FALANDO SÉRIO

Descaso do Estado fragiliza sistema prisional em Uberaba

Wellington Cardoso
Publicado em 30/07/2018 às 08:46Atualizado em 17/12/2022 às 12:00
Compartilhar

Montes com parte da comitiva uberabense que foi a BH

Colapso

Salta aos olhos o colapso do sistema prisional em Uberaba, acelerado com a transferência de presos de Conceição das Alagoas para a penitenciária.

Na esteira

No mesmo caminho trilha o Centro Socioeducativo, destinado a menores infratores.

Erro

A desorganização estadual registrada no episódio do esvaziamento do presídio de Conceição tem sérias repercussões em Uberaba.

Soltura

A superlotação está levando a Justiça a colocar em liberdade dezenas de detentos do regime semiaberto, premiados com a antecipação da progressão.

Contramão

Sem que o Estado faça qualquer estudo para aumentar a penitenciária, diante da crescente violência, suas portas são abertas para muitos saírem antes do tempo.

Domínio

Entre quatro paredes, o crime organizado dita suas regras, subjugando os detentos sem filiação.

Menores

E com o Centro Socioeducativo parcialmente interditado, acontece o que já era esperado. Sem condições de absorver novos menores, infratores permanecem nas ruas.

Faz de conta

O sistema não tem sequer um corpo próprio de agentes para fiscalizar se quem cumpre pena em casa obedece às regras ditadas pela Justiça. Seja adulto ou menor.

Superlotado

Enquanto funcionando integralmente, o centro apresentava superlotação de 100% em dormitórios inspecionados pela Vigilância Sanitária.

Sem comida

Foi constatado que não havia fornecimento de alimentos de modo regular e contínuo e havia apenas um cilindro de gás disponível, sem previsão de abastecimento.

Podre

Disseram os fiscais que era visível a falta de higienização dos vasilhames em que eram fornecidos sucos e leite aos internos, apresentando odor de algo apodrecido.

Doentes

Vigilância Sanitária constatou ainda que 33% dos 94 internos usavam psicotrópicos, com prescrição médica, por ansiedade e insônia.

Mental

No relatório, os fiscais frisaram que esse quadro em particular merecia atenção, pois comprometia a saúde mental dos internos.

Causa

Segundo os técnicos, decorrente do ambiente inseguro ou do aprisionamento, já que as condições do Centro Socioeducativo eram semelhantes às de cadeia comum.

Esvaziamento

Paralelamente, o Estado esvaziou a área de prevenção antes instalada em Uberaba via Núcleo de Prevenção à Violência, extinguindo o projeto Fica Vivo.

Sofrimento

Caiu em blitz, na entrada de Uberaba, Van irregular com pacientes de hemodiálise, vindos de outra cidade para tratamento.

Assistência

Veículo enviado em socorro também ficou retido, pois igualmente apresentava irregularidades. Mas o transporte dos pacientes a hospital foi providenciado.

Fato novo

Nas rodas de discussões políticas tradicionalmente formadas no Mercado e na feira d’Abadia, o nome mais comentado no domingo foi o de Franco Cartafina.

Candidatura

O fato novo é o desejo do seu partido, o PHS, em tê-lo como candidato a deputado federal para fortalecer as bases da agremiação.

Na aliança

No fim de semana, o PHS tornou público, em discurso do presidente Marcelo Aro, o seu apoio a Anastasia e Marcos Montes para o Governo do Estado.

De olho

Franco passou o sábado em Belo Horizonte, acompanhando a movimentação.

Recrutando

PCC vinha recrutando agentes penitenciários nos Estados, segundo revelam escutas telefônicas divulgadas na semana passada pela polícia paulista.

Infiltração

A organização criminosa está infiltrada há tempos em diferentes segmentos, inclusive do poder público, o que explica, em parte, o seu crescimento.

Investimentos

Levantamentos do MP e das polícias revelam também que a organização lava dinheiro investindo em postos de gasolina e farmácias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por