FALANDO SÉRIO

A pedido da futura presidente da estatal

Almir Guilherme Barbassa, diretor financeiro da Petrobras, está com seu cargo...

Wellington Cardoso
Publicado em 26/01/2012 às 10:05Atualizado em 17/12/2022 às 08:01
Compartilhar

Denúncia

Anderson, Rodrigo Mateus, Adelmo Carneiro Leão e Marilda Ribeiro foram denunciados ao Ministério Público Eleitoral em correspondência firmada pelo jornalista Edson Santana. Ele interpretou como propaganda extemporânea de candidatos entrevista concedida pelo prefeito ao JM, no início do mês, e o anúncio do PT fechando questão quanto à candidatura do deputado estadual à Chefia do Executivo.

Sem surpresa

Anulação pelo Tribunal de Justiça da condenação do ex-secretário José Thomaz da Silva Sobrinho, no desdobramento de denúncias que cercaram o Arquivo Público na década de 90, não chegou a surpreender. Também em razão da idade do ex-presidente da Fundação Cultural, a denúncia contra ele feita pelo Ministério Público estava morta. Há outra ação criminal em curso contra mais três pessoas pelo mesmo episódio.

Mensalinho caipira

Quinze computadores, vinte sacos com documentos, R$250 mil em cheques e R$30 mil em dinheiro foram apreendidos terça-feira nas residências de prefeito, ex-secretários e vereadores de Caratinga (MG). Um vídeo produzido em outubro do ano passado mostra secretários entregando pacotes de dinheiro a dois vereadores com a recomendação de que não mais votassem contra o chefe do Executivo, João Bosco Pessine (PT). Investigações em curso pelo Ministério Público envolvem outros edis.

Perda

Uberabense Almir Guilherme Barbassa, diretor financeiro da Petrobras, está com seu cargo ameaçado. O motivo nada tem a ver com questão técnica, mas, sim, à falta de apoio político ao seu nome. A substituição, e a de outro diretor, ocorreria a pedido da futura presidente da estatal, Maria da Graça Foster, o que estaria para ser sacramentado em reunião do Conselho da Administração da Petrobras, em 9 de fevereiro. Barbassa teve atuação destacada nos cerca de sete anos de presidência de Sérgio Gabrielli.

Nada sabe

Secretário de Estado de Defesa Social diz desconhecer qualquer intenção do governador Anastasia em substituí-lo e continua fazendo apologia ao modelo de integração das polícias mineiras, apesar dos gravíssimos incidentes registrados rotineiramente entre membros das duas corporações. Enquanto a PM trabalha 24h, as delegacias de polícia funcionam apenas das 8h às 18h (o horário noturno é coberto por plantão, atrasando o serviço da PM, como há relatos em Uberaba). Lafayette Andrada não afirma, porém, ter interesse em permanecer no cargo.

Outra troca

Depois de Geórgia Ribeiro, exonerada na semana passada da Superintendência de Integração e Avaliação das Polícias, outro que está deixando a Secretaria de Defesa Social é Ronaldo Pedron. Ele troca a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas por cargo mais próximo do governador, segundo Andrada. A subsecretaria é responsável pelas instituições de reeducação de menores infratores e a saída de Pedron poderá atrasar a transferência do Caresami da Prefeitura para o Estado, em processo conduzido por ele.

Placas refletivas

Proprietários de carros antigos não se enquadram na exigência, mas, a partir de abril, todo veículo zero-quilômetro, de quatro rodas ou mais, terá de sair da concessionária com placa e tarjeta com películas refletivas. A medida deveria ter entrado em vigor no dia 1º deste mês, mas foi adiada pelo Contran. O modelo já é obrigatório para as motos e o tamanho das placas delas será aumentado também a partir de abril, obrigatoriamente. A placa refletiva objetiva tornar o veículo mais visível à noite (inclusive para os radares).

Fraude

Investigação de suspeita de irregularidades em concurso público da Prefeitura de Itapagipe começou em cima de duas candidatas (uma delas irmã do deputado Zé Maia) e chegou a outros dezesseis nomes. Segundo a apuração feita por quatro promotores, todos eles estariam com notas alteradas para mais (mas nem todos estavam dentro das vagas para convocação imediata, ficando no quadro de espera). As candidatas da suspeita inicial teriam saltado da 8ª e da 11ª colocações para 1º e 2º lugares (eram apenas duas vagas).

Câncer

A falta de médicos e outros profissionais da área de saúde especializados no tratamento de cânceres pode abrir as portas para a transformação do Hospital “Dr. Hélio Angotti” em centro de formação e pesquisa. A possibilidade foi acenada pelo secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, a partir da visita a Uberaba, na semana passada. O “Hélio Angotti” poderia ter residência médica e especialização em oncologia contando com recursos do Governo Federal. Conversas vão prosseguir.

Aumento de casos

Preocupações do Governo com o câncer prendem-se à falta de profissionais qualificados e ao aumento da ocorrência da doença em todo o País (em Uberaba não é diferente). As estimativas são de milhões de novos casos nas próximas décadas, mas muitos deles poderiam ter seus efeitos atenuados com a detecção precoce.

Helvécio destacou em sua visita a intenção de Uberaba se transformar em referência de tratamento, evitando o encaminhamento de pacientes para Barretos.// Reciclagem de cartuchos a jato de tinta e toner é especialidade de quem se preparou para isso com modernos laboratórios e pessoal especializad Printlog (rua José de Alencar, 218).

"Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza.”

(Robert Louis Stevenson)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por