CONEXÃO URBANA

Diretor da Apae Uberaba pede auxílio aos vereadores

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 25/03/2025 às 17:49Atualizado em 26/03/2025 às 11:46
Compartilhar

Fez bonito
Uberaba ficou com o título da Copa do Brasil de Jiu-Jitsu da FBMMA na categoria Masculino/Master 1/Marrom/Pesado. O título foi conquistado na etapa realizada em Uberlândia, no último domingo (23), pelo atleta Danilson de Freitas Souza, que também integra a Guarda Civil Municipal (GCM) e agora se prepara para o Campeonato Brasileiro. O jiu-jitsuka uberabense acumula muitos títulos e já se tornou uma referência entre os atletas de alta performance. Que venham mais vitórias!

(Foto/Divulgação)

Tchau deputada?
O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou, nesta terça (25), maioria para condenar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. Seis ministros (Gilmar Mendes, Zanin, Toffoli, Cármen Lúcia, Moraes e Dino) já votaram a favor. A cassação do mandato depende do trânsito em julgado, após esgotados recursos. O julgamento ocorre em plenário virtual, sem debates, e aguarda votos de cinco ministros. Kássio Nunes Marques, que pediu vista, tem até 90 dias para devolver o processo. A pena inclui multa de R$ 100 mil e perda do porte de arma, conforme pedido da Procuradoria Geral da República.

Motivo
A condenação refere-se ao episódio de 29/10/2022, quando Zambelli perseguiu um apoiador de Lula com uma pistola 9 mm em São Paulo, dias antes do segundo turno. Um segurança da parlamentar disparou a arma minutos antes. Denunciada pela vice-PGR, Lindôra Araújo, a deputada alega falta de oportunidade de defesa oral no STF. Seu advogado afirma confiança na inocência e promete apresentar provas no mérito. Nunes Marques e Mendonça, indicados de Bolsonaro, foram contra a abertura do processo em agosto. Bolsonaro atribuiu sua derrota eleitoral ao episódio. O caso aguarda retomada após análise de Nunes Marques.

Oportunidade
A FUPAC/UNIPAC Uberaba, em parceria com a FIEMG Regional Vale do Rio Grande, promove no dia 2 de abril, às 20h, a palestra “Propriedade Industrial: marcas e patentes, os maiores patrimônios de sua empresa”. Ministrada por Glays Marcel Costa, especialista no tema, o evento abordará a importância do registro formal de marcas no INPI para assegurar a titularidade de produtos e serviços de qualidade. O encontro, gratuito, ocorrerá no auditório da FIEMG/Uberaba e visa orientar empreendedores sobre como proteger ativos que refletem a reputação e competitividade de seus negócios. Inscrições estão abertas para empresários e gestores.

(Foto/Reprodução/Facebook)

Fique esperto!
As patentes são fundamentais para consolidar inovações como patrimônio industrial, tema central da palestra do dia 2/04 em Uberaba. Glays Marcel Costa mostrará, por exemplo, que sem a concessão de patentes pelo INPI, tecnologias e criações podem perder valor comercial e legal, expondo empresas a riscos. A iniciativa da FUPAC/UNIPAC e FIEMG vai permitir reforçar que o registro não apenas protege investimentos em pesquisa, mas também garante exclusividade no mercado.

Conferência
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), realiza no dia 12 de abril, às 8h, a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento acontecerá na Feti (Rua Major Eustáquio, nº 790, São Benedito), com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. Aberto ao público, o encontro terá debates sobre desafios locais, elaboração de propostas e eleição de delegados para a etapa estadual. Inscrições gratuitas podem ser feitas via formulário online: https://forms.gle/XT2puAgpJkcTwEjx9.

Experiência
A 6ª Conferência das Cidades em Uberaba contará com palestra de Tullio Ponzi (foto), ex-secretário de Inovação Urbana de Recife, que abordará como pequenas ações podem transformar centros urbanos. Segundo a secretária Isabella Soares Nascimento, o evento visa promover desenvolvimento sustentável e ampliar a participação popular nas políticas públicas. “Será um espaço para capacitação e diálogo sobre justiça social”, destacou. Propostas prioritárias definidas no encontro serão levadas à etapa estadual. A iniciativa alinha-se aos objetivos do Ministério das Cidades de fomentar qualidade de vida por meio de planejamento integrado.

Reforço
Na última segunda-feira (24), Uberaba inaugurou 26 leitos exclusivos para dengue no Hospital Regional José Alencar, para o que contou com recursos estaduais e municipais. A medida visa desafogar as UPAs e agilizar internações. A prefeita Elisa Araújo, acompanhada da secretária de Saúde Valdilene Rocha, destacou a contratação de 44 profissionais para reforçar o atendimento. "A doença está mais grave, e ampliar a estrutura é um desafio regional. Nosso esforço busca acolher pacientes de forma adequada", afirmou a chefe do Executivo. A iniciativa atende à alta demanda por casos graves na cidade e região.

