nova.

Nomenclatura

Todos os outros são loteamentos de acesso controlado, que, por lei federal, já não são denominados “fechados”. Pode haver controle de portaria, mas não impedimento de acesso de quem se identifique.

Natal de luzes

A PPP da Iluminação Pública, sacramentada em 2019, quando foi iniciado a instalação do Led nas postes de vias públicas, também possibilitou o Natal de Luzes deste ano.

Só elogios

Os recursos da taxa de iluminação pública recebidos pela Concip bancaram as despesas de pouco mais de R$ 2 milhões com a decoração iluminada de logradouros públicos, em especial as ruas comerciais. E para a qual só se ouviu elogios.

Tarifa de lixo

A taxa de lixo agora denominada Tarifa de Manejo de Resíduos Sólidos deverá ser corrigida anualmente, segundo o decreto publicado pelo Governo nesta segunda-feira. Mas, foi vendida a idéia de que a tarifa seria a mesma (dependendo da água consumida) por cinco anos.

Sem análise

E quando o consórcio pedir correção de tarifa o reajuste deverá ser concedido, caso a agência reguladora não se manifeste antes. Decreto é omisso sobre o que acontecerá após sair a manifestação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por