FALANDO SÉRIO

Carta anônima para prejudicar político pode resultar em até 8 anos de prisão

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 08/07/2024 às 21:32Atualizado em 09/07/2024 às 20:42
Compartilhar

Representação de Tony Carlos à Polícia Civil contra a leitura de carta anônima na Câmara e o pedido de que sejam identificados o autor da correspondência e os interessados na sua divulgação serão formalizados nesta 3ª feira pelo advogado Jacob Estevam de Oliveira. “Enganam-se os que isso não dará em nada, estão enganados” – afirmou ele à coluna na noite desta 2ª feira.

Pena de prisão
Com a eficiência demonstrada pela Polícia Civil nos últimos dois anos, elucidando crimes complexos, Tony e o advogado apostam que os nomes dos responsáveis pelo episódio virão à tona. E ressalta Jacob Estevam a incerteza de que os responsáveis pelo episódio tenham noção exato no que se meteram. Afirma que a legislação prevê pena de até 8 anos de prisão pelos crimes que praticaram na tentativa de prejudicar o pré-candidato a prefeito pelo MDB.

Alterada
O Código Eleitoral teve artigo alterado em 2019, com sanção do presidente Bolsonaro, sujeitando à pena de até 8 anos quem mesmo tendo conhecimento da inocência de alguém divulga ou propala, por qualquer meio ou forma, o ato que lhe foi atribuído falsamente. Desde que com a finalidade eleitoral. E, se recorreu ao anonimato, a pena é aumentada de sexta parte.

Fogo em pátio
Somente a partir desta terça-feira é que a PC iniciará o levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio que consumiu veículos em pátio credenciado pelo DETRAN. Diz o delegado regional Armando Papacídero que isso ocorrerá dentro de procedimento administrativo. 

“In loco”
Ele e o delegado de Trânsito Luís Fernando de Paula estiveram pessoalmente no pátio e acionaram a perícia. Aos técnicos caberá a tentativa de identificar as causas do incêndio e por onde teria começado.

Leilão
A extensão dos prejuízos poderá ser atenuada pelo fato de muitos dos veículos estarem em condições de cadastramento para leilão. Situação que ocorre quando o proprietário simplesmente desiste do carro ou moto apreendido por não suportar as despesas com multas, guincho, guarda.

Responsabilidades
Os veículos que eventualmente não estivessem nessa condição devem resultar em pagamento de indenização aos proprietários. Situação em que os maiores encargos recairão sobre a empresa credenciada e responsável pelo pátio da LMG-798. O que poderá se transformar em longa batalha judicial, caso o fogo tenha começado em área não pertencente à empresa, mas eventualmente ao próprio Estado.

Sob análise
Secretaria de Governo ainda não sabe se haverá sanção da lei de autoria do vereador pastor Eloísio proibindo a execução nas escolas de músicas que façam apologia ao sexo ou às drogas. Diz o secretário Beethoven Oliveira que o texto passa por análise da Secretaria de Educação.

Esse fica
Integrante do “núcleo duro” da prefeita Elisa, Beethoven não deixará a SeGov para a campanha eleitoral. E também acredita na permanência dos demais colegas que ainda não foram exonerados.

Sem refresco
Mesmo atuando também como juiz eleitoral, o titular da 3ª Vara Criminal, Stéfano Raymundo, além das audiências que tem marcadas ainda presidirá julgamentos de acusados de homicídio. O recesso de julho resulta do fato de os jurados normalmente viajarem com a família, aproveitando as férias escolares.

Os próximos
No dia 7 de agosto estarão em julgamento dois outros acusados (Maycon e Lucas) de participação na tentativa de assassinato contra o prefeito Renatinho, de Campo Florido. O processo havia sido desmembrado. Recentemente, três outros envolvidos foram condenados. Dois deles a mais de 11 anos de prisão.

Susto
Nota da assessoria do vereador cabo Diego assustou muita gente no fim de semana. Ao noticiarem que Diego estava internado no “Mário Palmério” pediram orações para ele. Nota foi divulgada para justificar a ausência do vereador em compromissos de agenda.

