FALANDO SÉRIO

Calor aumenta e pesquisadores da UFTM sugerem novo modelo de urbanização

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 22/04/2025 às 21:43
Compartilhar

Leandro Pinton, Tainá Medeiros e Ricardo Vicente assinam o trabalho (Foto/Arquivo)

O uberabense experimentou em 2023 e 2024, em especial, uma exposição desigual a temperaturas elevadas, dependendo da região. A informação está em estudo feito pelos professores e pesquisadores da UFTM Leandro de Godoi Pinton (Climatologia)e Ricardo Vicente Ferreira (Cartografia), e a colaboradora Tainá Medeiros Suizu (geógrafa).

Área de pesquisa
Nestes dois anos, eles pesquisaram as temperaturas no Centro, Abadia, Parque das Américas, Alfredo Freire, Landscape e ambiente rural, de características diferentes entre si em alguns detalhes. O Parque das Américas tem, dos bairros pesquisados, a menor área permeável (3%), seguido pelo Centro (5,6%), Alfredo Freire (6,9%) e Abadia (9,2%).

Temperatura
O detalhado estudo diz que as temperaturas máximas de 2023 ocorreram na primavera, chegando aos 39,7 ºC no Alfredo Freire. Já as temperaturas mínimas foram registradas na zona rural e no inverno de 2024: 1,4ºC a mais baixa. 

Meses quentes
Citam os professores em seu estudo que, em Uberaba, o calor urbano foi mais intenso entre maio e agosto em 2023 e 2024. O que está de acordo com projeções globais, indicando um aumento das temperaturas urbanas, mesmo durante os dias e as noites de inverno (junho/agosto), até o final do século XXI.

Árvores
Leandro e Ricardo argumentam que os resultados a que chegaram reforça um fato inquestionável: reduzir o calor urbano exige mudanças no modelo atual de urbanização. E recomendam algumas estratégias como a ampliação da cobertura arbórea e das áreas verdes nos bairros compactos.

Edificações
E indicam a promoção do arranjo aberto de edificações baixas, com maior presença de vegetação, como padrão de ocupação para futuras expansões urbanas. E também sugerem expandir o monitoramento de longo prazo da ilha de calor urbano para outros bairros, em especial os que abrangem os principais geossítios e sítios histórico-culturais.

Horas extras
A conformidade da concessão de horas extraordinárias no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde vem sendo analisada pela Controladoria Geral. Para isso foi aberta uma auditoria interna – explica a controladora Júnia Cecílio, acrescentando que concessão justificada e pagamento de horas excedentes precisam estar compatíveis com a legislação.

Controle
No geral, o controle de horas-extras, a normatização, as concessões e orientações às secretarias são feitos pela Secretaria de Administração. 

Urubu
Lixo exposto em via pública sem que o caminhão de coleta aparecesse atraiu urubu no Volta Grande na segunda-feira. Segundo moradores, o lixo não é recolhido pela empresa desde 4ª feira da semana passada.

Periculosidade
Projeto de lei de tramitação iniciada na Câmara de Vereadores estende aos agentes de Fiscalização o adicional de periculosidade, de 30%. A autoria é do líder do Executivo na Câmara, cabo Diego Fabiano. Uma vantagem que poderia chegar também aos vigias, dada a natureza do trabalho que executam. Sem essa de correr mais ou menos risco. Risco é risco.

Cartão de vacina
É também de autoria de cabo Diego o projeto que dispõe sobre a criação do cartão de vacinação digital. No documento seriam incluídas todas as vacinas tomadas pelo cidadão, da criança ao idoso.

Sem autuação
Vigilância Sanitária andou testando a qualidade da água oferecida à população de Ponte Alta. À exceção da turbidez, nenhuma irregularidade foi detectada, de modo que não houve qualquer notificação expedida para a Codau, de acordo com a Secretaria de Comunicação, detalhando que a VS faz avaliações rotineiras sobre água de poço e mina.

Sem avanço
Sinpro e sindicato das escolares particulares do Triângulo Mineiro em nada avançaram na última reunião que tiveram para discutir a pauta de reivindicações dos professores. Um novo encontro foi agendado para esta quinta-feira, às 14h, também na sede do Sinepe, em Uberlândia.

Passe livre
Retirado da pauta do Legislativo nesta terça-feira a emenda à Lei Orgânica dando “carta branca” ao vereador para entrar em qualquer repartição pública e apreender documentos, se for o caso, na condição de fiscal. Proposta é de Thiago Mariscal e deve voltar à pauta na quinta-feira.

Bomba
Em fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas deu “bomba” em projeto semelhante, votado e aprovado pela Câmara de Paracatu. Proposta foi mais uma vez considerada inconstitucional e ingerência indevida de vereador no Executivo. 

Exagero
TJ considerou ainda que a ação fiscalizatória individual de um vereador a repartição pública viola o princípio da separação de poderes. Resumindo: vereador pode muito, mas não pode tudo. Assim como o prefeito, o governador, o presidente da República. Existem limites para todos.

Prejudica, mas...
Superintendente regional de Ensino admitiu em entrevista à 1ª edição do JM News, nesta terça-feira, que o ensino médio sofre as consequências das falhas do ensino fundamental, mas assim como as universidades constatam as deficiências de quem está chegando ao ensino superior. Vânia Célia admitiu também que Superintendência e Semed não conversam sobre isso especificamente.

Entre diretores
Vânia deixou claro, porém, que nada impede que haja esse tipo de diálogo entre as diretoras dos estabelecimentos de ensino do município e do Estado. Mas, admite ainda que há muito receio de constrangimentos.

Covid-19
De 72 pacientes testados para Covid no período de 13 a 19 de abril, apenas dois estavam contaminados. Desde o início da pandemia, em 2020, Uberaba registrou 1 mil 709 óbitos pela doença. No total, 131 mil 592 uberabenses foram contaminados nestes cinco anos e 129 mil 881 se recuperaram.

Aderiu
Também o IPSERV aderiu ao sistema Sonner, o mesmo da Prefeitura que vem apresentando problemas há dois anos. A transição já teve consequências, segundo ata de março do Conselho Administrativo. A prestação de contas do instituto de janeiro a fevereiro não pode ser apresentada aos conselheiros. A Codiub intermedia o contrato.

Transparência
Projeto do vereador Fernando Mendes, aprovado nesta terça-feira, dá mais transparência à contratação de deficientes físicos por empresas prestadoras de serviços ao município. Com publicação do cumprimento da obrigação no site da transparência. As cotas estão definidas em legislação federal.

Novo código 
A reforma do Código Civil, já apresentada ao Senado, traz muitas novidades. Entre elas, o fim da separação obrigatória de bens para casamentos entre pessoas com mais de 70 anos, considerada uma intervenção estatal injustificável na vida dos idosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por