CHECKLIST MUNDO

Brasil pode ter nova companhia aérea para operar voos nacionais

Empresa norte-americana tenta entrar no mercado doméstico para disputar com Azul, Gol e Latam

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 05/02/2024 às 16:25Atualizado em 05/02/2024 às 21:59
Compartilhar

Já operando voos do Brasil para o Chile e Uruguai, a empresa aérea low cost JetSmart pretende entrar no mercado doméstico e começar a ofertar também rotas nacionais no país.  Aeronaves já foram adquiridas para o plano de expansão da companhia.

A informação foi confirmada pela gerente de mercados internacionais da empresa, Veronica Alvarez, após o início da operação da empresa no mercado doméstico da Colômbia em janeiro deste ano.

“Temos 120 aviões já comprados. Recebemos 32, mas serão mais de 100. Se não contar com o Brasil, não vamos ter onde voá-los. Assim que, sem dúvidas, vamos chegar ao Brasil”, disse a executiva em entrevista ao portal da revista EXAME.

Com a possível entrada no mercado de voos domésticos no Brasil, a empresa busca fortalecer sua presença na América do Sul, região que conta com grandes players como a Latam e a Avianca.

Apesar de confirmar os planos para o Brasil, a gerente comercial da companhia não citou uma data para o início de operação de voos nacionais. Para operar no Brasil, empresas aéreas precisam ter uma filial no país e cumprir vários requisitos burocráticos, que podem levar vários meses ou até anos para serem concluídos.

O mercado doméstico brasileiro é dominado por três empresas. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam detém 38,7% de participação no mercado nacional, enquanto a Gol e a Azul respondem, respectivamente, por 33,3% e 27,5%. Em janeiro, a Gol entrou em processo de recuperação judicial nos EUA.

Por enquanto, a Jetsmart opera no Brasil apenas em rotas internacionais. A empresa oferta voos ligando Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu a Santiago, Montevidéu e Buenos Aires.

Criada em 2016, a JetSmart faz parte do grupo americano Indigo Partners, que tem sede nos Estados Unidos e é dono das companhias Frontier (EUA), WizzAir (Europa), Volaris (México), Lynx (Canadá) e Cebu Pacific (Ásia). A empresa atua hoje nos mercados domésticos do Chile, Argentina e Peru e tem conexões internacionais para Brasil, Paraguai e Uruguai.

A JetSmart é uma empresa de modelo ultra low cost. Este tipo de companhia aérea se caracteriza por oferecer passagens aéreas a preços extremamente baixos, mas cobra adicionalmente por todo e qualquer serviço, como marcação de assento, transporte de mala de bordo (a de rodinhas que vai na cabine), assentos reclináveis e alimentação.

Atualmente, nenhuma empresa aérea efetivamente low cost está atuando no mercado doméstico do Brasil. As companhias podem até ter diversas operações de baixo custo, como cobrança de mala, marcação de assento e operação com um tipo único de aeronave (GOL). Entretanto, elas não são low fare (baixa tarifa) como observado em outros países. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por