Policiais militares se desdobram nas ruas de Uberaba (Foto/Arquivo)
Sem esmorecer em suas atividades, apesar dos salários achatados e efetivos reduzidos, as polícias (Militar e Civil) trabalham como se estivessem “enxugando gelo”. Decisões dos tribunais têm sido a cada dia mais amparadas no “desrespeito ao devido processo legal” na origem, relaxando prisões, absolvendo condenados em 1ª instância, trancando ações, anulando julgamentos.
Retrato
A longa tramitação de processos, facilitada por inúmeros recursos para os que dispõem de bons advogados e dinheiro, faz com que a PM prenda um criminoso por diversas vezes e motivos diferentes. Em Uberaba, existe quem já tenha sido preso até onze vezes, mas permaneça gozando de liberdade e “pronto” para novas práticas criminosas.
Dezenas
E são dezenas os criminosos nessa condição. Comandante da PM no Triângulo Sul, coronel Wolff tem uma lista com 38 nomes de acusados presos por algum tipo de delito (ou de vários tipos) entre 5 e 11 vezes. Todos eles de Uberaba e em liberdade. E, se foram presos até 11 vezes, sabe-se lá quantos outros crimes cometeram e não foram identificados como autores.
Móveis Basílio
Inquérito que apura crimes atrelados à “implosão” de Móveis Basílio está com as suas investigações concluídas. A menos que surja alguma novidade até a semana que vem. A ele já foram anexados laudos periciais de equipamentos apreendidos e das análises de documentos encontrados durante o cumprimento de mandados de busca.
Mais de dois
Delegado Eduardo Garcia está trabalhando na elaboração do relatório conclusivo e somente falará a respeito depois de finalizar a peça. Mas, não será surpresa se houver mais de dois indiciados responsabilizados pelos prejuízos dados aos clientes. Entre vítimas, testemunhas e investigados, o delegado ouviu setenta pessoas.
Estupro coletivo
Considerada incentivo à violência, mensagem publicada no Instagram, perfil Spoitted.com.br/UFTM, mas nada a ver com a instituição, insinua “programado” estupro coletivo na universidade. Publicação deixou indignados alguns seguidores do perfil, outros estudantes e reitoria. Uma nota de repúdio foi publicada pela UFTM.
Providências
Publicada pela reitoria logo no início da manhã desta 2ª feira, a nota assegura que, apesar do anonimato dos responsáveis pelo perfil, a UFTM possui registros de IP e horário da publicação para a adoção de providências. Tudo isso, relata, passará ao conhecimento das “autoridades competentes” para investigação e responsabilização.
Apoiado
Uma das lideranças entre os universitários, Thiago Sorrisão endossa o posicionamento da UFTM: “Inadmissível o ocorrido”. Mas, ele disse temer que essa “tomada de providência”, interna, repita outras situações de agressões em que houve queixas à Ouvidoria e nada aconteceu, ou não ficou sabendo.
Emblemático
Caso emblemático, segundo ele, envolveu abusos contra universitária – com suspeita de envolvimento de professor – e nada houve de prático para a elucidação do crime. A moça acabou sucumbindo ao peso da dor, do trauma e da revolta.
Na marra
Em outras situações, aconteceu de criminoso integrante de facção, “temendo pela filha, aluna”, botar o agressor da colega para correr de Uberaba. Em outros casos, grupo de alunos colocou o acusado na parede, dando-lhe a oportunidade de pedir transferência ou abandonar a faculdade, o que foi sacramentado.
Na delegacia
E, de fato, como a nota da reitoria havia anunciado, chefe de Gabinete substituta na UFTM compareceu à Delegacia de Polícia relatando o episódio, citando alguns dados, como o email vinculado à postagem. Acrescentou a funcionária que um aluno mencionado nominalmente já havia comparecido à reitoria para se dizer responsável pela publicação causadora da polêmica estabelecida e pedir desculpa.
Apurando
A chefe substituta frisou ainda que o episódio estava sendo apurado internamente e que a UFTM estava à disposição da Polícia Civil. Os estudantes da universidade estão submetidos a regulamento interno.
Contas da PMU
Procuradoria Geral do Município já apresentou ao Tribunal de Contas explicações que defendem o entendimento de regular prestação de contas do exercício de 2021. Irregularidade foi apontada por técnicos da Corte. Prefeitura agora está no aguardo da decisão.
Projetos prontos serão licitados tão logo esteja contratada a empresa de acompanhamento, diz Marcos Ferreira (Foto/Arquivo)
Obras definidas
Os US$ 72 milhões que o Banco Andino emprestará a Uberaba serão usados para a efetivação de 11 obras já definidas. E quais são elas? O secretário de Comunicação, Marcos Ferreira, responde:
Revisão
Os projetos do sistema de captação de águas passarão por mais uma análise. Desta vez por técnicos da empresa a ser contratada ainda neste primeiro semestre para acompanhar o pacote de obras. Uma exigência inserida no contrato pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, que as financiará.
Prontinhos
Definida essa empresa a ser contratada por processo licitatório, os projetos prontos – como a reforma do Jacarandá e a revitalização da Artur Machado - começarão a ser licitados.
Furto de veículos
O denunciado furto de veículos em depósito conveniado com o Estado, instalado na MG-190 começou a ser investigado pela Polícia Civil. As primeiras diligências estão sob a responsabilidade de investigadores acionados pelo delegado regional Armando Papacídero.
Inédito
Numericamente, esse é o maior furto de veículos já ocorrido em Uberaba. Mas, não se sabe ainda se ocorreu de uma só vez, pois a falta dos carros apreendidos somente foi sentida ao se fazer levantamentos destinados a leilão a ser realizado pelo Estado.
Emocionante
Formandos em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina escolheram o zelador da escola como nome oficial da turma. E não foi escolha de protesto, mas de reconhecimento ao companheirismo dele para com todos, em especial nos momentos de estresse. Manoel Cassiano Filho, o homenageado, tem 68 anos.