Em casa
Internado na sexta, por causa de uma virose, no domingo Diego já estava em casa e ele próprio divulgou nota já a noite, em que diz ter perdido 6 quilos em 4 dias com quadro de diarréia, vômito, dor no corpo, tontura e fraqueza.

Contratações
O USC já tem pré-contratos assinados e conversas finalizadas satisfatoriamente com doze atletas para a formação do time que disputará a Segundona. Jogadores ainda não se desligaram de seus clubes. No domingo, o diretor Rodrigão esteve em Patrocínio, de onde virão alguns contratados.

Auxiliar técnico
Com passagens pelo Votuporanguense (SP), Bandeirantes de Birigui (SP) e Marcílio Dias (SC), Melquíades de Souza, 32 anos, acertou contrato com o USC como auxiliar técnico.

Na torcida
O médico Marco Aurélio Cunha, ex-diretor do São Paulo e hoje dono de algumas SAFs, entre elas a do Figueirense/SC, gravou vídeo em que diz a Rodrigo Alcino e à torcida colorada torcer pelo sucesso do USC na Segundona. E, de quebra, ainda se coloca à disposição do clube no que puder ajudar.

Recém-chegado, Aloísio Soares assume Promotoria da Vara das Execuções Penais (Foto/Família)

Recém-chegado, Aloísio Soares assume Promotoria da Vara das Execuções Penais (Foto/Família)

Cara nova
Mais uma novidade no Ministério Público em Uberaba. O recém-chegado Aloísio Cunha Soares Júnior, que exercerá sua função na Promotoria da Vara de Execuções Penais. Aloísio é genro do promotor de Justiça aposentado João Davina, paranaense que fixou residência em Uberaba.

Ensino híbrido
Continua tramitando na Câmara Federal projeto aprovado na semana passada pela Comissão de Educação, abrindo as portas para o ensino híbrido (presencial e remoto) nos últimos anos da educação (básica). Mais precisamente, nos últimos anos do ensino fundamental.

Desastrosos
A ex-secretária municipal de Educação Silvana Elias lembra que a educação remota no ensino fundamental surgiu em consequência da pandemia, em 2020. “Mas, infelizmente, os desastrosos resultados estão aí” – afirmou.

Desigualdades
Acrescentou a especialista em educação pública que “o Brasil, país de grandes desigualdades socioeducacionais, não tem condições de assumir uma proposta assim. Primeiro pelas próprias condições das famílias e da população em geral, que inclui baixa renda aliada à baixa escolaridade”.

Sem apoio
“Situação que fazem com que os alunos não tenham condições de apoio nem de infraestrutura adequada, e nem de acompanhamento pedagógico em casa. E as escolas públicas não têm infraestrutura adequada e nem terão a médio prazo. E mais, nem todos os professores dominam de forma adequada as tecnologias” – ressaltou Silvana.

Alterações
A ex-secretária de Educação firmou que a adoção dessa metodologia em votação na Câmara Federal demandaria alteração dos currículos e na formação do docente. Teme ela que a proposta amplie ainda mais as desigualdades educacionais e sociais, e reforça que a escola é espaço de convivência humana.

Interesse
No entendimento de Silvana Elias, a medida trabalha a serviço do mercado e dos interesses econômicos que querem lucrar, ainda mais, com propostas mirabolantes, utilizando-se dos recursos da educação pública. 

Acadêmico
Escritor uberabense nascido em Patos de Minas João Batista Londe foi admitido na Academia Internacional de Literatura Brasileira, que tem sede em Nova Iorque. Academia se dedica a promover e a valorizar a literatura brasileira no exterior. Licenciado em Matemática e Ciências Biológicas, Londe foi professor na rede pública de Uberaba.

Incidente na BR
O grande volume de trabalho na Polícia Civil impediu que o delegado Ewerton Evangelista concluísse na semana passada, como ele esperava, o inquérito que apura o incidente da BR-262, em maio, que envolveu a prefeita Elisa. Autoridade considera que podem ser importantes dados ainda não vistos de alguns celulares.

Prorrogação
Presidente do inquérito, Ewerton Evangelista pedirá à Justiça a prorrogação do prazo que tem para concluir a investigação. Até agora não há nenhuma surpresa que leve a outro entendimento que não seja a de que não houve tentativa de assalto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por