CONEXÃO URBANA

ADR/Equador promove lançamento de obra jurídica internacional em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 11/05/2025 às 09:14Atualizado em 12/05/2025 às 14:59
Compartilhar

(Imagem: Divulgação/Pascom)

Reação à tragédia
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na última sexta-feira (9), uma reunião online com o Ministério da Educação (MEC) para alinhar estratégias após a morte de uma aluna em uma escola privada de Uberaba. Participaram 25 representantes de 11 instituições, incluindo gestores municipais, conselhos de segurança, Justiça e saúde. O objetivo foi fortalecer a rede de proteção aos estudantes, com ações integradas entre os setores público e privado. O MEC destacou o compromisso da cidade no enfrentamento à violência escolar. Uma equipe do ministério virá a Uberaba na próxima semana para acompanhar as medidas.

Unidos contra a violência
Em nota, a secretária municipal de Educação, Juliana Petek, expressou solidariedade às famílias afetadas pela tragédia e reforçou a importância da colaboração entre instituições. “Estamos trabalhando incansavelmente em rede, com o MEC, Justiça e órgãos de segurança, para garantir um ambiente escolar seguro”, afirmou. Representantes do MEC, como a coordenadora Thaís Borges, elogiaram a articulação local. Também participaram do debate o juiz Marcelo Lemos, a promotora Fernanda Fiorati e a delegada Ludmila Perfeito, entre outros, reforçando o compromisso coletivo com a proteção dos estudantes.

Fraude e cassação
A 140ª Zona Eleitoral de Tatuí (SP) cassou, na última semana, os mandatos de três vereadores — dois do MDB e um do Solidariedade — por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. A decisão, que ainda cabe recurso, anulou também os votos dos partidos MDB, Solidariedade e PRD no município. A Justiça constatou que as legendas usaram candidatas fictícias para burlar a lei, que exige entre 30% e 70% de candidaturas de cada sexo. Entre os cassados está o presidente da Câmara, Renan Cortez (MDB).

Inelegibilidade
Além da perda do mandato, o vereador João Francisco de Lima Filho (Solidariedade), secretário municipal de Obras, foi declarado inelegível por oito anos pela Justiça Eleitoral. A decisão reforça o combate a fraudes na cota de gênero, que visa ampliar a participação feminina na política. A ação investigou chapas com mulheres "laranjas", usadas apenas para cumprir a lei. O MDB e o Solidariedade terão os votos anulados, e os suplentes não assumirão, aguardando decisão final em eventual recurso.

Na terrinha
Em Uberaba, decisão do juiz José Paulino de Freitas, que analisou as denúncias e atendeu aos pedidos feitos pelo Mobiliza em AIJE, determinou a cassação dos diplomas/mandatos de todos os candidatos e candidatas que disputaram as eleições pelo MDB, e decretou a nulidade dos votos recebidos pela legenda, com a consequente recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. O mesmo ocorreu ação movida contra a Rede Sustentabilidade: O magistrado julgou procedente a acusação de fraude por registro de candidatura feminina fictícia para tentar burlar a cota de gênero, o que resultou na nulidade dos votos recebidos pela legenda e na recontagem dos quocientes. Ambas as decisões podem impactar a composição da Câmara Municipal caso confirmadas em 2ª Instância. A expectativa é que nas próximas semanas o Tribunal emita seu posicionamento quanto aos recursos interpostos.

Saúde mental
Em sessão plenária no final da última semana, a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) recebeu as psicólogas Alessandra Sallum e Brenda Oliveira para discutir o Maio Furta-cor, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental materna. A parlamentar destacou a importância de políticas públicas voltadas ao tema e divulgou em suas redes sociais uma programação especial de atividades. O debate na Câmara Municipal buscou sensibilizar vereadores e a comunidade sobre os desafios enfrentados pelas mães e a necessidade de apoio psicológico. 

(Foto: Divulgação)

Ações práticas
Além do debate na Câmara Municipal, a vereadora Rochelle (PDT) vai promover ações diretas para conscientização da população uberabense sobre a saúde mental materna. Já no sábado (10), aconteceu o “Dia do Brincar”: Na Praça Carlos Gomes, onde houve também uma roda de conversa mediada pela psicóloga Brenda Oliveira. Na próxima terça-feira (13), uma blitz no CAISM distribuirá material informativo e oferecerá apoio às mães e familiares a partir das 7h30. As iniciativas reforçam o compromisso da parlamentar com políticas públicas que acolham as mulheres no pós-parto e em outras fases da maternidade.

