Banco dificulta apuração
O Santander está dificultando a investigação da Polícia Civil nos dois arrombamentos de caixas eletrônicas da agência Santos Dumont registrados este ano. Se por ocasião do arrombamento do último feriado prolongado a PM relatou não ter sido atendida pela gerência, chamada ao local, agora é a PC que revela o descaso da instituiçã no primeiro caso, enviou a filmagem errada do videomonitoramento interno e, agora, nem isso fez. “Para fornecer as imagens, a gerência daqui precisa de autorização da central, é muito burocrático” – queixa-se fonte da Aisp/Olinda.
Pra evitar demolição
Discutida na Prefeitura uma solução para os imóveis já construídos irregularmente e para os quais a única penalidade legal possível seja a demolição. Eles poderão ser regularizados mediante o cumprimento de medidas atenuantes ou compensatórias. E isso custará até R$4,5 mil o metro de quadrado da área excedente ou outro tipo de irregularidade. Proposta, ainda em discussão na Prefeitura, precisará ser aprovada pela Câmara de Vereadores.
Uai, sô!
Autor do lançamento da pré-candidatura de Roberto Velludo dentro do PMDB, João Caldas tem direito a dois votos nas prévias e na convenção. Até aí, tudo normal. O detalhe é que, na prévia de quinta-feira, Velludo teve apenas um voto (e ele próprio não vota por não ser membro do diretório municipal). O que gera especulação agora é: para quem foi o segundo voto de João Caldas? Luiz Humberto ou Rodrigo?
Está escrito
Não é preciso ter bola de cristal para prever que o candidato a prefeito pelo grupo que apoia Anastasia está apenas entre Fahim Sawan (PSDB) e Lerin (PSB). Todos os demais nomes incluídos na roda de discussão por nove partidos são meros coadjuvantes no processo de aglutinação de forças. Na situação, o resultado da primeira rodada das prévias do PMDB é sinalização do favoritismo de Rodrigo Mateus, indicado por Anderson.
Ação antiCachoeira
Operação “Arca de Noé II” – deflagrada pela Polícia Civil na 5ª-feira – visou, principalmente, à desmobilização do “jogo do bicho” diante de informações de que o contraventor Carlinhos Cachoeira pretenderia investir na área em Uberaba. “Neste contexto a ação teve também caráter preventivo” – assinala o delegado Luís Antônio Blanco, preocupado com a eventual associação do “jogo do bicho” com outras modalidades criminosas e as danosas consequências registradas onde isso aconteceu.
Prisões e apreensões
Operação, com o cumprimento de 28 mandados expedidos pelo juiz Wagner Guerreiro depois de manifestação a favor do promotor Adroaldo Junqueira, resultou na apreensão de cerca de R$50 mil em cheques e dinheiro. Também foram apreendidos carros, motos, computadores e móveis e presas quatorze pessoas, algumas delas consideradas donas de bancas, todas liberadas mais tarde.
Retenção
Donos de imóveis já ocupados terão cinco anos de prazo para a implantação de poço de infiltração ou retenção de águas pluviais, prevista no Código de Uso e Ocupação do Solo. As chamadas caixas coletoras impedirão o escoamento de água para as vias públicas e possibilitarão a utilização do produto em atividades domésticas. Estabelecimento do prazo constará de projeto de lei a ser submetido ao Legislativo nos próximos dias.
Difícil entender
A pedido da defesa, o acusado de homicídio Carlos Otávio Gomes foi submetido a exame de sanidade mental e declarado incapaz de entender o que fazia (a aparente premeditação e a execução do atacante André Nascimento, do Uberaba Sport). Até aí é fácil entender. O difícil de entender é a defesa pedir, diante do resultado, que Carlos fique no Sanatório Espírita ou em prisão domiciliar. Preso na própria casa? Não seria arriscado?
Fahim está no páreo
Um dos maiores escritórios de advocacia do País, o Décio Freire, contando ainda com o uberabense Públio Emílio Rocha, acompanha a situação jurídica do ex-deputado Fahim Sawan. Eles aguardam o desenrolar de requerimento firmado por 18 partidos políticos, e destinado ao Tribunal Superior Eleitoral, para que contas de campanha recusadas sejam motivo de impedimento de candidatura somente a partir de 2014.
Tem precedente
O que os partidos querem é algo semelhante ao que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. Que a entrada em vigor da regra ocorra sem surpresas. Os cálculos são de que a matéria interessa diretamente a mais de 30 mil políticos brasileiros. Outros remédios jurídicos virão, se necessários, depois da manifestação do TSE.
Uma e outra
Aos 13 anos, Segundinho, o filho do advogado Públio Emílio Rocha, está entre os 100 melhores tenistas no ranking até 14 anos da Confederação Brasileira de Tênis. E deve ganhar novas posições ainda neste semestre.// Tribunal de Justiça do Distrito Federal mantém a prisão domiciliar de Nenê Constantino, o dono da Piracicabana, entre outras coisas. Empresário é acusado de pagar pela morte de ex-genro, não consumada.
Poderosos
Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça a admissibilidade da PEC que dará competência à Câmara Federal para sustar atos normativos do Judiciário e de outros poderes. Do jeito que o diabo gosta.// Advogado Leuces Teixeira denuncia a transferência do preso R.H.F., aidético, para Patrocínio, onde não haveria tratamento disponível.// Reciclagem de cartuchos é especialidade da Printlog (3319-4242).