CONEXÃO URBANA

Igreja e Prefeitura lembram 5 anos da 1ª morte por Covid em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 08/04/2025 às 10:47
Compartilhar

Covid-19
A Arquidiocese de Uberaba inicia, na próxima quinta-feira (10/04), o Jubileu dos Enfermos, com uma missa solene no Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Abadia, às 9h. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto. Segundo o padre Fabiano Roberto a celebração incluirá a Unção dos Enfermos, oferecendo ainda conforto espiritual aos doentes. A data marca os cinco anos da primeira morte por Covid-19 na cidade, e, às 10h, os sinos das igrejas tocarão em memória das vítimas. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Uberaba.

(Foto/François Ramos)

(Foto/François Ramos)

Conforto e Solidariedade
Além de Uberaba, o Jubileu dos Enfermos se estenderá a todas as paróquias da Arquidiocese, como é o caso de Araxá, Romaria e Sacramento, entre outras. Haverá missas especiais e visitas a hospitais. Em Uberaba, nos dias 11 e 12/04, sacerdotes levarão conforto espiritual e solidariedade a pacientes e profissionais de saúde em hospitais públicos e privados. Dom Paulo Mendes Peixoto visitará o Hospital Mário Palmério na quinta-feira (10/04), às 16h, para uma bênção coletiva.

Referência
Dom Paulo destacou que o Jubileu dos Enfermos, ao se caracterizar como um Jubileu da Presença, segue o exemplo do Papa Francisco, que mesmo fragilizado pela saúde, incentiva a Igreja a se aproximar dos sofredores. "A verdadeira força está na compaixão", reforçou o arcebispo, convidando a comunidade a se unir em oração. A iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Uberaba, busca fortalecer a esperança e o consolo espiritual em um momento de reflexão sobre a dor e a resiliência durante a pandemia.

Apologia não!
A Câmara Municipal de Uberaba aprovou, na segunda-feira (07/04), o Projeto de Lei (PL) nº 339/2025, de autoria do vereador Cabo Diego Fabiano (DC), que veda o financiamento público a eventos culturais que apresentem conteúdo que fomente a violência, o tráfico de drogas ou práticas criminosas. A medida busca assegurar o uso responsável do dinheiro dos contribuintes, alinhando-se a políticas de segurança e ordem pública. Uma emenda do vereador Thiago Mariscal incluiu a criação de uma Comissão Consultiva para análise de projetos, evitando censura prévia.

Proteção
O PL aprovado em Uberaba reforça o direito de crianças e adolescentes a um desenvolvimento livre da influência de crimes e drogas, incentivando apenas eventos culturais que promovam educação e cidadania. O autor, Cabo Diego Fabiano, destacou que a lei não restringe liberdade de expressão, mas impede que recursos públicos financiem conteúdos contrários ao interesse social. Agora, a norma aguarda sanção da prefeita Elisa Araújo para entrar em vigor, e passar a exigir maior rigor na análise de projetos culturais apoiados pelo município.

(Foto/Rodrigo Garcia/Divulgação CMU)

(Foto/Rodrigo Garcia/Divulgação CMU)

Qualidade na educação
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed), instituiu oficialmente o Núcleo de Estudo e Pesquisa da Educação Infantil através da Portaria Semed nº 041/2025. O grupo será composto por profissionais da rede municipal, representantes de instituições de ensino superior e pesquisadores convidados, com o objetivo de desenvolver estratégias para melhorar a qualidade da Educação Infantil no município. O núcleo terá como atribuições a realização de pesquisas acadêmicas, organização de estudos e promoção de espaços de troca entre educadores e especialistas.

Formação de professores
O novo núcleo criado pela Prefeitura também será responsável por monitorar políticas públicas voltadas à primeira infância e promover cursos, oficinas e seminários para capacitação continuada dos professores. A secretária municipal de Educação, Juliana Petek, reforçou que a iniciativa reflete o compromisso da gestão com uma Educação Infantil mais qualificada e equitativa. Além disso, o grupo buscará parcerias com universidades e organizações da sociedade civil para fortalecer as práticas pedagógicas e assegurar um desenvolvimento integral às crianças de Uberaba.

