CULTURA & ARTE

Historiador lança livro sobre futebol em Uberaba

Rose Dutra
Rose Dutra
Publicado em 24/05/2023 às 10:11Atualizado em 24/05/2023 às 11:03
Compartilhar

Capa do livro "Futebol em Trânsito" (Divulgação)

Capa do livro "Futebol em Trânsito" (Divulgação)

A história do futebol em Uberaba está nas páginas do livro  “Futebol em Trânsito”. O lançamento da obra será nesta sexta-feira, 26, às 20h, no Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP), no campus centro da Uniube, na avenida Guilherme Ferreira, 217. 

Quando recém-exportado da Inglaterra para o mundo, o futebol chegou a Uberaba e se desenvolveu com surpreendente rapidez e vigor. Isso fica nítido em épocas específicas: 1903, quando os primeiros jogos levantam a poeira dos campos do Ginásio Diocesano, os anos de 1910, quando ocorre a fundação do Uberaba Sport Club e do Red and White Association e na virada década de 30 para a década de 40, período de surgimento de cinco novos times: Independente Atlético Clube, Associação Esportiva Merceana, Esporte Clube Fabrício, Clube Atlético Abadiense e Nacional Futebol Clube. Em rápida sessão, a história inaugural do Uberabão vem à tona. Dois personagens merecem destaque no livro: Nariz – capitão da seleção brasileira na Copa de 38 e pai da medicina esportiva – e incansável Raimundo Sarkis, que do alto dos seus mais de noventa anos, ainda se dedica à prática esportiva.

É neste último período, em contexto específico, que o livro de história, Futebol em Trânsito se situa, reportando-se à juventude que pratica o novo esporte, mas com vistas ao ingresso nos cursos profissionalizantes do Senac, bem como o acesso às faculdades que acabavam de ser fundadas na cidade.

Transitar de uma fase para outra resultou em sucesso para muitos jogadores, porquanto, outros, que não tentaram o trânsito, raramente obtiveram sucesso na vida profissional. Eis a visão de Futebol em Trânsito que o leitor principia a conhecer com a leitura deste livro.

O livro se inicia focando em esportes antecedentes ao futebol: ciclismo e hipismo (Prado São Benedito - Jóquei Clube). Ao tratar dos primeiros jogos realizados no Ginásio Diocesano o autor expande sua pesquisa através de entrevistas até o final dos anos de 1970 – período em que lançou vários atletas para futebol profissional. Na segunda parte, como é de seu perfil, Nabut relaciona o futebol à cultura e arte, publicando um estudo sobre O Grande Esportista, romance escrito pelo uberabense Pascoal Totti, lançado no icônico ano de 1922, quando em São Paulo onde se realiza a Semana de Arte Moderna. Futebol e Modernismo?

Outra matéria importante é assinada por Pier Paolo Pasolini, grande realizador do cinema italiano – O Evangelho Segundo São Mateus (1964), Édipo Rei (1967) e Teorema (1968). Pasolini, um dos grandes intelectuais da Itália, também se dedicou à análise do futebol, por se tratar de importante manifestação social.

A terceira e última parte da publicação traz à tona uma série de poemas – inclusive, visuais – do autor, criado nos anos de 1970, período do tricampeonato mundial e realização do campeonato brasileiro de futebol.

“Futebol em Trânsito” traz na capa imagem do primeiro jogo realizado em Uberaba (Diocesano, 1903), conta com 310 páginas e dezenas de imagens, times e personalidades.

Livro "Futebol em Trânsito" (Divulgação)

Livro "Futebol em Trânsito" (Divulgação)

Sobre o autor:
Tendo trabalhado como colunista social durante 40 anos no Jornal da Manhã, onde permaneceu até agosto de 2020, Jorge Aberto Nabut publicou, paralelamente, vários livros de poesia e de história, entre eles, Coisas Que Me Contaram – Crônicas Que Escrevi (1978), Desemboque: Documentário Histórico e Cultural (1986), Fragmentos Árabes (2001/2007), Corredor dos Boiadeiros (2014) e O Livro de Elias (2021).  Ao entregar ao leitor sua nova obra, Nabut volta seu interesse à finalização do livro que pretende lançar no segundo semestre, Registros Ferroviários: História da Mogiana no Triângulo Mineiro.

Jorge Alberto Nabut convida para o lançamento nesta sexta (Arquivo)

Jorge Alberto Nabut convida para o lançamento nesta sexta (Arquivo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por