União faz a força 
O subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, visitou o Hospital José Alencar para discutir fluxo de atendimento e perfil dos pacientes com dengue. Acompanhado de autoridades locais, como a superintendente Ana Maria Bernardes, também inspecionou o Departamento de Zoonoses, o SAE-Ampliado e a Central de Vacinas. "A articulação entre Estado e município é essencial para otimizar recursos", ressaltou Prosdocimi. A agenda reforçou o monitoramento integrado diante do avanço da doença na região.

(Foto/Divulgação/CMU)

Apae
Na sessão ordinária desta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Uberaba recebeu o Dr. Alex Abadio, diretor da Apae Uberaba. Convidado pelo vereador Thiago Mariscal (PSDB), o representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais falou sobre o Dia Municipal das Pessoas com Síndrome de Down (21 de março) e destacou a importância da data para promover o respeito, a visibilidade e a conscientização, além de proporcionar a discussão de avanços no processo de inclusão.

Aniversário
O Dr. Alex Abadio também aproveitou para reforçar o legado da Apae, que completou 53 anos no dia 12 de março. Criada na década de 70 pelo casal Maria de Lourdes Vasquez e Vicente Marino para garantir qualidade de vida à filha Luciana, que tinha síndrome de down, a entidade se mantém como referência em assistência social, saúde e educação inclusiva. De acordo com o diretor, atualmente são atendidas pela instituição cerca 520 pessoas, das quais 71 com a síndrome que tem reivindicada a troca de seu nome para T21, uma referência à trissomia do cromossomo 21.

(Foto/Reprodução/RTC)

Ajuda
Durante o debate, o vereador Thiago Mariscal questionou ao convidado como a Câmara Muicipal pode apoiar a instituição. Dr. Alex citou a dificuldade da Apae para arcar com uma folha de pagamento com 120 funcionários e com os custos de atendimentos especializados como a equoterapia, entre muitos outros. O diretor falou dos convênios e eventos promovidos pela instituição como fonte de recursos, mas destacou a importância de emendas parlamentares e parcerias para manter e ampliar o atendimento. "Temos capacidade para incluir mais 80 pessoas, mas faltam recursos", frisou ele.

Compromisso
O vereador Marcos Jammal (PSDB), solidário às dificuldades enfrentadas pela Apae de Uberaba, comprometeu-se a destinar uma emenda parlamentar específica para a equoterapia da Apae, modalidade que utiliza três cavalos e tem custos elevados, e solicitou que a instituição lhe apresente outras demandas, pois outras emendas podem ser endereçadas à entidade nos próximos quatro anos. Essa foi uma disposição geral dos vereadores presentes à sessão, que incluindo o autor do convite, Mariscal, se propuseram articular parcerias com deputados estaduais e federais para captar recursos e reduzir a fila de espera de uma vaga para atendimentos.

Alistamento militar
A Junta de Serviço Militar de Uberaba realizou ação, na segunda-feira (24), na Casa de Semiliberdade, unidade que acolhe adolescentes em conflito com a lei, para regularizar o alistamento militar dos jovens. O objetivo é garantir que, após cumprir medidas socioeducativas, eles tenham documentação em dia para ingressar em faculdades ou empregos. "É um passo fundamental para reinserção social", afirmou o secretário Leonardo Nascimento. Brasileiros do sexo masculino devem se alistar aos 18 anos, conforme Lei nº 4.375/1964.

Obrigatório
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 têm até 30 de junho para se alistar no Serviço Militar, conforme determina a legislação brasileira. Na ação na Casa de Semiliberdade, a Junta de Uberaba destacou a importância do documento de quitação com o servio militar para acesso a emprego e estudos. "Não é só um dever, mas uma chance de crescimento", reforçou o secretário da JSM Leonardo Nascimento. A iniciativa visa evitar que adolescentes em medidas socioeducativas enfrentem obstáculos após obterem a liberdade.

Espiritualidade
Entre 28 e 29 de março, as paróquias da Arquidiocese de Uberaba participarão das "24 Horas para o Senhor", iniciativa global de oração e reconciliação durante a Quaresma, incentivada pelo Papa Francisco. O evento incluirá vigília eucarística na sexta-feira (28) e portas abertas das igrejas no sábado (29) para confissões, ações caritativas e missas. Cada comunidade terá programação específica, divulgada localmente. Monsenhor Célio Pereira Lima, coordenador pastoral, orienta os fiéis a consultarem as secretarias de suas paróquias para detalhes.

Jubileu
Sob o tema "Tu és a minha esperança" (Salmo 71,5), as "24 Horas para o Senhor" na Arquidiocese de Uberaba reforçam a busca por reconciliação e perdão, alinhadas ao Jubileu dos Missionários da Misericórdia, que terá início em Roma. Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano, destaca a importância do evento como preparação para o Ano Jubilar 2025: "É tempo de renovar a fé". Materiais de apoio, incluindo orientações para indulgências e reflexões, estão disponíveis em www.evangelizatio.va. O Papa Francisco enfatiza o momento como "chance de reanimar a esperança" através da graça divina.

Frase
“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.” 
(Sarah Westphal)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por