Audiência Pública
Por iniciativa do vereador Marcos Jammal, no dia 16 de abril (quarta-feira), das 18h30 às 21h, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, haverá uma audiência pública para debater a regularização dos acessos a propriedades rurais, empresas e comunidades às margens da BR-050. A iniciativa surge após a concessionária da rodovia ajuizar centenas de ações judiciais para remover esses acessos, o que ameaça o escoamento da produção agropecuária, o transporte escolar rural e serviços essenciais.

Consequências
A possível remoção dos acessos à BR-050 em Uberaba pode levar ao fechamento de empresas, demissões e dificuldades na manutenção de redes elétricas, impactando diretamente a economia local. O vereador Marcos Jammal reforça a importância da presença da comunidade na audiência pública, destacando que o debate é crucial para buscar soluções que protejam os direitos das famílias e o desenvolvimento da região. A participação popular será decisiva para pressionar por uma resolução equilibrada.

Transparência
Foi aprovado na segunda-feira (07) um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que amplia a obrigatoriedade de prestação de contas das pastas do Poder Executivo à Câmara Municipal de Uberaba. De autoria do vereador Tulio Micheli (PSL), a proposta exige que Secretarias de Saúde, Educação, Fazenda e a Codau (autarquia) apresentem relatórios detalhados a cada quadrimestre. O parlamentar destacou a necessidade de maior transparência, especialmente sobre a execução orçamentária e a viabilidade de emendas parlamentares.

Novos prazos e regras
O projeto estabelece que as prestações de contas devem ocorrer até o final de maio, setembro e fevereiro, com audiências públicas na Comissão de Orçamento e Finanças. Uma emenda concedeu 90 dias para adaptação das pastas. Micheli ressaltou que o acompanhamento quadrimestral permitirá um controle mais eficiente dos gastos públicos, principalmente em áreas críticas como Educação e saneamento (Codau), garantindo melhor aplicação dos recursos municipais.

(Foto/Rodrigo Garcia/Divulgação CMU)

(Foto/Rodrigo Garcia/Divulgação CMU)

PAC 2025
A Prefeitura de Uberaba cadastrou projetos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025, com destaque para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Copacabana e um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) no Tancredo Neves. Além disso, a proposta inclui a aquisição de 11 kits de teleconsulta, equipamentos para unidades de saúde e uma unidade odontológica móvel, visando ampliar o acesso à saúde pública no município.

Educação e lazer
Entre os projetos inscritos, está a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) no Ilha de Marajó II e a implantação de um espaço esportivo e comunitário no bairro. As iniciativas buscam melhorar a infraestrutura educacional e oferecer opções de lazer à população, reforçando o compromisso da gestão municipal com desenvolvimento social e qualidade de vida. A aprovação no PAC pode impulsionar essas obras em 2025.

Viva Chico!
O documentário "Chico Xavier - Suas Pegadas em Uberaba", produzido pela jornalista Evacira Coraspe, com apoio da Câmara Municipal, foi exibido como parte da programação do Festival da Paz em Uberaba (MG) e mostrou a força dos talentos da nossa comunicação. A sessão levou muitas pessoas, dentre elas autoridades e artistas, ao Auditório do Memorial Chico Xavier para prestigiar a película que, no ano passado, chegou a ser exibida em sessão do cinema Kinoplex no Praça Shopping, que vale dizer ficou lotada.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Bate-papo
O documentário retrata a influência do médium na cidade e sua exibição no auditório do Memorial contou com a presença da autora, que também participou de um bate-papo com o público presente. Evacira Coraspe, jornalista e ex-diretora da TV Câmara de Uberaba, é conhecida também por seus trabalhos culturais e terapêuticos. O evento no Memorial Chico Xavier reforçou a conexão da cidade com o legado do médium, tema central do filme.

Frase
" Deixe as suas esperanças, e não as suas dores, moldarem o seu futuro."

(Robert H. Schiller)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por