Esqueceu?
Dia das Mães com presente único e natural para quem deixou para a última hora? O amor não pode esperar, mas a “Dedo Verde – Natureza em Arte” tem a solução perfeita! Lembre-se que neste dia tão especial, presentear sua mãe vai além de um simples gesto, você pode transformar emoções em uma obra-prima viva, criada com sensibilidade e bom gosto. Sybell Pontes está te esperando com arranjos exclusivos – do clássico ao contemporâneo, cada detalhe reflete a singularidade do seu amor: escolha pelo WhatsApp (34) 99690-1001 e presenteie com o amor e a delicadeza que ela merece. Afinal, mãe é raiz, flor e jardim, e merece uma homenagem que ecoe sua força e doçura.

Lançamento
A professora Rossana Cussi Jeronimo, do curso de Direito da UNIPAC/FUPAC, integra o seleto grupo de juristas brasileiros que contribuíram para tornar realidade a obra "Collecion Deresho Justicia y Paz", publicação internacional organizada pela ADR Equador. Advogada e mestre em Educação pela UFTM, a docente uberabense também compõe a diretoria da ADR Brasil, instituição referência no estudo de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Onde e quando
O lançamento oficial ocorrerá em 27 de maio, às 19h, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. René Barsam (FETI), que fica localizada na Rua Major Eustáquio, 790, no bairro São Benedito. O evento marca a chegada ao Brasil desta importante contribuição acadêmica que promove a cultura da mediação e da justiça restaurativa.

Memorial Chico Xavier
O Memorial Chico Xavier, vinculado à Fundação Cultural de Uberaba, participa da 23ª Semana Nacional de Museus (12 a 18/05), promovida pelo Ibram. Com o tema "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", o evento busca aproximar instituições museológicas do público em um cenário de mudanças sociais. Em Uberaba, as atividades começam em 15/05, com o Memorial levando sua programação a escolas locais por meio de ações interativas que destacam seu acervo e a mensagem de Chico Xavier. Segundo o presidente da FCU, Cássio Facure, o objetivo é despertar o interesse de jovens para a cultura e o patrimônio local. 

Por falar em museu...
O Museu do Zebu segue firme na missão de preservar a história da pecuária zebuína, e os números da 90ª ExpoZebu comprovam seu sucesso: foram 8.467 visitantes entre 26 de abril e 4 de maio. Além da 40ª Mostra do Museu do Zebu, o espaço recebeu eventos como o Workshop Conexão Mulheres Indubrasil 2025 e o já tradicional “Quintou no Museu”, com apresentações de violino e piano. E tem mais: 507 pessoas marcaram presença no lançamento do Painel da Marca, onde criadores eternizaram suas contribuições para a pecuária. 

Educação
O Museu do Zebu também virou sala de aula! Os projetos “Zebu na Escola” e “Zebu na Universidade” levaram 3.199 estudantes de 11 escolas e 21 universidades para conhecer o museu e o Parque Fernando Costa. As parcerias foram muitas: com a FAZU, o museu promoveu palestras sobre “Agricultura de Precisão” e “Internet das Coisas no Agronegócio”, reunindo 220 participantes. Enquanto isso, as visitas espontâneas somaram 4.541 pessoas – prova de que cultura e agro andam juntos em Uberaba. 

Fé e fraternidade
De 09 a 18 de maio, a comunidade católica de Uberaba celebra a Festa de Nossa Senhora da Alegria, com o tema "Modelo de Peregrinos de Esperança". O evento terá novenas, missas e bênçãos especiais, incluindo a presença do Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, que presidirá a celebração no dia 12/05, às 19h. A programação conta ainda com outros celebrantes como o Pe. Vitor Lacerda e o Pe. José Romualdo (encerramento). Uma ótima oportunidade para fortalecer a fé e a união na Igreja da Rua Guia Lopes, 1182, Bairro Nossa Senhora da Abadia.

(Imagem: Divulgação/Pascom)

Presente para as mamães
Que tal liberar as mamães da cozinha neste Dia das Mães (11/05) e levá-las para a Festa de Nossa Senhora da Alegria? Além das bênçãos especiais para as mães, após a celebração tem quermesse com comidas típicas, bingos e muita diversão – um programa perfeito para celebrar em família. A festa, que segue até 18/05, e inclui entre seus momentos significativos a bênção dos enfermos (14/05) e das famílias (17/05), encerrando com uma procissão e missa solene. Uma chance para unir devoção, alegria e um agrado especial às mães!

Frase
“Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo.” (Pearl S. Buck - Para as Minhas Filhas com Amor, Livros do Brasil, 1982)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por